Neste fim de semana da velocidade, será disputada uma das provas mais icônicas do calendário, a Indy 500.
No último fim de semana aconteceu a classificação para a prova, definindo os 33 carros que vão disputar a 108ª edição. Scott McLaughlin faturou a pole, depois de destruir as parciais dos seis adversários que fecharam a última disputa do domingo.
A Penske teve a melhor performance na sessão. A cada competidor que invadia a pista, a marca era melhorada, mas McLaughlin realmente se sobressaiu na sessão. Will Power e Josef Newgarden completaram a primeira fila para a Penske.
Está é apenas a segunda vez na história do evento que uma única equipe forma o 1-2-3, no entanto, foi também a Penske em 1988 com Rick Mears, Denny Sullivan e Al Unser a dominar a sessão. Outra semelhança deste ano é que o carro que faturou a pole é patrocinado pela Pennzoil, o segundo colocado faturou apenas uma Indy 500 e o piloto que ficará na linha de fora é o atual vencedor da Indy 500.
A McLaren chamou a atenção na sessão, com Alexander Rossi e Kyle Larson participando do Fest Six. Rossi faturou a quarta posição, seguido por Larson. Pato O’Ward é o oitavo colocado, existe uma expectativa por um bom resultado da equipe neste fim de semana.
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Larson é piloto da Nascar e disputará a Indy 500 e as 600 Milhas de Charlotte no domingo. O piloto está torcendo para não chover e ocorrer um atraso na sessão, para conseguir concluir a prova na Indy e depois seguir para o próximo desafio. A equipe tem tudo esquematizado e se acontecer um atraso, Tony Kanaan está preparado para assumir o carro e concluir a prova. A Indy permite essa troca de pilotos na corrida, pois é o carro que se classifica para o evento.
Há oito ex-vencedores da Indy 500 em pista, Power e Newgarden na primeira fila, Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing) e Ryan Hunter-Reay (DRR-Cusick Motorsports) largarão juntos na linha 4, enquanto Helio Castroneves (Meyer Shank Racing com Curb-Agajanian) e Dixon se alinharão lado a lado na sétima linha. Marcus Ericsson se salvou no Bump Day, mesmo depois de um erro grotesco e com a Andretti começara a prova da última fila.
São seis estreantes no grid da prova deste ano, liderados por Larson, o melhor classificado pela primeira vez. Há duas filas com dois novatos na Indy. A linha 6 tem a dupla da Chip Ganassi Racing, Marcus Armstrong e Kyffin Simpson; A linha 9 tem Tom Blomqvist (Meyer Shank Racing) e Linus Lundqvist (Chip Ganassi Racing). Na oitava fileira temos Christian Rasmussen da (Ed Carpenter Racing).
A classificação foi dominada pelos pilotos com os motores da Chevrolet, mas a Honda venceu três das últimas 4 Indy 500 e parece que terá bons representantes em pista como Felix Rosenqvist da Meyer Shank em nono, seguido por Sato (10º) e Kyle Kirkwood da Andretti em (11°).
Diferente da Fórmula 1, depois da conclusão da classificação onde os carros não podem mais ser modificados por conta do parque fechado, na Indy tudo segue normal. Os pilotos ainda passam por sessões de testes, se preparando para a prova mais importante da temporada, as equipes podem alterar os carros e buscar a melhor configuração para a corrida
Na sexta-feira será realizado o Carb Day, um treino completo de 2 horas de duração. A sessão é conhecida como o dia que as equipes finalmente liberam toda a potência para trabalhar com a simulação de corrida.
O traçado usado neste domingo tem quatro curvas inclinadas de 400 m, com cada uma das curvas tendo as suas diferenças. As curvas são combinadas com duas retas de 1 km.