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Manhã do segundo dia de testes no Bahrein é interrompida por problemas na pista

Charles Leclerc liderava a atividade quando a sessão precisou ser interrompida. O carro do monegasco foi danificado por uma grelha usada para o escolamento da água

Nesta manhã de quinta-feira (22) a Fórmula 1 enfrentou um problema durante os testes de pré-temporada. A atividade acontecia normalmente até que uma grelha usada para o escolamento da água se soltou com a passagem dos carros de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Imediatamente uma verificação do traçado foi realizada, mas por necessidade de reparos e análises, a atividade foi interrompida. As equipes foram instruidas para realizar a sua pausa e retomar a atividade da tarde um pouco mais cedo. A pista deve ser liberada novamente às 8h (pelo horário de Brasília).

A atividade corria bem, com os times realizando as suas verificações. O que realmente chama a atenção é que os carros não estão quebrando e a confiabilidade é atestada pelo número de voltas completadas no traçado.

Destaque para Yuki Tsunoda que antes da atividade ser interrompida tinha completado 40 voltas no circuito. Lewis Hamilton conseguiu 39 giros pela manhã, enquanto Zhou Guanyu fez 38 voltas e Charles Leclerc 36. Apenas Sergio Pérez tinha completado 20 voltas, pois lidou com o superaquecimento dos freios.

Mais uma porção de testes aerodinâmicos foram realizados, além de outras coletadas de dados. Os times parece que estão se focando principalmente em andar com cargas maiores de combustível, isso explicaria os tempos extremamente altos, além dos stints mais longos.

Manhã

Neste segundo dia de atividades no Bahrein, assumiram o carro de suas respectivas equipes pela manhã: Charles Leclerc, Oscar Piastri, Logan Sargeant, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Zhou Guanyu, Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez.

Apenas a Mercedes e a Williams vão manter os pilotos da manhã, para a sessão vespertina, portanto, Lewis Hamilton terão o dia todo para verificar os seus carros.

Os aero rakes já eram avistados pela manhã, quando os times já começaram a coleta de dados voltada para a verificação aerodinâmica. Existem algumas limitações quando eles estão instalados no carro, mas são extremamente valiosos para os times.

Após avaliações iniciais, Sergio Pérez estava parado nos boxes, a equipe identificou o superaquecimento dos freios e precisaram realizar uma verificação nos discos e pinça. O fogo começou a surgir quando o mexicano chegou nos boxes.

Em termos de tempo, as marcas estavam melhores neste segundo dia de treinos, com os competidores indo um pouco além. Após uma hora e vinte de treinos, Charles Leclerc liderava após anotar 1m31s750 com os pneus médios. Logan Sargeant e Yuki Tsunoda tinham experimentado os pneus macios, com o piloto da Williams ocupando a terceira posição da tabela com a marca de 1m32s578.

Durante o primeiro dia de atividades, Max Verstappen comandou a atividade liderando as duas sessões. O piloto holandês completou 142 voltas com o seu equipamento. O carro da Red Bull roubou a cena, principalmente pelo trabalho realizado no sidpodes e entrada de ar.

A Ferrari logo levou o SF-24 para o traçado com o flow-vis espalhado em parte da lateral do carro.

Após duas horas de atividade, as coisas estavam até equilibradas em números de voltas, a maioria dos competidores já tinha ultrapassado as 30 voltas ou estava próximo da marca. A única exceção era Pérez que tinha 20 giros em seu nome. O piloto mexicano melhorou a sua marca e passou a ocupar a quarta posição na tabela de tempos estabelecendo 1m32s879 com os pneus médios.

Os pneus médios foram novamente a estrela da manhã, com os competidores fazendo stints com esse tipo de pneus. Piastri retornou ao traçado provavelmente com uma carga mais alta de combustível, analisando pelos tempos de volta, o australiano tratou de trabalhar em um stint de 11 voltas – que não foi além pois logo a sessão foi paralisada.

A primeira bandeira vermelha pintou durante a sessão quando restavam cerca de duas horas para o final da atividade. Foi identificado um problema em uma grelha de escoamento de água na curva 11 e a pista precisou passar por uma inspeção antes de uma nova liberação. Os carros foram encaminhados para o pit-lane esperando uma análise do que estava acontecendo no traçado. Logo a atividade nos boxes ficou intensa.

O que chama a atenção até o momento, é que os treinos não foram interrompidos até o momento por quebra de carros. Por mais que a Williams tenha enfrentado diversos problemas no primeiro dia de testes, eles sempre conseguiram levar os carros aos boxes ou parar em um local adequado para não interromper a sessão. A confiabilidade tem falado bem alto e é um ponto para ser destacado nestes testes.

A grelha para a drenagem da água foi levantada com a passagem de Lewis Hamilton e depois Charles Leclerc atingiu a peça. Ela provavelmente já tinha começado a se soltar com a primeira passagem do monegasco no local. O carro da Ferrari apresentou danos no assoalho, esse foi o motivo para a equipe italiana fechar a entrada dos boxes, para realizar a verificação no SF-24.

Optaram por encerrar a atividade para que a inspeção da pista e sua manuntenção seja realizada. A atividade será restabelecida uma hora antes do previsto, desta forma a pausa para o almoço foi instaurada.

Sergio Pérez permanecerá guiando o carro após o retorno da atividade, pois teve o começo das suas avaliações prejudicadas com a interrupção da atividade. Amanhã o mexicano dividirá o equipamento com Max Verstappen.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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