Nesta quinta-feira (01) a Haas confirmou os seus pilotos reservas para a temporada 2024 da Fórmula 1. Pietro Fittipaldi segue com o time por mais um ano, enquanto Oliver Bearman dividirá a responsabilidade com o piloto brasileiro.
O neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, está com a Haas desde 2018, realizando testes para a equipe, além de atuar como piloto reserva. Ano após ano o time conta com o suporte do competidor. Neste ano Fittipaldi dividirá as responsabilidades com Bearman, pois está vinculado à RLL para disputar a temporada 2024 da Indy em tempo integral.
Fittipaldi foi acionado pela Haas para disputar duas provas pela equipe na temporada 2020, quando substituiu Romain Grosjean durante o GP do Sakhir e Abu Dhabi, enquanto o francês se recuperava do acidente no GP do Bahrein. O brasileiro tem uma vasta experiência no automobilismo, desta forma o feedback de Fittipaldi para a equipe é valioso.
We're pleased to announce that Ollie Bearman and Pietro Fittipaldi will be our Official Reserve Drivers for 2024!#HaasF1 pic.twitter.com/pNw1CwfEeY
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 1, 2024
“Estou muito feliz e orgulhoso por entrar na minha sexta temporada com a Haas. Estou ansioso para continuar nosso trabalho de desenvolvimento e apoiar a equipe da melhor maneira possível durante o Campeonato Mundial da F1 de 2024”, comentou Pietro Fittipaldi.
Oliver Bearman por sua vez aos poucos está trilhando o seu caminho no automobilismo. O piloto é membro da Academia da Ferrari e teve a oportunidade de assumir o carro da Haas em 2023, realizando testes para a equipe.
O britânico chegou à Fórmula 2 no ano passado, faturando quatro vitórias e seis pódios ao longo da sua primeira temporada com a Prema.
“Estou muito feliz por fazer parte da Haas na próxima temporada. Tive uma ótima experiência no ano passado trabalhando com todos da equipe e estou ansioso para desenvolver isso este ano. Há vários eventos em que participarei do TL1, além das tarefas de reserva, o que é emocionante. Sou grato à Haas e a Ferrari pela fé e apoio”, disse Bearman.
A agenda do competidor estará cheia neste ano, além de disputar o campeonato de base, também terá a oportunidade de guiar o carro da Haas em seis evento durante o TL1. Bearman assumirá o carro da equipe durante os GPs da Emília-Romagna, Espanha, Inglaterra, Hungria, Cidade do México e Abu Dhabi, para adquirir experiência.
“Estou satisfeito por ter Oliver Bearman e Pietro Fittipaldi como nossos pilotos reservas”, disse Ayao Komatsu, chefe da equipe da Haas.
“Oliver fez um trabalho tremendo para nós na temporada passada, adaptando-se bem e trabalhando tanto em seus programas de TL1 no México e em Abu Dhabi quanto em seu cronograma de testes. Estamos ansiosos para dar a ele a oportunidade de mais participações no TL1 em 2024 – este é um tempo fundamental, tanto para avaliarmos o progresso de Oliver, mas também para permitir-lhe tempo sentado em um carro de Fórmula 1.
“Ter Pietro conosco pela sexta temporada é valioso, pois ele novamente dá continuidade e tem sido um grande contribuidor para o nosso programa ao longo dos anos – dentro e fora da pista. Estamos entusiasmados por ele ter conseguido uma temporada em tempo integral na IndyCar nesta temporada, para que ele possa fazer o que ama – correr, mas ele também está lá para nós como parte da família Haas.”