Neste fim de semana temos o início da segunda temporada da F1 Academy. O calendário da categoria começa com uma disputa no Circuito de Jeddah-Corniche, para abrigar o GP da Arábia Saudita. A prova da categoria feminina servirá como evento suporte a corrida da Fórmula 1.
Neste ano a F1 Academy visitará sete locais para a realização das batalhas, com todas as rodadas acontecendo em apoio ao Campeonato Mundial de F1.
Com três dias de testes de pré-temporada para a preparação das competidoras, as pilotas vão disputar a primeira prova em um circuito fluído, mas extremamente veloz e sem abertura para erros.
O Grid da F1 Academy
Para a temporada de 2024, a F1 Academy conseguiu formar uma parceria com a F1, garantindo que as 10 equipes do grid apoiassem competidoras. Ao longo das provas será possível observar que os carros estão compartilhando as mesmas cores dos equipamentos usados na F1.
A Red Bull foi a única equipe que optou por apoiar três pilotas, uma pela RBR, outra pela Racing Bulls e uma terceira pela Red Bull GmbH.
O grid deste ano conta com sete estreantes, que não competiram na primeira edição, são elas: Choe Chambers (Campos Racing / Haas), Carrie Schreiner (Campos Racing / Sauber), Aurélia Nobels (ART Grand Prix / Puma), Lia Block (ART Grand Prix / Williams), Tina Hausmann (Prema / Aston Martin), Doriane Pin (Prema / Mercedes) e Maya Weug (Prema / Ferrari).
O grid da categoria é formado por cinco equipes, cada uma delas conta com três pilotas. A Prema o time que dará a oportunidade para competidoras regionais participarem da categoria e se revelarem para o mundo, usando o sistema de Wild Card.
Na primeira edição a convidada foi Reema Juffali, desta forma a Prema terá um quarto carro no grid.
Falando sobre a Prema, a equipe é a atual campeã por equipes e de pilotos, Marta García faturou o título da primeira temporada guiando pelo time italiano. Para 2024 o time tem uma nova formação, contando com a vasta experiência de Maya Weug em monopostos, membro da Academia de Pilotos da Ferrari, acompanhada por Tina Hausmann e Doriane Pin que construiu o seu nome nas corridas de longa duração.
A MP Motorsport por sua vez manteve o trio de 2023, formado por Hamda Al Qubaisi, Amana Al Qubaisi e Emely De Heus. O trio faturou vitórias na sua primeira disputa na F1 Academy.
Na Rodin Abbi Pulling (apoiada pela Alpine) e Jessica Edgar já trabalharam juntas no ano passado. Lola Lovinfosse deixou a Campos para representar uma nova equipe em 2024, com apoio da Charlotte Tilbury.
A ART Grand Prix também passou por mudanças, Bianca que guiou pela Prema em 2023, ingressou na nova equipe, contando com o apoio da McLaren. A brasileira Aurelia Nobels, membro da Academia de Pilotos da Ferrari representará a Puma, enquanto Lia Block chega ao time com o apoio da Williams, fazendo uma troca do mundo do rali para os monopostos.
A Campos Racing permanece com Nerea Martí cujo objetivo é melhorar o quarto lugar obtido na primeira edição. Carrie Schreiner da Kick Sauber pretende continuar a sua trajetória ascendente, enquanto Chloe Chambers representa a Haas e está em busca de dar mais um passo na sua carreira.
Alguns dados sobre a F1 Academy que você pode se interessar:
- O grid de 2024 conta com sete vencedores de corridas da F1 Academy – Hamda Al Qubaisi, Nerea Martí, Amna Al Qubaisi, Bianca Bustamante, Jessica Edgar, Emely De Heus e Carrie Schreiner;
- De Heus, Hamda Al Qubaisi, Pulling e Edgar são as quatro competidoras que conseguiram ao menos uma pole no ano passado;
- Pulling apresentou o melhor desempenho na pré-temporada e se torna a pilota a ser batida em Jeddah, a sua marca foi estabelecida na casa de 2m04s990 durante a sessão vespertina do segundo dia;
- A vice-campeã Léna Bühler detém o recorde de maior número de pódios em uma temporada, com 13;
- 11 nacionalidades diferentes estão representadas no grid neste fim de semana, com Estados Unidos, Brasil, Suíça e Arábia Saudita aparecendo pela primeira vez.
Formato das corridas para 2024
O fim de semana da F1 Academy consiste em quatro sessões, divididas em três dias.
Será realizada até duas sessões de treinos livres de 40 minutos cada;
A classificação tem duração de 30 minutos. A volta mais rápida de cada pilota forma o grid da Corrida 1, enquanto a segunda volta mais rápida estabelece o grid da Corrida 2.
As duas provas têm duração de 30 minutos.
Pontuação
São distribuídos dois pontos pela pole para a pilota que obter a volta mais rápida na corrida 1 e corrida 2.
As duas provas têm a mesma pontuação, as dez primeiras colocadas receberão 25,18, 15, 12,10,8, 6, 4, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Recebe um ponto adicional aquela competidora que realizar a volta mais rápida em cada uma das provas, desde que ela termine entre as dez primeiras colocadas.