ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Haas decide futuro de Mick Schumacher e opta por não renovar o contrato do piloto

A Haas escolheu Nico Hulkenberg para substituir Mick Schumacher na Haas em 2023. O piloto alemão busca uma alternativa para retornar ao grid.

Mick Schumacher não estará no grid da Fórmula 1 em 2023, o piloto alemão será substituído por Nico Hulkenberg. O anúncio da Haas aconteceu nesta quinta-feira (17), os rumores estavam cada vez mais fortes, principalmente sobre a não renovação do contrato com Schumacher.

O piloto alemão deixará de ter alguma ligação com a Ferrari ao final da temporada 2022, Schumacher optou por não fazer mais parte da academia do time italiano. A Haas então passou uma temporada avaliando Schumacher, para estabelecer ou não uma renovação de contrato, desta forma optaram por contratar Hulkenberg.

Schumacher está em seu segundo ano na Fórmula 1, o piloto foi contratado pela Haas após ser o campeão da temporada 2020 da Fórmula 2. Na ocasião, a Haas estava passando por uma grande mudança, optou por ter dois pilotos novatos em 2021, com intuito de preparar Schumacher e Nikita Mazepin para 2022, com os novos carros da F1.

Nas categorias de base Schumacher sempre teve a fama de precisar de um pouco mais de tempo para se adaptar. Em 2022, o alemão conquistou os seus primeiros pontos em Silverstone, repetindo o feito no GP da Áustria. Schumacher ainda realizou algumas boas corridas, mas não conseguiu retornar ao top-10. A temporada foi marcada por altos e baixos, colocando a sua vaga na equipe em risco.

O sobrenome também pesou, Schumacher é filho do heptacampeão mundial de F1, Michael Schumacher e em algumas pistas que o pai dominou, os resultados do filho não foram positivos.

“Gostaria de agradecer a Mick Schumacher por sua contribuição para a equipe nos últimos dois anos. O trabalho de Mick nas categorias de base era bem conhecido e ele continuou a crescer e se desenvolver como piloto em seu tempo na Haas. Culminando em seus primeiros sucessos, pontuando na Fórmula 1 no início da temporada”, disse Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas.

No próximo ano o time americano contará com patrocinadores e um pouco mais de dinheiro, agora a aposta da Haas é de ter um campeonato mais sólido e consistente. Com dois pilotos experientes, ainda que Nico Hulkenberg seja uma escolha um pouco duvidosa, a Haas espera fazer classificações melhores e conseguir mais pontos com regularidade. Outro ponto desta mudança, está em acreditar que o dinheiro será revertido para melhorar o desempenho do carro e não comprometer parte do orçamento com batidas, como aconteceu em 2022.

LEIA MAIS: Haas confirma retorno de Nico Hulkenberg ao grid da Fórmula 1 em 2023

Pelas redes sociais, Schumacher admitiu estar decepcionado pelo seu tempo com a Haas ter chegado ao final.

“Esta vai ser a minha última corrida com a Haas. Não quero esconder que estou muito decepcionado com a decisão de não renovar o nosso contrato. No entanto, gostaria de agradecer a Haas e à Ferrari por me darem esta oportunidade. Esses anos juntos me ajudaram a amadurecer a técnica e pessoalmente. E principalmente quando as coisas ficaram difíceis, percebi o quanto eu amo esse esporte”, disse Mick Schumacher.

“Foi às vezes acidentado, mas melhorei constantemente e aprendi muito e agora tenho certeza de que mereço um lugar na Fórmula 1. O assunto está tudo, menos encerrado para mim. Os contratempos apenas nos tornam mais forte. Minha paixão queima pela Fórmula 1 e vou lutar muito para voltar ao grid”, afirmou o piloto.


Nos últimos meses, com a saída de Daniel Ricciardo da McLaren, o nome do australiano também foi ventilado para ser um substituto de Schumacher na Haas. Steiner deixou em aberto a possibilidade, mas não tinha como realizar uma oferta, pois Ricciardo é um piloto caro, uma proposta só poderia surgir se o piloto demonstrasse interesse.

Hulkenberg que estava sem vaga e fora da Fórmula 1 desde 2019, mas que atua como piloto reserva da Aston Martin passou a ser mais palpável. A Haas também poderia optar por um dos jovens competidores da Ferrari, mas o time americano tem mais o perfil de pilotos veteranos, principalmente para está fase que eles estão mirando.

O alemão não conta com vitórias ou pódios na Fórmula 1, mas passava um ar confiável e foi visto como um piloto consistente.

Acredita-se que Schumacher está conversando com a Mercedes para ocupar o papel de reserva. O time alemão está sem reserva neste momento, pois Nyck de Vries conseguiu uma vaga de piloto titular na AlphaTauri, e Stoffel Vandoorne se tornou o reserva da Aston Martin, ocupando o posto deixado por Hulkenberg.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo