Restam apenas quatro assentos no grid da Fórmula 1 de 2025, após a confirmação de Carlos Sainz na Williams, acredita-se que as outras vagas devem ser preenchidas rapidamente. O nome de Gabriel Bortoleto começou a ser ventilado na Sauber/Audi.
Vamos ao que está acontecendo no grid da Fórmula 1, pensando em 2025, mas também na introdução dos novos regulamentos que serão implementados em 2026.
Com a saída de Lewis Hamilton da Mercedes para defendera Ferrari em 2025, Sainz ficou sem vaga para permanecer no time italiano. No entanto, o espanhol se tornou uma peça-chave dentro do grid, com vários chefes de equipe esperando uma decisão de Sainz para pensar sobre o futuro.
Sainz foi cotado par a vaga na Audi/Sauber, Mercedes, Red Bull e Alpine – com os últimos movimentos do time.
Nesta semana a Williams bateu o martelo e confirmou a contratação de Sainz, fechando a dupla para a temporada 2025/2026 que será composta por Alexander Albon, anunciado anteriormente.
A Red Bull mais uma vez afirmou que Sergio Pérez permanecerá com a equipe. Veremos se o time honrará realmente o contrato para 2025, mas o que parece definido é que o mexicano segue como piloto até o final de 2024. Se o desempenho não melhorar ou perderem o mundial de construtores, é possível que esse cenário mude rápido.
As vagas em aberto são: Mercedes, Sauber, Alpine e Racing Bulls.
A Mercedes deve optar realmente por Andrea Kimi Antonelli, apesar do italiano estar forcado e encerrar a sua temporada da Fórmula 2 e não muito confiante para ir para a F1… O italiano tem progredido na categoria de base. Como parte de sua preparação participou de alguns testes com carros de F1 e deve ser promovido para a categoria principal ao lado de George Russell.
O time alemão pensa muito sobre essa formação. Se Antonelli não for promovido para o próximo ano (e fizer mais um ano de F2), quem assumir esse assento sabe que não tem muitas chances com a Mercedes e logo será trocado, pois o time está investindo pesado no italiano e apostando todas as suas fichas no “jovem talento” da F1.
Na Sauber passou por algumas mudanças de gerência nos últimos dias. Saiu Andreas Seidl e Oliver Hoffmann, enquanto Mattia Binotto foi contratado para trabalhar com a área técnica e Jonathan Wheatley será o chefe de equipe da Audi.
Valtteri Bottas e Zhou Guanyu estavam duelando por uma vaga na Sauber, só que parece que esses nomes neste ano correram muito por fora. Agora parece que o mercado de pilotos terá mais uma reviravolta e um terceiro nome interessante parece entrar no páreo para estrelar na F1. Gabriel Bortoleto que está participando pelo duelo do campeonato na Fórmula 2 é cotado para se tornar companheiro de Hülkenberg.
O competidor faz parte da Academia da McLaren, mas sabe que pelos próximos anos não terá chances neste caminho, pois o time está bem azeitado com Lando Norris e Oscar Piastri.
Binotto que recentemente chegou à equipe, acredita que o Bortoleto é um candidato em potencial para a vaga, pois tem impressionado. Campeão da Fórmula 3 em 2023, o brasileiro disputa o seu primeiro ano na Fórmula 2. O competidor foi para as férias de verão ocupando o segundo lugar no campeonato, somando 129 pontos, contra 165 obtidos por Isack Hadjar. Bortoleto se coloca à frente de Kimi Antonelli que briga pela vaga da Mercedes e atualmente é apenas o sétimo colocado na tabela. Restam apenas quatro etapas para o final da temporada, com duas corridas em cada uma delas.
Bortoleto é um piloto bem jovem, completará 20 anos em outubro e assim como a sua idade, tem uma passagem curta nos campeonatos de base. Em 2020 ele estreou no Campeonato italiano de F4, seguindo para a Fórmula Regional Europeia by Alpine para competir em 2021 e 2022, antes de guiar pela Tridente em 2023 na Fórmula 3, quando se tornou campeão logo de cara.
Na Alpine, com todas as mudanças que a equipe também enfrentou, eles devem ir na “bola de segurança”, acredita-se que Jack Doohan será o nome escolhido para guiar o carro ao lado de Pierre Gasly. O competidor faz parte da academia de pilotos. Essa seria uma decisão tomada pelo alto escalão, depois que algumas movimentações no grid aconteceram.
Com o retorno das férias de verão, Oliver Oakes assumirá o cargo de chefe de equipe, substituindo Bruno Famin que será direcionado para outras operações internas do time. A alteração foi confirmada na Bélgica, enquanto os ajustes acontecem ao longo de agosto.
Enquanto na Racing Bulls a novela continua. A vaga deve ser de Liam Lawson no próximo ano, já que existe uma pressão para que o piloto seja promovido e a equipe volte a ser uma formadora de talentos.
Além disso, acredita-se que esse ainda não é o momento de promover Lawson para a vaga na Red Bull, já que o time tem receio que eles prejudiquem outro jovem piloto colocando-o ao lado de Max Verstappen.
Daniel Ricciardo ainda é um competidor que a equipe tem muito apreço e talvez ainda esteja disposta a dar uma oportunidade para o australiano na Red Bull, se optarem por dispensar Sergio Pérez pelo baixo desempenho apresentado.
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