BlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Haas aproveita GP da Inglaterra e confirma contratação de Oliver Bearman para 2025

Confirmando os últimos rumores, Oliver Bearman garante vaga para disputar o campeonato de 2025 da Fórmula 1

Nesta quinta-feira (04), às vésperas do GP da Inglaterra, a Haas confirmou a contratação de Oliver Bearman. Nas últimas semanas vários portais deram como certa a contratação do piloto britânico, mas faltava a confirmação oficial da equipe que ainda avaliava o jovem de 19 anos.

Foi no fim de semana que estará diante da sua torcida, que Bearman receberá todo o apoio com o anúncio do contrato. O competidor ainda participará do TL1, guiando o VF24, enquanto faz a sua preparação para correr na F1 no próximo ano.

Membro da Academia Ferrari, Bearman atua como piloto reserva da equipe norte-americana neste ano. A Haas, que já tem um vínculo estreito com a Ferrari por utilizar não apenas o motor, mas como outras peças fornecidas pelo time italiano e aproveita o momento para reafirmar o laço.

Bearman já vem realizando testes com a Haas ao longo da temporada 2024, foram programados seis treinos livres como parte da avaliação e preparação do piloto britânico. O competidor teve a chance de impressionar e furar a bolha do grid quando realizou a sua estreia na F1 no GP da Arábia Saudita. O piloto foi convocado para subtituir Carlos Sainz que estava com apendicite, em sua primeira prova, após largar na 11ª posição, terminou em sétimo, faturando os seus primeiros pontos na categoria.

LEIA MAIS: Oliver Bearman participará do TL1 do GP da Inglaterra com a Haas

Nascido em 8 de maio de 2005, em Chelmsford, na Inglaterra, Bearman começou sua carreira no kart aos oito anos. Sua estreia nos monopostos ocorreu em 2020, na Fórmula 4 alemã e italiana, onde foi campeão em 2021, ano em que foi escolhido para integrar a Academia Ferrari. Em 2022, ele fez a transição para a FIA Fórmula 3, terminando em terceiro no campeonato com a Prema Racing. No ano seguinte, subiu para a Fórmula 2, terminando em sexto no campeonato com seis vitórias.


Bearman divide atualmente a sua função de reserva, com a disputa do seu segundo ano na Fórmula 2. O britânico venceu a prova Sprint disputada na Áustria, depois de um início de temporada difícil para a Prema e para o competidor. Atualmente o britânico ocupa apenas a 14ª posição do campeonato, somando 28 pontos.

“É difícil colocar em palavras o quanto isso significa para mim. Dizer em voz alta que serei um piloto de Fórmula 1 para a Haas me deixa imensamente orgulhoso. Ser uma das poucas pessoas que conseguem fazer o que sonhavam quando crianças é algo realmente incrível. Para Gene [Haas, dono da equipe], Ayao [Komatsu, chefe de equipe da Haas] e todos na Haas, obrigado por acreditarem em mim e por confiarem em mim para representar sua equipe”, celebrou Bearman.

“Gostei muito de trabalhar com todos desde a primeira vez que nos conhecemos no México e mal posso esperar para aproveitar esse momento com eles e espero ter muitos outros no futuro. À Academia de jovens pilotos da Ferrari, simplesmente, eu não estaria aqui sem vocês. Obrigado por me preparar desde a F4 para esta oportunidade incrível e saibam que darei tudo o que tenho”, disse o britânico.

A segunda vaga da Haas para a temporada 2025 continua em aberto, a equipe ainda sonda o mercado de pilotos. Nico Hülkenberg foi contratado pela Sauber, que se tornará Audi em 2026, enquanto Kevin Magnussen tem uma temporada marcada por várias punições e erros, o que o coloca em risco de suspensão. Entre os possíveis candidatos para a vaga estão Esteban Ocon, atualmente na Alpine, e Zhou Guanyu, que está na Sauber.

“É emocionante poder dar a um jovem piloto tão talentoso quanto Oliver Bearman seu primeiro assento em tempo integral na Fórmula 1. Ele se tornou um piloto incrivelmente maduro sob a orientação da Academia de pilotos da Ferrari e o mundo viu isso por si mesmo quando ele foi chamado de última hora para competir no Grande Prêmio da Arábia Saudita. Oliver provou que estava mais do que pronto para a tarefa, e vimos isso por nós mesmos ao colocá-lo nos carros Haas em nossas sessões de TL1 nas últimas duas temporadas”, afirmou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.

“Estamos ansiosos para desenvolvê-lo ainda mais como piloto e colher os benefícios de seu talento, tanto dentro quanto fora do carro. Oliver é um cara ótimo e uma adição muito bem-vinda à equipe quando ele se junta a nós para os fins de semana de TL1. Agora que sabemos que esse relacionamento será de longo prazo, é algo positivo para todos os envolvidos.”

A contratação de Bearman marca um passo significativo para a Haas, que busca revitalizar sua equipe e competir em um nível mais alto na Fórmula 1. A expectativa é que o jovem piloto traga uma nova dinâmica e fortaleça a equipe para as próximas temporadas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo