A Haas participará de testes de pneus para a Pirelli em Silverstone, o time aproveitou para escalar o brasileiro Pietro Fittipaldi para a atividade.
Após o GP da Inglaterra, a Haas permanecerá em Silverstone para participar dos testes, a atividade está programada para acontecer nos dias 11 e 12 de julho. Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg vão guiar o VF-23 no dia 11, enquanto Fittipaldi assume o carro no segundo dia, em tempo integral.
“Estou muito feliz por estar de volta ao volante de um carro da Haas, desta vez em Silverstone. Vai ser emocionante para mim porque nunca pilotei um carro de Fórmula 1 em Silverstone e acho que é uma das pistas mais clássicas do esporte”, disse Pietro Fittipaldi após a confirmação da sua participação nos testes da Pirelli.
“Estou empolgado e também focado para fazer um ótimo trabalho para a equipe, tentando aprender o máximo possível para eles em termos de desenvolvimento do carro. O teste de pneu para a Pirelli será uma avaliação importante e estou ansioso para fazer um ótimo trabalho para a Haas. Quero agradecer a equipe pela oportunidade de pilotar o VF-23”, finalizou.
So Nico and Kevin will drive on the Tuesday, with Pietro in the VF-23 all day Wednesday at the Pirelli tire test in Silverstone next month.#HaasF1 pic.twitter.com/DGAaIgltud
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) June 15, 2023
Enquanto divide a suas obrigações com o IMSA e WEC, o brasileiro segue como piloto de desenvolvimento e reserva da Haas. Fittipaldi já participou de outras sessões de testes com a equipe norte-americana, guiando o VF-18, VF-19 e VF-20. O brasileiro substituiu Romain Grosjean em 2020 durante as provas no Sakhir e Abu Dhabi, após o francês sofrer um acidente no GP do Bahrein. Em 2022 Fittipaldi também conduziu o carro nos testes de pré e pós-temporada, além de participar dos treinos livres no México e Abu Dhabi.
LEIA MAIS: Programação do automobilismo: Fórmula 1, Indy e Stock Car
O brasileiro já atua como piloto de testes e reserva há cinco temporadas. Recentemente disputou as 24 Horas de Le Mans com a Jota, obtendo a primeira fila da LMP2 para começar uma das provas mais icônicas de resistência.
“Não há muitos pilotos reservas com a experiência que Pietro tem, então seu feedback sobre o VF-23 será inestimável para nós. Pietro sempre teve uma ética de trabalho impressionante e sua paixão por aprender e apoiar a equipe em seus objetivos foi fundamental para sua continuação conosco”, comentou Günther Steiner.
“Ele tem cumprido o programa completo como piloto titular de duas categorias e só beneficia a Haas, e dar a ele tempo a ele neste ano significa que ele está mais uma vez pronto para qualquer eventualidade”, seguiu.