A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira (23) um acordo para a realização do GP de Madri a partir de 2026. O novo circuito chega ao calendário da categoria obtendo um primeiro contrato até 2035.
Nos últimos dias a confirmação desta informação já era fomentada. O traçado que será utilizado pela categoria está programado para ser construído em torno do centro de exposições IFEMA, o circuito contará com 5.474 km – a expectativa é que ele conte com 20 curvas e o tempo de volta em classificação seja de 1m32s. O traçado ainda está sujeito a homologação da FIA.
O circuito será misto, formado por uma sessão em um traçado permanente e outra em um traçado de rua como é atualmente trabalhado ao longo do GP de Miami. Foram estudados cerca de 24 modelos para a pista, mas outras análises precisaram ser feitas até chegar ao traçado que deve ser homologado pela FIA.
A expectativa é da capacidade de 110 mil torcedores por dia frequentando o traçado, entre arquibancadas e áreas VIPs, enquanto existe já uma expectativa de aumento da capacidade do circuito para 140 mil pessoas por dia durante a primeira metade do acordo.
A categoria informa que o circuito ficará em uma área bem localizada, próximo ao aeroporto de Madrid-Barajas Adolfo Suarez, tornando a prova espanhola uma das corridas mais acessíveis do calendário da F1, com o circuito podendo ser acessado por uma pequena distância do metrô, trem e por linhas urbanas da cidade. A escolha chama a atenção, principalmente com a categoria cada vez mais buscando métodos para reduzir a emissão de carbono e estimulando o público a acessar o traçado com transporte público acaba sendo mais benéfico.
A Fórmula 1 segue com o objetivo de atingir a meta de se tornar carbono zero até 2030, além disso existe a ideia de a categoria tornar o GP da Espanha um dos eventos mais sustentáveis da temporada, reduzindo significativamente as emissões de carbono. A categoria ainda informa sobre a utilização de energia renovável nas salas, enquanto as estruturas temporárias para a corrida serão formadas por materiais sustentáveis.
Com este novo traçado, a expectativa é que o Circuito da Catalunha, tão tradicional para a categoria e que os times conhecem de olhos fechados, deixe de ser usado pela Fórmula 1 após mais de 30 anos presente no calendário da categoria.
“Madri é uma cidade incrível, com um patrimônio esportivo e cultural incrível, e o anúncio de hoje inicia um novo capítulo emocionante para a Fórmula 1 na Espanha”, comentou Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1.
“Gostaria de agradecer à equipe da IFEMA Madri, ao governo local de Madri e ao prefeito da cidade por terem elaborado uma proposta fantástica. Ele realmente resume a visão da Fórmula 1 de criar um espetáculo de esporte e entretenimento de vários dias que ofereça o máximo de valor aos fãs e adote a inovação e a sustentabilidade”, seguiu.
¡La parrilla de salida para el evento de hoy! 🚥
📸 Stefano Domenicali, @IdiazAyuso, @AlmeidaPP_, José Vicente de los Mozos y Ángel Asensio.
Starting grid for today's event! 🚥
The official photo with our guests. 📸
🔴 LIVE: https://t.co/Wax819rRkB#WelcomeBackToMadrid #F1 pic.twitter.com/D585xzvHhE
— IFEMA MADRID (@IFEMA) January 23, 2024
“Os carros modernos de F1 correndo em um novo circuito na capital espanhola, Madri é uma perspectiva atraente. Como é de praxe, o circuito proposto estará sujeito a homologação e verificações de segurança da FIA e à aprovação do calendário pelo Conselho Mundial do Automobilismo”, comentou Mohamed Ben Sulayem.