Antes da terceira edição do GP da Arábia Saudita ser realizada, conheça um pouco mais sobre a pista com os fast facts:
• O primeiro GP da Arábia Saudita foi disputado em 5 de dezembro de 2021;
• O circuito de Jeddah é um traçado de rua, mas que teve as suas estruturas construídas rapidamente para receber a F1 em 2021. Ele fica localizado em uma área à beira-mar próxima ao Mar Vermelho;
• O traçado precisou passar por algumas alterações desde a realização da primeira prova, para aumentar a segurança;
• Jeddah é o circuito de rua mais veloz presente no calendário;
• Existe um contrate no circuito ainda que ele seja o traçado de rua mais veloz: a curva 2 é a mais lenta do circuito, feita a cerca de 80 km/h, enquanto as curvas mais rápidas são 20, 21 e 26, feitas a 300 km/h.
• Por ser um traçado de rua veloz, o risco de incidentes é bem elevado. Nas duas provas que foram realizadas na Arábia Saudita, houve dois períodos completos de Safety Car, duas bandeiras vermelhas e cinco períodos de Safety Car Virtual.
• 79% da volta é realizada em aceleração plena;
• O Circuito de Jeddah Corniche é o segundo traçado mais longo do calendário (perdendo apenas para Spa-Francorchamps);
• Neste ano novas alterações foram realizadas no circuito após as diversas reclamações dos pilotos por conta da alta velocidade, atrelada a baixa visibilidade de alguns trechos;
• As principais mudanças são: as barreiras de proteção das curvas 14 e 20 foram reposicionadas – afastadas em 7,5 e 5 metros, respectivamente. As curvas 8 e 10 passaram por alterações para melhorar a visibilidade na entrada da curva, enquanto as curvas 22 e 23 foram alteradas para diminuir a velocidade em 50 km/h;
• Algumas novas zebras foram instaladas nas áreas de escape das curvas 3, 14, 19, 20 e 21. Zebras de metal foram substituídas por chanfradas nas curvas 4, 8, 10, 11 e 17;
• Um ajuste no DRS foi realizado em Jeddah para evitar as confusões que aconteceram nas últimas provas;
• São três zonas de ativação do DRS;
• O circuito conta com 27 curvas (16 à esquerda e 11 à direita);
• O asfalto é novo e pouco abrasivo e os times também vão lidar com a baixa aderência por conta da areia que é soprada para dentro do traçado. O problema que acontecem em Jeddah é semelhante ao circuito de Abu Dhabi, além da presença da areia, o vento muda de direção em vários momentos da sessão;
• O TL2 é a sessão mais importante, pois nela as equipes conseguem simular as condições da classificação e corrida, pois ela acontece no mesmo horário das atividades principais do fim de semana;
• O GP da Arábia Saudita é uma corrida noturna;
• Em número de vitórias Lewis Hamilton e Max Verstappen possuem uma vitória cada;
• O empate também acontece no número de poles, Lewis Hamilton e Sergio Pérez contam com uma, respectivamente;
• O traçado tem 6.174 KM, é o segundo traçado mais longo do calendário da F1, só perde para Spa;
• Os pilotos vão disputar 50 voltas;
• A Pirelli fornecerá a sua gama intermediária de pneus, assim como em 2022: C2 (Duro – Faixa Branca), C3 (Médio – Faixa Amarela) e C4 (Macio – Faixa Vermelha);
• A Fórmula 2 vai acompanhar a F1 dando suporte ao evento da categoria principal. Essa será a segunda etapa do calendário da F2;
• O campeão da temporada 2022, o brasileiro Felipe Drugovich dominou a prova na Arábia Saudita, além de conquistar a pole, Drugovich terminou a prova Sprint na terceira posição, enquanto venceu a corrida no domingo;
• Por outro lado, Théo Pourcheire que desafio Drugovich pela conquista do título da temporada, não teve um bom resultado nesta prova. O francês não somou pontos no sábado e abandonou a corrida do domingo. Théo se destacou na corrida do Bahrein de 2023 e é esperado que o piloto supere as adversidades de Jeddah para pontuar mais uma vez;
• A Pirelli que também é fornecedora de pneus da Fórmula 2, os competidores vão trabalhar com os pneus médios (faixa amarela) e os supermacios (faixa roxa);