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GP da França – Hamilton vence em Paul Ricard, com Vettel fazendo ‘lambança’ na primeira volta

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da França e o 65ª da sua carreira, depois de dez anos sem a disputa da Fórmula 1 ser realizada no país. O inglês teve um final se semana redondo, liderando a primeira e a segunda sessão de treinos livres e conquistando a pole-position no sábado. Hamilton liderou a prova praticamente de ponta a ponta, já que Kimi Raikkonen assumiu a primeira posição apenas na parada de box de Lewis, pois este não havia parado. Desta forma Lewis volta a assumir a liderança do campeonato, com 145 pontos, contra 131 de Sebastian Vettel.

Atrás do primeiro colocado tivemos Max Verstappen, que largou da quarta posição e aproveitou a batida de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas para garantir o segundo lugar. Vale destacar que o holandês não cometeu erros nessa prova e se alguém ficou preocupado com os momentos em que Daniel Ricciardo estava atrás, nada mais poderia ter ocorrido da melhor forma.

Kimi Raikkonen, que largou em sexto, foi mais um dos pilotos beneficiados pela batida que ocorreu à sua frente, mas o finlandês teve a chance de mostrar o bom desempenho do seu carro e, após realizar a sua parada nos boxes, começou a imprimir um ritmo mais forte e mesmo voltando atrás de Sebastian Vettel não fez cerimonia para ultrapassar o alemão e partir para a caça de Daniel Ricciardo. O finlandês conseguiu se aproximar do australiano que fez grande parte da prova em terceiro. Passou Ricciardo e conseguiu terminar a prova no terceiro lugar, seguido pelo piloto da Red Bull.

Para fechar o top-5, era possível ver Sebastian Vettel, que realizou uma prova de recuperação, após causar a colisão com Bottas. O piloto da Ferrari perdeu o ponto de frenagem e acertou a traseira do finlandês, com isso os dois rodaram e perderam várias posições na pista. Vettel precisou se encaminhar para os boxes por conta da asa dianteira que havia quebrado e Bottas teve que concluir a volta com um pneu furado. Vettel foi punido com cinco segundos. Os dois foram escalando o grid, o alemão mostrava mais facilidade que o finlandês, com isso Bottas terminou na sétima posição. O piloto da Ferrari ainda foi considerado o melhor do dia, provavelmente por conta da sua recuperação.

l Sainz e Leclerc 

Outros destaques da corrida vão para Carlos Sainz e Charles Leclerc. O primeiro fez uma boa manobra no início da prova, saltando de sétimo para terceiro, mas foi perdendo posições ao longo da prova já que os seus rivais tinham carros mais potentes. Sainz ficou chateado nas últimas três voltas, quando tinha chances de terminar em sexto e sua Renault passou a apresentar problemas de perda de potência, nem ele e nem a equipe conseguiram fazer nada para resolver a situação e com isso o espanhol ficou com a oitava posição, seguido por Nico Hulkenberg.

Já Leclerc após ter feito uma boa classificação, finalizou na décima posição pontuando mais uma vez na temporada e mesmo largando em oitavo, podemos dizer que a Sauber ainda não tem aquele carro capaz de proporcionar ao piloto a oportunidade de se defender na pista, mas é nítida a vontade que o monegasco tem de buscar bons resultados.

l Abandonos 

Dos abandonos da prova, o primeiro aconteceu no começo da corrida entre Ocon e Gasly que se encontraram na pista e tocaram após não sobrar espaço para a disputa travada entre eles. Pérez apresentou um problema no motor da sua Force India e abanou a prova quando se encaminhou para os boxes na sua parada. Já Stroll viu o pneu estourando depois de ser pressionado pelo companheiro de equipe, mas o canadense já havia estragado os compostos em uma travada na volta anterior ao realizar uma das curvas do circuito de Paul Ricard.

E por último vimos Alonso abandonar com uma quebra de suspensão na última volta, para fechar o final de semana ruim do espanhol, que já havia reclamado do quanto o carro era lento e de todos os problemas que a equipe tinha.

A Fórmula 1 retorna para o Grande Prêmio da Austria dia 29 para a primeira sessão de treinos livres. Não vai ter como sentir saudades.

Foto de capa: Globoesporte.com

lll Saiba como foi a Corrida

Depois da chuva forte no terceiro treino livre e de um pouco de garoa na classificação, a corrida teve início com um dia ensolarado e sem nuvens de chuva.

Vettel largava bem, mas no final da primeira curva ele e Bottas rodavam, com o finlandês da Mercedes indo parar em décimo oitavo, Sebastian Vettel era o décimo primeiro. O Safety Car era ativado e o alemão precisava se dirigir aos boxes da equipe por conta da asa dianteira que estava quebrada, assim como Bottas que tinha o pneu furado. O problema é que Sebastian Vettel acabou perdendo o ponto de frada e se encontrou com Bottas.

Pierre Gasly e Ocon saíam da prova depois de uma batida, o piloto da Toro Rosso batia na traseira do piloto da Force India, depois de Ocon vir muito para o lado esquerdo da pista. Alonso e Sirotkin se dirigiam para os boxes da equipe e retornavam com os pneus macios, assim como Vettel.

Sainz fazia uma boa largada, aproveitando-se das batidas ao ficar com o caminho livre, conseguia subir para a terceira posição, o espanhol havia largado do sétimo lugar.

Enquanto o carro de segurança estava na pista, as posições eram: Hamilton, Verstappen, Sainz, Ricciardo, Magnussen, Leclerc, Raikkonen, Grosjean, Pérez e Hulkenberg. Depois das paradas, Vettel para trocar os pneus e a asa dianteira e Bottas para trocar os pneus eram décimo sétimo e décimo oitavo, respectivamente.

O Safety Car saía da pista no começo da volta 6. Hamilton se mantinha na ponta e começava a abrir vantagem para Max Verstappen. Fernando Alonso escapava da pista, após disputar posição com Sebastian Vettel e com isso passava a ser o último colocado da prova.

Kimi Raikkonen começava a sua escalada e na sétima volta conseguia se tornar o sexto colocado. Charles Leclerc conseguia realizar a ultrapassagem em Grosjean, assim como o finlandês da Ferrari e se tornava o sétimo colocado. Sebatian Vettel já era o décimo terceiro, enquanto Bottas passava a ser o décimo sexto.

Na oitava volta, Sainz passava a ser atacado por Daniel Ricciardo, a disputa valia a terceira posição. Magunssen era ultrapassado por Raikkonen, perdendo o quinto lugar.

Na volta seguinte era a vez do australiano da Red Bull, concluir a ultrapassagem no espanhol na curva 8. A punição de Sebastian Vettel saía e ele receberia ou cinco segundos de acréscimo no seu tempo final se não parasse mais ou teria que cumprir ele nos boxes se partisse para mais uma parada.

Sebastian Vettel e Bottas seguiam escalando o grid, o alemão conseguia entrar na zona de pontuação após realizar a ultrapassagem em Hulkenberg.

Na volta 18, Hamilton seguia com a volta mais rápida da prova, pois havia registrado 1:36:637. Vettel já era o sexto colocado, enquanto Bottas seguia na décima primeira posição.

A chuva começava a se aproximar do autódromo e existiam chances de a prova terminar com o circuito molhado.

Na volta 22, Sebastian Vettel já era o quinto colocado e Bottas estava em décimo. As posições eram: Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Vettel, Sainz, Magnussen, Leclerc, Hulkenberg e Bottas.

Verstappen era o primeiro a se encaminhar para os boxes e estávamos na volta 26, o holandês retornava utilizando os pneus macios e se tornando o quarto colocado.

Serguey Sirotkin era punido com cinco segundos depois de ter reduzido  excessivamente a velocidade enquanto o Safety Car estava na pista, mas o piloto da Williams era apenas o décimo oitavo colocado. Sainz era o décimo quarto após realizar a sua parada na volta 27.

Hamilton tinha doze segundos de vantagem para Daniel Ricciardo, mas na volta 29 era a vez do australiano realizar a sua parada enquanto Bottas ultrapassava Charles Leclerc. Ricciardo retornava na quinta posição utilizando os pneus macios, atrás de Sebastian Vettel. Na mesma volta Magnussen e Pérez também se dirigiam aos boxes. O piloto da Haas retornava com os compostos macios, já o mexicano tinha problemas no motor e abandonava a corrida.

Charles Leclerc era chamado na volta 32 pela Sauber para se encaminhar aos boxes, retornando com os compostos supermacios. Grosjean era penalizado com cinco segundos por causar uma colisão na primeira volta da prova e na curva 1.

Hamilton era chamado pela equipe duas voltas depois da parada de Leclarc, retornando na segunda posição com os compostos macios e Raikkonen se tornava o líder da prova, já que ainda não havia realizado a sua parada.

Na volta 34  Ricciardo ultrapassava Sebastian Vettel, sem o alemão se opor ao ataque do australiano. Kimi Raikkonen era um dos pilotos a ser chamado para os boxes na volta seguinte, utilizando os pneus supermacios e ficava na quinta posição. Bottas era o sexto.

Entre os dez primeiros, apenas Hulkenberg e Vandoorne não haviam se encaminhado para os boxes para realizar uma única troca.

Kimi Raikkonen realizava a volta mais rápida da prova 1:34:810 na volta 37.

Na volta 38 era a vez do alemão da Renault finalmente se encaminhar para os boxes, retornando em décimo, com os supermacios instalados.

Na volta seguinte o finlandês passava a brigar com Sebastian Vettel e conseguia realizar a ultrapassagem subindo para a quarta posição.

Valtteri Bottas era ecaminhado para os boxes na volta 41, utilizando os pneus supermacios, enquanto isso a equipe tinha problemas na sua parada, pois abaixava o carro antes de finalizar a troca dos pneus. Na volta seguinte a Ferrari chamava Vettel para os boxes, para a instalação dos pneus ultramacios e para que a sua punição fosse cumprida, o alemão conseguia retornar na quinta posição, estando muito à frente de Carlos Sainz que vinha em sexto.

https://twitter.com/F1/status/1010906262689714176

Na volta 46, já chegando ao final da corrida, Kimi Raikkonen conseguia realizar a ultrapassagem em Daniel Ricciardo, tornando-se o terceiro colocado da prova. Alonso era visto se encaminhando para os boxes e retornava com os ultramacios na décima sétima posição.

Sainz tinha problema faltando três voltas para a finalização da corrida, seu carro passava a perder potência e era um alvo fácil para ser ultrapassado, com isso o espanhol perdia a sexta posição para Kevin Magnussen e Valteri Bottas.

https://twitter.com/F1/status/1010910309903749121

Uma bandeira amarela era acionada no setor dois, após o pneu de Stroll estourar e quebrar a sua asa dianteira, depois do canadense ser atacado por Sirotkin. Pouco depois o virtual Safety Car era ativado por conta dos detritos na pista.

A ultima volta terminava com bandeira amarela, Hamilton vencia a prova, seguido por Verstappen, com Raikkonen em terceiro.

Fernando Alonso abandonava a prova na última volta depois da suspensão da sua McLaren quebrar.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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