A Federação Internacional de Motociclismo deu o sinal verde para uma série de três dias de testes oficiais em Portimão, marcando o início das atividades para os pilotos e equipes inscritos na temporada 2024 da MotoE. O brasileiro Eric Granado, piloto da equipe LCR E-Team, está entre os competidores que aguardam ansiosamente para entrar na pista a partir desta quarta-feira (21/02), tendo assim a oportunidade inaugural de testar o equipamento para a nova temporada da categoria de motos elétricas.
Além dos testes desta semana, mais datas estão reservadas para a pré-temporada, nos dias 3 e 4 de março. A corrida de abertura do Campeonato Mundial está agendada para acontecer em Portimão três semanas depois, em 23 de março.
Granado, que renovou contrato com a equipe LCR E-Team, se prepara para sua terceira temporada sob as cores da equipe italiana. Em 2022, o piloto brasileiro garantiu o segundo lugar no campeonato da MotoE, enquanto na temporada passada, um infortúnio o impediu de alcançar seus objetivos. Apesar disso, ele ainda conquistou uma vitória no campeonato.
A temporada 2024 traz consigo algumas novidades. Três novas equipes entraram na competição: Forward (substituindo a RNF), Aruba Cloud e MSi. Outro destaque é a chegada de Chaz Davies, piloto britânico do Mundial de Superbike, que agora está competindo na MotoE pela equipe Aruba. Os campeões Matteo Ferrari e Jordi Torres permanecem no grid, defendendo as mesmas equipes da temporada passada: Felo Gresini MotoE e Openbank Aspar Team.
Granado se destaca como o piloto mais vitorioso da história do Mundial, com onze vitórias em seu currículo. Ele também detém os recordes de pole positions (8) e voltas mais rápidas em corrida (13). Dessas vitórias, seis foram alcançadas correndo pela LCR em apenas dois anos.
O piloto brasileiro é ainda o único a conquistar três hat-tricks (vitória, pole e volta mais rápida da prova) na história da competição, registrados nos GPs de Valência 2019 (rodada dupla), Espanha 2020, Holanda 2021 e Áustria 2022 (na corrida 1). Granado também ostenta o título de piloto brasileiro com mais títulos internacionais na história da motovelocidade internacional.
Eric Granado conta com o apoio de diversas marcas em sua jornada no Mundial de MotoE, incluindo Suhai Seguradora, Alpinestars, Shark Helmets, Oakley, Pneustore, Frota Assessoria Empresarial, Instituto Marazul, Camargo Alfaiataria, HoloStore, Zero Racing Design, EG51 Store e Edge Lifesports.
Confira abaixo o grid da temporada 2024 da MotoE:
3.: – Lukas Tulovic – Alemanha – Dynavolt Intact GP MotoE
4.: – Hector Garzó – Espanha – Dynavolt Intact GP MotoE
6.: – Maria Herrera – Espanha – Klint Forward Racing
7.: – Chaz Davies – Grã-Bretanha – Aruba Cloud MotoE
9.: – Andrea Mantovani – Itália – Klint Forward Racing
11.: – Matteo Ferrari – Itália – Felo Gresini MotoE
21.: – Kevin Zannoni – Itália – Openbank Aspar Team
29.: – Nicholas Spinelli – Itália – Tech3 E-Racing
34.: – Kevin Manfredi – Itália – Ongetta Sic58 Squadra Corse
40.: – Mattia Casadei – Itália – LCR E-Team
51.: – Eric Granado – Brasil – LCR E-Team
55.: – Massimo Roccoli – Itália – Ongetta Sic58 Squadra Corse
61.: – Alessandro Zaccone – Itália – Tech3 E-Racing
71.: – Miquel Pons – Espanha – Axxis – MSi
72.: – Alessio Finello – Itália – Felo Gresini MotoE
80.: – Armando Pontone – Itália – Aruba Cloud MotoE
81.: – Jordi Torres – Espanha – Openbank Aspar Team
99.: – Oscar Gutierrez – Espanha – Axxis – MSi