A Stock Car vai disputar neste domingo (13) a grande final em Interlagos, este campeonato foi bem movimentado principalmente por conta das trocas do regulamento que introduziram o lastro de sucesso e os pacotes para a equalização dos modelos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze que foram introduzidos em 2020.
As mudanças ajudaram a garantir a competitividade durante as provas, desta forma a Stock Car chegar em Interlagos com vários pilotos com chances matemáticas de conquistar o título nesta grande final.
Obviamente existem aqueles pilotos que só dependem dos seus resultados, vencer já é a garantia do título. Mas de modo geral, são seis pilotos que estão mais próximos desta conquista: Thiago Camilo na ponta com 238 pontos, acompanhado por Daniel Serra com 237, Ricardo Maurício conta 231 pontos, enquanto Ricardo Zonta somou 226 e Rubens Barrichello e Cesar Ramos estão empatados com 224.
Mas ainda existem pilotos que podem conquistar este título se baseando em uma combinação matemática e por isso a prova deste último fim de semana é muito esperada.
Lastro de sucesso para a final
Nesta última corrida da temporada ninguém utilizará o lastro de sucesso, desta forma este peso extra não irá assombrar nenhum dos mais bem colocados no campeonato nesta etapa.
Sem este lastro as equipes podem trabalhar de forma diferente com a degradação dos pneus, além da quantidade de combustível planejada para a prova.
Desta vez a rodada será composta de uma rodada única, onde as estratégias também mudam e não existe espaço para erros. Os pilotos estão brigando por uma pontuação dobrada que é muito atrativa neste final de campeonato.
Pilotos animados para a grande final
Chegar na final com chances de disputar o título exige muito preparo, mas todos os pilotos que estão participando da final com oportunidade de conquistar este título estão confiantes com o seu desempenho e sabem que a prova será acirrada.
Em coletiva realizada nesta manhã, Thiago Camilo foi perguntado sobre uma possível vantagem em Interlagos, já que na última prova realizada na pista o modelo da Toyota apresentou um desempenho superior. O piloto da Ipiranga acredita que desta vez os modelos de carro utilizados pela categoria estão mais equilibrados, pois naquela segunda prova do ano o Chevrolet Cruze havia recebido a oportunidade de utilizar um pacote aerodinâmico para atualização, mas as equipes que estavam trabalhando com este modelo não tinham testado a eficiência dele e adiaram as mudanças para a corrida seguinte.
Nesta altura do campeonato os carros estão mais equalizados e as equipes já sabem trabalhar com eles. Provavelmente desta vez os pilotos vão lidar com outro tipo de situação climáticas em Interlagos, que também acaba interferindo nesta competição. Claro que já contar com um bom resultado na pista, como o desempenho que Cesar Ramos obteve naquela etapa é um fator que aumenta as expectativas do time da Ipiranga Racing, mas não será a única verdade para o fim de semana.
Sobre os conflitos vale lembrar que tanto a Ipiranga Racing, como a Eurofarma RC estão trabalhando com uma dupla que tem chances ao título e contam com resultados expressivos ao longo desta temporada. Camilo conta com três vitórias e três poles, enquanto Cesar Ramos conta com duas poles.
Serra avançou no campeonato por conta da combinação de resultados, mas conta com apenas uma vitória. Ricardo Maurício que é companheiro de equipe do piloto da Eurofarma tem duas vitórias.
A Stock Car não exige apenas vitórias, mas um desempenho consistente ao longo da temporada que ajude a acumular pontos.
Foto de Capa: Beto Corrêa Fotografias