Charles Leclerc iniciou oficialmente o programa da Ferrari no Shakedown de Barcelona nesta terça-feira (27) e saiu da pista demonstrando entusiasmo com o novo ciclo da Fórmula 1. O monegasco destacou a empolgação em guiar o SF-26 pela primeira vez e apontou os novos regulamentos como uma oportunidade real para a Scuderia voltar a disputar vitórias e títulos.
A Ferrari optou por não participar do primeiro dia do evento coletivo organizado pela F1, iniciando suas atividades apenas no segundo dia, quando Leclerc foi o primeiro piloto a acelerar no Circuito de Barcelona-Catalunha. Pela manhã, o piloto assumiu o comando do carro antes de ceder o cockpit a Lewis Hamilton na sessão da tarde.
“Foi bom estar de volta ao carro – de volta a um carro completamente novo e muito diferente do que temos dirigido até agora. Por enquanto, o importante é entender se tudo está funcionando corretamente, o que, de certa forma, parece ter acontecido”, falou o monegasco.
As condições climáticas limitaram parte do trabalho, com chuva intermitente ao longo do dia, mas, segundo o piloto, isso não comprometeu o objetivo principal da equipe neste primeiro contato com a pista.
“As condições não são as melhores porque choveu um pouco esta manhã, mas mesmo assim fizemos o nosso programa, pois não estamos focados no desempenho de forma alguma.”
“Estamos mais focados em analisar todos os sistemas novos deste carro e verificar se tudo funciona como deveria, e funcionou, o que é positivo. Depois, vamos prosseguir com o nosso programa aos poucos.”
Durante a manhã, Leclerc completou uma volta de instalação antes de iniciar uma sequência de testes com pneus médios C2. A chuva obrigou a Ferrari a adaptar o programa, e o monegasco passou a trabalhar com pneus de chuva extrema e intermediários, totalizando 64 voltas e uma coleta considerada positiva de dados.
Refletindo sobre o progresso inicial do SF-26, Leclerc explicou que a equipe continua nas etapas preliminares de avaliação.
“Acho que, por enquanto, sendo obviamente a primeira manhã, já fizemos a primeira verificação preliminar do carro. Tudo correu bem e, aos poucos, vamos seguindo nossa lista de verificação nos primeiros sistemas até chegarmos ao que realmente importa, que é o desempenho.”
“Mas isso provavelmente acontecerá um pouco mais tarde nesses três dias, tentando primeiro entender como tudo se comporta e depois ver como as coisas se desenrolam.”
Além do trabalho técnico, o piloto de 28 anos também destacou o clima de expectativa dentro da equipe para entender como a Ferrari se posicionará em relação aos rivais neste novo regulamento.
“Estou muito animado. Estou muito ansioso para ver o que os outros têm reservado e, quando começarmos a nos esforçar um pouco mais, ver onde nos encaixamos em comparação com os demais”, falou o monegasco.
Leclerc acredita que as mudanças técnicas podem abrir espaço para as forças do grid mudarem um pouco.
“Este ano é uma grande oportunidade para todas as equipes fazerem algo diferente e talvez obterem uma vantagem maior do que vimos nos últimos anos. Espero que sejamos a equipe que conseguirá fazer a diferença, mas, independentemente de onde começarmos, daremos o máximo para tentar trazer a Ferrari de volta ao topo. Já se passaram muitos anos, então espero que desta vez seja nossa.”
À tarde, Lewis Hamilton assumiu o SF-26 e enfrentou condições semelhantes, também trabalhando majoritariamente com pneus de chuva. Ao fim do dia, a Ferrari acumulou 121 voltas — cerca de 560 quilômetros — em um início considerado sólido em um shakedown marcado por clima instável e foco total em confiabilidade.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







