Neste fim de semana a Fórmula 2 está no Bahrein para o início da temporada 2024. A categoria de base segue formando pilotos e este é um momento importante, pois vários contratos da Fórmula 1 serão encerrados ao final de 2024, podendo abrir vaga para algum desses competidores.
A nova temporada da categoria de base desperta ainda mais curiosidade, pois a Fórmula 2 acabou de introduzir uma nova geração de carros. A última vez que a categoria realizou uma mudança nos carros, foi em 2018.
Com a mudança na Fórmula 2, a ideia é fornecer mais competitividade na categoria, além de seguir por um caminho mais sustentável. O novo equipamento foi pensado para fornecer mais segurança para os competidores.
Não é possível ignorar que o automobilismo de modo geral está passando por uma transformação. Existe uma preocupação quanto a formação das mulheres e o caminho que elas podem percorrer para mais uma vez estar na Fórmula 1. Com a nova geração de carros, a F2 promete entregar um carro mais ergonômico, podendo se adaptar ao corpo de homens e mulheres.
Os carros precisaram realmente passar por uma mudança, os equipamentos da última geração estavam apresentando vários problemas, resultado em vários abandonos ao longo do ano. Foi por conta da pandemia de Covid-19 que a categoria precisou adiar a estreia do novo equipamento, mas a atitude acabou criando um gap ainda maior entre os carros da F2 e Fórmula 1.
Se o intuito da categoria de base é preparar os competidores para a F1, correr com um equipamento defasado pode prejudicar os pilotos em sua preparação.
Porém, não adianta nada focar no desenvolvimento dos competidores, se ainda existe um bloqueio para levar os campeões da F2 ao grid da categoria principal. Em 2024 o grid da F1 não contará com a presença de nenhum rookie e também necessário ressaltar que pelo terceiro ano consecutivo o campeão da F2 não está no grid da F1.
Oscar Piastri conquistou o título da temporada 2021, mas realizou a sua estreia na F1 apenas em 2023, já que a Alpine deixou o australiano na geladeira por um ano, até que ele foi contratado pela McLaren. Felipe Drugovich (campeão de 2022) permanece como piloto reserva da Aston Martin, enquanto Théo Pourchaire (campeão de 2023) está trabalhando nos bastidores com a Sauber, também atuando como reserva e piloto de desenvolvimento da equipe.
Ainda existe uma predileção por pilotos mais experientes, isso tem prejudicado a chegada de pilotos mais jovens ao grid da F1. As equipes da categoria têm valorizado cada vez mais a possibilidade contrato mais longos e “pilotos com a cara do time”. Ainda que muitos pilotos façam parte de uma academia para contribuir com o seu desenvolvimento na base, essa não é uma garantia que o piloto estará na Fórmula 1.
Mesmo o brasileiro Felipe Drugovich que demorou bastante tempo para estabelecer um acordo com uma equipe de F1, foi para a Aston Martin, mas ainda não existe a possibilidade concreta que ele guiará o carro da equipe como piloto titular em breve.
Os pilotos da base seguem buscando um meio de provar o seu valor e obter uma chance na F1 para mostrar do que são capazes.
O grid da Fórmula 2 de 2024 é formado por 22 pilotos e 11 equipes. Seguindo a regra da categoria, o campeão da temporada 2023, não pode competir por mais um ano na F2, desta forma Théo Pourchaire cedeu o seu lugar na ART Grand Prix para Zak O’Sullivan, vice-campeão da F3 em 2023.
Com a saída de Frederik Vesti da Prema, a vaga foi ocupada pelo jovem sensação do momento, Andrea Kimi Antonelli. O piloto italiano foi campeão em várias categorias de base, incluindo a FRECA, F4 alemã e F4 italiana. Membro do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Mercedes, o time alemão aproveitou a mudança dos carros da F2 para colocar Antonelli direto na categoria, sem precisar passar pela Fórmula 3.
Gabriel Bortoleto é estreante no grid da F2, o piloto brasileiro conquistou o título da temporada 2023 e faz parte do programa de desenvolvimento da McLaren. A Invicta Racing assinou o contrato com Bortoleto para a temporada 2024, o brasileiro terá como companheiro de equipe o indiano Kush Maini.
Joshua Dürksen estreia como o primeiro piloto paraguaio a correr na categoria de base, o competidor defenderá a PHM AIX Racing. No mesmo time está Taylor Barnard, piloto que disputou a temporada 2023 da F3, terminando o campeonato na décima posição.
O campeão da Super Fórmula Japonesa de 2023, Ritomo Miyata também garantiu a sua presença no grid da categoria, para disputar a temporada com a Rodin Motorsport.
O argentino Franco Colapinto participou da final em Abu Dhabi de 2022, escolhido para substituir Jehan Daruvala depois que o piloto deixou a MP Motorsport para defender a Maserati na Fórmula E. Colapinto por sua vez conseguiu uma vaga na equipe para disputar uma temporada completa na F2 em 2024.
O espanhol Pepe Martí realiza a sua estreia na F2, depois de terminar o campeonato da F3 de 2023 ocupando o quinto lugar. O piloto permanece com a Campos, dando continuidade ao trabalho realizado em conjunto com o time.
Paul Aron foi o terceiro colocado na F3 em 2023, o piloto foi escolhido ainda no ano passado pela Trident, substituindo Clément Novalak na última rodada do campeonato da F2.
Por fim, outro estreante é Rafael Villagómez, piloto mexicano que defenderá a Van Amersfoort Racing em 2024.
O Brasil neste ano além de ser representado por Gabriel Bortoleto, verá Enzo Fittipaldi em atuação pelo terceiro ano completo na competição.
Formato do fim de semana
Os corridas da F2, assim como o da Fórmula 3 são evento suporte do evento da Fórmula 1.
- O fim de semana dos dois campeonatos terá um treino livre, uma classificação e duas corridas;
- O treino livre terá a duração de 45 minutos e a classificação de 30 minutos;
- A classificação vai definir o grid de largada para a corrida principal que será disputa no domingo;
- O grid de largada no sábado na F2 será determinado pela inversão do top-10;
- A ordem entre Sprint Race no sábado e Feature Race (Corrida Principal) no domingo permanece;
- A corrida principal conta com parada obrigatória;
- Pontuação da prova Sprint: os 8 primeiros pontuam: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos respectivamente.
- Pontuação da Prova Principal (Feature Race), os 10 primeiros colocados marcarão 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, respectivamente.
- Em cada corrida será atribuído um ponto ao piloto que obtiver o tempo de volta mais rápido, desde que tenha ficado entre as 10 primeiras posições da classificação final da corrida;
- A prova Sprint é disputada em 120 quilômetros ou 45 minutos, o que ocorrer primeiro;
- A prova principal da F2 é normalmente disputada no domingo, antes da corrida da F1, sendo formada por 170 quilômetros ou 60 minutos, o que ocorrer primeiro;