O GP da Bélgica será disputado em 2023, o anúncio foi realizado instantes da prova deste ano ser ter início. Existia muita expectativa quanto as negociações da prova e sua permanência no calendário. O traçado é um dos mais amados pelos pilotos e um dos mais queridos do público.
A Fórmula 1 está passando por um período em que deseja expandir não apenas o número de corridas do calendário, mas adicionar outros países a sua lista. Quem paga mais e demonstra mais interesse pela F1, tem tido prioridade para a realização das provas.
“A Fórmula 1 pode confirmar que o GP da Bélgica estará no calendário de 2023, após um acordo para estender nossa parceria juntos. Mais detalhes sobre o calendário de 2023 serão anunciados em outro momento”, informou a categoria.
A categoria já pensa em criar um sistema de revezamento para visitar mais países e dar oportunidade para que mais pistas possam receber a categoria.
Nesta última semana Stefano Domenicali, CEO e presidente da Fórmula 1, comunicou que o GP da França não será disputado no próximo ano, mas pode também entrar no sistema de revezamento em outras temporadas.
A saída do GP da Bélgica do calendário também foi muito especulada, principalmente com a categoria tentando entrar de forma mais pesada nos Estados Unidos, além de ter anunciado o GP de Las Vegas para ser disputado em 2023. A categoria também está mirando em um retorno à China. Além da Bélgica, Mônaco também tem a sua permanência analisada.
LEIA MAIS: F1 não disputará o GP da França em 2023, mas prova pode retornar em sistema de revezamento
BREAKING: The #BelgianGP will return in 2023 #F1 pic.twitter.com/zrJ0uKlUtV
— Formula 1 (@F1) August 28, 2022
“Temos que parabenizar o trabalho que os promotores da corrida realizaram. Vocês viram o investimento que eles fizeram. Você vê o número de pessoas que estão vêm aqui… Multidão incrível, atenção incrível com as pessoas, e isso é ótimo. Acho ótimo para o esporte”, disse Domenicali a Sky Sports F1.
“Sempre dissemos que a corrida faz parte da nossa tradição e tem um espaço muito importante no nosso calendário, e isso é um fato que queríamos compartilhar neste momento.”
Spa esteve pela primeira vez no calendário da F1 em 1950, junto ao começo da categoria. O traçado passou por várias mudanças ao longo do ano, buscando fornecer mais segurança aos pilotos. A última alteração aconteceu em 2021, melhorando as condições da pista e a oportunidade de receber outras categorias.