Nesta terça-feira (16) Haas e Ferrari anunciaram a extensão do contrato de motores para 2028. O novo regulamento de motores será implementado em 2026, o que significa que a Haas utilizará o equipamento quando as regras mudarem.
O relacionamento entre o time norte-americano e a fornecedora de motores começou em 2016, quando a Haas decidiu compor o grid da Fórmula 1.
Os times e fornecedores do grid estão se organizando para a nova fase do campeonato. A partir de 2026 a categoria utilizará uma nova unidade de potência, ainda híbrida e com uma melhor eficiência da potência elétrica, além de trabalhar essencialmente com combustíveis totalmente sustentáveis.
“Estou emocionado em estender o nosso relacionamento com a Scuderia Ferrari até 2028. Como equipe, só corremos com unidades de potência da Ferrari e ter essa estabilidade continua para o próximo regulamento de motores é uma parte fundamental do nosso desenvolvimento contínuo”, afirmou Ayao Komatsu.
“O relacionamento com a Ferrari sempre foi especial para nós, eles foram fundamentais na gênese do programa nos primeiros dias e continuaram sendo um parceiro técnico valioso para nós ao longo das últimas temporada. Estou feliz que agora teremos mais temporadas pela frente e meus agradecimentos vão para [o chefe de equipe da Ferrari] Fred Vasseur e muitos outros da Ferrari por continuar a mostrar a sua fé em nosso projeto”, seguiu.
“Este anúncio é apenas mais um exemplo da ambição de longo prazo da Haas, nosso investimento e crescimento no esporte continuam”, seguiu.
Utilizing Ferrari Power Units Through to 2028 🏁
We’re delighted to confirm the extension of our long-running technical partnership with Scuderia Ferrari through to the completion of the 2028 FIA Formula 1 World Championship season.#HaasF1
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) July 16, 2024
A Haas disputou 178 GPs com os motores da Ferrari, o time também utiliza outras peças fornecidas pelos italianos para formar os seus equipamentos.
Esta renovação de contrato sublinha a ambição de longo prazo da Haas de continuar investindo e crescendo no esporte. A Haas, que alcançou o quinto lugar na classificação de construtores da F1 em 2018, seu melhor resultado até agora, ocupa atualmente o sétimo lugar na metade da temporada de 2024.
Além disso, a equipe anunciou recentemente que Oliver Bearman fará sua estreia em tempo integral na F1 em 2025, substituindo Nico Hulkenberg, que está de partida para a Sauber. O futuro de Kevin Magnussen no time ainda está para ser confirmado.
Atualmente o time norte-americano conta com 27 pontos, ocupando o sétimo lugar no Mundial de Construtores, separado por apenas 4 pontos da Racing Bulls.