GP DA ITÁLIA – “MASSA, MA CHE CAZZO FATE QUI?”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

| Débora Santos Almeida – publicado em 10/09/2015

GP da Itália a casa estava cheia e com a confiança de que seus dois carros chegariam no pódio juntos já que no qualifying o carro de Kimi largaria em segundo e Vettel em terceiro, com isso três tifosi foram hospitalizados, cinco venderam a nona para ir ao GP e um saiu do coma e por sorte o carro de Nico Rosberg estava apresentando problemas.

Só que no momento em que as luzes vermelhas apagaram e os motores começaram a dar o ar da graça o carro de Kimi não saiu, aquele Tifosi voltou ao coma, pois ele demorou para engatar a marcha e quando ele conseguiu largar já era tarde e ele foi necessário fazer uma corrida de recuperação, mas finalizou a corrida em quinto lugar, fato é que após a corrida ele e o dirigente da Ferrari ficaram debatendo se a culpa era de Kimi por não ter feito os procedimentos corretos na hora da largada ou a culpa era uma falha na embreagem, disseram que deveriam estudar os relatórios para saber o que realmente aconteceu no último domingo, Kimi diz que quando passou o carro para a primeira marcha ele apenas respondeu com o antistall e não se moveu, diante dessa maré de azar espero que as coisas mudem para o piloto.

Vettel chegou em segundo lugar, mas em nenhum momento ameaçou a corrida de Hamilton a diferença de tempo entre eles só aumentava a cada volta então no meu ponto de vista, Hamilton ainda tem o melhor carro do grid e quando nada dá errado no começo pra ele a corrida se torna ”perfeita”. Ao final da corrida a Mercedes foi investigada, uma vez que ambos os carros da equipe estariam com irregularidades na calibragem dos pneus, tais irregularidades poderiam influenciar no ritmo de corrida dos carros prateados, em tese, eles poderiam ter mais ou menos aderência na pista, contudo ao final de alguns minutos de reunião ficou decidido que nenhuma punição seria aplicada, já que não havia como constatar se tais irregularidades foram propositais ou mero erro de medição, ai a dúvida que ficou no ar foi: Será que eles foram favorecidos? Será que foi proposital? Ao meu ver acho que eles não foram favorecidos já que o motor dos carros da Mercedes se mostram mais fortes que o dos seus competidores, não é uma equipe que mostra oscilações durante a temporada, eles são bem consistentes e nessa altura do campeonato eles realmente colocariam os pontos deles em risco? Já que o campeonato ainda pode sofrer alterações de acordo com os resultados e se isso foi de má-fé da parte deles vocês não acham que a alteração na calibragem seria no mínimo muito parecida?

Acho que foi apenas um acontecimento e se isso se repetir eles devem ser punidos sim, apesar que no último GP essa questão já tinha sido levantada e que era realmente para já ter ocorrido a punição e ela não veio a acontecer, por outro lado a equipe já alertava Hamilton sobre o seu tempo na pista e que ele deveria dar voltas mais rápidas, eles já estavam prevendo que alguma medida poderia ser tomada, acho que todos ficaram confusos até o termino da corrida, porque Hamilton deveria virar mais rápido se lá na frente ele poderia encontrar problemas com o motor assim como aconteceu com Nico?

Nico acabou apanhando durante o final de semana e ainda acabou prejudicado quando o seu motor estourou a duas voltas do fim, acabando com a corrida dele e aumentando mais ainda a diferença de pontos dele e de Lewis. Rosberg precisa de um pouco de sorte para conseguir virar o campeonato agora, que já estava complicado, agora, complicou mais ainda.

massa-vettel-gp-da-italia-2015
Massa e Vettel no pódio do GP da Itália – Italianos em Monza fizeram festa para ambos. (Fonte: @gpupdate)

Pode não ser surpreendente para algumas pessoas o fato de Massa ter chegado em terceiro esse ano já que ano passado ele alcançou o mesmo lugar no pódio, mas pra mim o resultado foi espetacular, uma das discussões que envolvem a corrida é a Williams não tem uma mão boa para fazer estratégias e muitas vezes eles perdem a posição ali, então nessa corrida uma questão que foi levantada é se o Massa deveria ter feito o pit stop antes ou não, aos meus olhos acho que a parada dele foi no tempo certo já que na última volta o Bottas ameaçava fazer uma ultrapassagem nele, acho que um dos fatores que ajudaram ele a terminar a corrida na frente de seu companheiro foi o estado de seus pneus, se estivesse um pouco mais desgastados, ele poderia ter perdido a posição. E depois no final da corrida, quando tudo já havia acabado e o seu lugar no pódio garantido, Massa disse que estava ficando velho, como um cara que faz essas coisas incríveis está ficando velho? Ele tem muito para oferecer na sua equipe, quem sabe um dia nós brasileiros conseguimos respeitar mais ele assim como os italianos presentes em Monza e os membros da equipe Ferrari que reconhecem o quanto Massa é bom piloto e uma vez piloto da Ferrari, sempre piloto da Ferrari.

Abaixo, o curso técnico de Felipe Massa de como defender a posição:

No PodcastF1Brasil ep. 138, acabei chamando o Ericsson de coitado, mas não no sentido de ele ser uma vítima, me expressei bem, no começo o nome mais explorado e que recebeu um maior destaque foi o de Nasr, logo na primeira corrida ele deu um “show” e acabou deixando todos de boca aberta, ficamos esperando por mais resultados iguais ou melhores que aquele, mas nada mudou, na verdade o rendimento dele dentro da equipe só foi caindo e seu companheiro está mostrando cada vez mais e mais que não ficará para trás de nenhuma comparação que já tenham feito, ele é muito bom em pista e merece a nossa atenção, contudo o que o destino reserva para Nasr e que rumo ele tomará dentro da equipe se ele mantiver os resultados que está tendo agora?

O atual cenário da McLaren continua o mesmo sem alterações, no decorrer da competição várias vezes acabamos lendo promessas de que para a próxima corrida os cavalos de força que seriam adicionados ao motor, os updates e todo o conjunto iria favorecer os carros em pista, mas nada disso mudou, se a McLaren está se desenvolvendo ao longo das corridas então as outras equipes estão também e nesse caso então eles continuam estacionados no mesmo lugar.

Yasuhisa Arai diz que finalmente conseguiu identificar o que há de errado com o motor Honda, dizendo que vai focar no aperfeiçoamento do ERS, porém a mudança somente dará as caras no ano que vem, mesmo que eles afirmem que vão trabalhar para que algumas coisas mudem até o final do ano essa promessa já está no ar a muito tempo e nada muda o desenvolvimento continua péssimo, não adianta acusar e jogar a culpa para o motor ou a aerodinâmica o conjunto do carro é que vai dar resultado, não as partes individuas e diante desse cenário o que queremos é ver resultado.

A RBR ainda se encontra na negociação de quem finalmente vai fornecer o motor para eles no ano que vem, já que o amor com a Renault parece ter acabado, a Mercedes afirmou que não vai fornecer e Hamilton disse que não seria bom já que a equipe está em busca de títulos e a RBR poderia dar um grande trabalho para eles no futuro se essa medida fosse tomada. Segundo a Autosport e a Motorsport a RBR também estaria em negociação com a Ferrari, vamos esperar o desfecho dessa história, eu torço com todo o meu coração que a equipe consiga se levantar, Ricciardo é um piloto com um grande potencial e adoraria ver ele disputando e conquistando um título ainda pela RBR. A próxima corrida é em Singapore, esse ano meu pipoqueiro Brandon Flowers não estará presente na corrida, mas mesmo assim não deixará de ser incrível, eu sempre gostei dessa corrida acho que o cenário que ela cria é diferente de qualquer coisa, mesmo banhada com as suas luzes artificias deixa o meu coração balançado, está na lista dos meus circuitos favoritos, então até lá, quando a noite cai o os holofotes destacam os melhores pilotos…

resultado-gp-da-austria-2015
Resultado final do GP da Itália de 2015 (Fonte: @F1)
pirelli-gp-da-italia-2015
GP da Itália de 2015 (Fonte: @pirellisport)
pirelli-gp-da-italia-2015-2
GP da Itália de 2015 (Fonte: @pirellisport)
neumaticos-pirelli-malasia-f1-2015-1024x640
GP da Itália de 2015 (Fonte: @pirellisport)
classificacao_campeonato-gp-da-italia-2015
GP da Itália de 2015 (Fonte: @F1naGlobo)

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!