Neste fim de semana temos o início da segunda temporada da F1 Academy. O calendário da categoria começa com uma disputa no Circuito de Jeddah-Corniche, para abrigar o GP da Arábia Saudita. A prova da categoria feminina servirá como evento suporte a corrida da Fórmula 1.
Neste ano a F1 Academy visitará sete locais para a realização das batalhas, com todas as rodadas acontecendo em apoio ao Campeonato Mundial de F1.
Com três dias de testes de pré-temporada para a preparação das competidoras, as pilotas vão disputar a primeira prova em um circuito fluído, mas extremamente veloz e sem abertura para erros.
O Grid da F1 Academy
Para a temporada de 2024, a F1 Academy conseguiu formar uma parceria com a F1, garantindo que as 10 equipes do grid apoiassem competidoras. Ao longo das provas será possível observar que os carros estão compartilhando as mesmas cores dos equipamentos usados na F1.
A Red Bull foi a única equipe que optou por apoiar três pilotas, uma pela RBR, outra pela Racing Bulls e uma terceira pela Red Bull GmbH.
O grid deste ano conta com sete estreantes, que não competiram na primeira edição, são elas: Choe Chambers (Campos Racing / Haas), Carrie Schreiner (Campos Racing / Sauber), Aurélia Nobels (ART Grand Prix / Puma), Lia Block (ART Grand Prix / Williams), Tina Hausmann (Prema / Aston Martin), Doriane Pin (Prema / Mercedes) e Maya Weug (Prema / Ferrari).
O grid da categoria é formado por cinco equipes, cada uma delas conta com três pilotas. A Prema o time que dará a oportunidade para competidoras regionais participarem da categoria e se revelarem para o mundo, usando o sistema de Wild Card.
Na primeira edição a convidada foi Reema Juffali, desta forma a Prema terá um quarto carro no grid.
Falando sobre a Prema, a equipe é a atual campeã por equipes e de pilotos, Marta García faturou o título da primeira temporada guiando pelo time italiano. Para 2024 o time tem uma nova formação, contando com a vasta experiência de Maya Weug em monopostos, membro da Academia de Pilotos da Ferrari, acompanhada por Tina Hausmann e Doriane Pin que construiu o seu nome nas corridas de longa duração.
A MP Motorsport por sua vez manteve o trio de 2023, formado por Hamda Al Qubaisi, Amana Al Qubaisi e Emely De Heus. O trio faturou vitórias na sua primeira disputa na F1 Academy.
Na Rodin Abbi Pulling (apoiada pela Alpine) e Jessica Edgar já trabalharam juntas no ano passado. Lola Lovinfosse deixou a Campos para representar uma nova equipe em 2024, com apoio da Charlotte Tilbury.
A ART Grand Prix também passou por mudanças, Bianca que guiou pela Prema em 2023, ingressou na nova equipe, contando com o apoio da McLaren. A brasileira Aurelia Nobels, membro da Academia de Pilotos da Ferrari representará a Puma, enquanto Lia Block chega ao time com o apoio da Williams, fazendo uma troca do mundo do rali para os monopostos.
A Campos Racing permanece com Nerea Martí cujo objetivo é melhorar o quarto lugar obtido na primeira edição. Carrie Schreiner da Kick Sauber pretende continuar a sua trajetória ascendente, enquanto Chloe Chambers representa a Haas e está em busca de dar mais um passo na sua carreira.
Alguns dados sobre a F1 Academy que você pode se interessar:
- O grid de 2024 conta com sete vencedores de corridas da F1 Academy – Hamda Al Qubaisi, Nerea Martí, Amna Al Qubaisi, Bianca Bustamante, Jessica Edgar, Emely De Heus e Carrie Schreiner;
- De Heus, Hamda Al Qubaisi, Pulling e Edgar são as quatro competidoras que conseguiram ao menos uma pole no ano passado;
- Pulling apresentou o melhor desempenho na pré-temporada e se torna a pilota a ser batida em Jeddah, a sua marca foi estabelecida na casa de 2m04s990 durante a sessão vespertina do segundo dia;
- A vice-campeã Léna Bühler detém o recorde de maior número de pódios em uma temporada, com 13;
- 11 nacionalidades diferentes estão representadas no grid neste fim de semana, com Estados Unidos, Brasil, Suíça e Arábia Saudita aparecendo pela primeira vez.
Formato das corridas para 2024
O fim de semana da F1 Academy consiste em quatro sessões, divididas em três dias.
Será realizada até duas sessões de treinos livres de 40 minutos cada;
A classificação tem duração de 30 minutos. A volta mais rápida de cada pilota forma o grid da Corrida 1, enquanto a segunda volta mais rápida estabelece o grid da Corrida 2.
As duas provas têm duração de 30 minutos.
Pontuação
São distribuídos dois pontos pela pole para a pilota que obter a volta mais rápida na corrida 1 e corrida 2.
As duas provas têm a mesma pontuação, as dez primeiras colocadas receberão 25,18, 15, 12,10,8, 6, 4, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Recebe um ponto adicional aquela competidora que realizar a volta mais rápida em cada uma das provas, desde que ela termine entre as dez primeiras colocadas.

Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
