George Russell faturou a sua 4ª vitória na Fórmula 1 no Canadá, o piloto britânico fez uma corrida segura do início ao fim, com o time conseguindo agir, mesmo após as investidas da Red Bull com Max Verstappen.
O time austríaco tentou movimentar a corrida de forma estratégica, mas o neerlandês precisou se contentar com a segunda posição. Andrea Kimi Antonelli celebrou a terceira posição e seu primeiro pódio, o italiano também fez uma corrida forte e pressionou o piloto da Red Bull em busca de uma dobradinha.
Ao final da prova, Kimi precisou se antentar aos movimentos da McLaren, mas com a corrida terminando em regime de Safety Car, ele pode se concentrar em apenas levar o carro para casa, se livrando da pressão.
Oscar Piastri faturou os únicos pontos da McLaren no Canadá, o australiano finalizou o evento na quarta posição. Nos últimos 10 giros, Norris e Oscar tentaram buscar pressinoar Antonelli pelo pódio, no entanto, o duelo entre eles também se tornou pessoal. Norris fez a ultrpassagem no companheiro de equipe, mas Piastri recuperou a posição, podendo frear um pouco depois no final do circuito.
Na abertura do giro seguinte, na reta de largada/chegada, Norris jogou o carro para o lado esquerdo e sem espaço, pisou na grama e ainda acertou o pneu traseiro de Piastri. O toque danificou a asa dianteira de Norris, enquanto o toque no muro de contenção, danificou o equipamento, fazendo o britânico abandonar imediatamente.
O que poderia ser mais uma porção de pontos, para a dupla que luta pelo título em 2025, resultou em abandono de Norris, quando Verstappen celebra um pódio.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton herdaram o quinto e o sexto lugar, respectivamente. A corrida da Ferrari foi feita por uma prova em que eles ficaram completamente isolados, sem reação para a prova do restante do pelotão.
Fernando Alonso completou a corrida na sétima posição, alcançando mais alguns pontos para a Aston Martin. O mesmo aconteceu com Nico Hülkenberg que faturou o oitavo lugar, após uma largada muito bem realizada. Esteban Ocon foi o nono colocado, seguido por Carlos Sainz.
O GP do Canadá é uma prova isolada no calendário e agora são cerca de duas semanas até a Áustria.
Saiba como foi o GP do Canadá
Após a classificação, ocorreram algumas mudanças no grid de largada: além de Isack Hadjar e Yuki Tsunoda punidos, Liam Lawson e Pierre Gasly passaram por alterações de configuração do carro, forçando os competidores a iniciar a prova dos boxes.
A punição de Hadjar, foi referente a atrapalhar Carlos Sainz no Q1, bloqueando a última tentativa de volta rápida do piloto espanhol, com isso, o piloto da Racing Bulls foi forçado a iniciar a prova da 12ª posição. Tsunoda por sua vez, classificou em 11°, mas por uma infração em bandeira vermelha, foi empurrado para o final do pelotão.
A pule ficou com George Russell, o britânico que imprimiu um ritmo forte nos treinos livres, conseguiu derrotar Oscar Piastri da McLaren e Max Verstappen da Red Bull. Quis o destino que Russell e o neerlandês dividissem a primeira fila no Canadá, depois da batida protagonizada por eles na Espanha.

Para a largada, foram de pneus duros Norris e Leclerc – entre os dez primeiros. O mesmo era válido para Ocon (14°) até Gasly, todos apostaram nos pneus C4 – faixa branca.
Com o apagar das luzes vermelhas, Russell saltou na ponta, defendendo dos ataques de Verstappen. Piastri precisou dividir a primeira curva com Antonelli e recuou para a 4ª posição. Colapinto, Albon e Hadjar, duelavam pelo meio do pelotão, com o piloto da Williams levando a pior e caindo para o 12° lugar, com o competidor extravasando os limites de pista para evitar uma colisão.
LAP 1/70
Alex Albon is pushed wide further around the first lap and loses out down in P12
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/0AEpyFpgwd
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Bortoleto iniciou a corrida em 15° e depois de ser superado por Carlos Sainz, conseguiu devolver a ultrapassagem no piloto espanhol.
Após uma largada sem incidentes, Russell comandava a corrida, sendo atacado por Verstappen, pois o neerlandês aproveitou o momento para fazer uso do DRS liberado na segunda volta, para atacar o adversário. Antonelli ficava um pouco mais tranquilo, com a distância que tinha tomado de Piastri.
Em seis voltas, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Hamilton, Alonso, Norris, Leclerc, Hülkenberg e Colapinto. O problema com Albon na largada, beneficiou Hülkenberg que saltou para o nono lugar e permanecia na posição, pois quem era ameaçado neste momento da prova era Colapinto. Participavam das investidas no argentino, Hadjar, Albon, Bearman e Ocon, enquanto Bortoleto, Sainz e Tsunoda eram rebocados, por estar logo atrás.
Com dez voltas, Russell contava com 1s8 de vantagem para Verstappen. Antonelli por sua vez, aproveitava o momento para atacar Verstappen, trabalhando com o DRS, o italiano contava com um momento de fragilidade dos pneus do neerlandês.
LAP 14/70
Our race leader is in the pits for new tyres
Russell covers off the undercut threat from Verstappen’s earlier stop
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/jdMu6iaAEj
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
No giro seguinte, Norris se livrou de Alonso, para ocupar o 6° lugar, o britânico se aproveitou de um erro do espanhol e se beneficiou da possibilidade de utilizar o DRS.
Durante o início do giro 13, Verstappen desistiu de duelar com Antonelli e seguiu para os boxes para instalar um jogo de pneus duros. O italiano da Mercedes avançou para a 2ª posição.
Esteban Ocon que estava encaixotado, aproveitou o momento para ultrapassar o companheiro de equipe e Hadjar. Pouco depois foi a vez de Russell e do francês da Racing Bulls se lançarem aos boxes.
Verstappen desencadeou a troca de pneus entre os ponteiros, Antonelli também respondeu à parada do piloto da Red Bull, retornando no 9° lugar, logo atrás de Max. Na volta 16, enquanto Norris ganhava a posição de Hamilton, o heptacampeão da Ferrari era orientado para fazer a troca de pneus e instalar os pneus duros. Fernando Alonso também fez a mesma movimentação.
LAP 15/70
Norris makes up another place! This time on the Ferrari of Hamilton who then heads to the
for fresh tyres
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/ll5bGQeOQJ
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Por conta da ampla reclamação da deterioração dos pneus, os pilotos que largaram com os pneus médios, continuavam preferindo os pneus duros. Na volta 17, que Norris liderava a prova, pois contava com os compostos de faixa branca da largada e era seguido por Leclerc. Russell era avistado na 3ª posição, avançando no grid, conforme as paradas aconteciam ao seu redor.
Depois de muito tempo preso atrás de Bortoleto, Sainz perdeu a paciência e fez a ultrapassagem no brasileiro. Tsunoda tentou repetir a dose e também deixou o piloto da Sauber para trás.
A movimentação na pisa continuava, Albon com problemas no carro, foi alvo fácil para Ocon e Sainz, para logo depois entrar em um duelo com o engenheiro, evitando realizar uma parada naquele momento da prova. Hamilton, por sua vez, precisava lidar com Ocon – enquanto o piloto da Haas fazia uma boa prova.
LAP 20/70
Sainz is through on Albon
The Spaniard’s hard tyres are delivering more than the mediums at this stage!#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/gvbv6HoIAQ
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Com 23 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Hamilton, Ocon, Sainz e Tsunoda. Bortoleto avançou para o 11° lugar, superando Albon.
Depois de Albon resistir ao chamado do engenheiro, foi aos boxes na volta 25. Por outro lado, Alonso ultrapassou Bortoleto, com o espanhol levando vantagem com relação à diferença dos pneus.
Atingindo a volta 26, Russell fez a ultrapassagem em Leclerc, para na sequência perseguir Norris. Duas voltas depois, a Ferrari chamou o monegasco aos boxes, para instalar um novo jogo de pneus duros. Com a movimentação da equipe italiana, Norris partiu para a instalação dos compostos médios.
LAP 30/70
Norris pits onto mediums to cover off Leclerc’s stop onto hards a lap ago
The Ferrari driver isn’t happy about the timing of his pit stop
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/X3enq6Xk3I
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Neste momento da prova, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Norris, Leclerc, Hamileton, Ocon, Sainz e Alonso. Tsunoda depois o top-10, mas ainda orbitava em 11°. Lawson ocupava a 13ª posição, estava novamente metido em duelo com Gasly, Hülk, Colapinto e Hadjar.
Alonso travou um duelo espanhol com Sainz, para retomar o 9°. Neste momento da prova, Ocon não seria incomodado tão cedo pelo piloto da Aston Martin.
Hülkenberg por sua vez, deixou Gasly e foi em busca de Lawson, tentando remar novamente ao top-10, em busca de levar um ponto para a Sauber.
Entrando a volta 38, Verstappen foi chamado pela segunda vez aos boxes, para evitar um confronto com Antonelli. O neerlandês foi devolvido para a pista ocupando a 6ª posição. O jogo da Mercedes foi fazer imediatamente a substituição de Antonelli, a diferença de aquecimento de pneus falou mais alto, mas ainda permitiu que o italiano permanecesse em duelo direto com o piloto da Red Bull.
Permaneciam com os pneus da largada, Ocon, Sainz, Tsunoda, Bortoleto e Gasly, a melhor condição era a dos dois primeiros, que figuravam no top-10.
Russell fez a segunda parada no giro 43, retornando atrás de Leclerc com o seus pneus duros novos.
No fim do grid, Stroll e Gasly se estravam, em uma briga que valia pela 17ª posição. Chegando à volta 47, Piastri fez a sua próxima substituição de pneus e partiu para o jogo de compostos duros. Norris assumiu a liderança, mas a ponta foi passada para as mãos de Leclerc no giro seguinte.
Com 48 voltas os dez primeiros eram.: Leclerc, Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Norris, Hamilton, Alonso, Ocon e Sainz. Albon encontrou uma agulha para encostar o carro, dando por encerrada a sua participação no GP do Canadá, por conta de um problema apresentado no motor Mercedes.
LAP 48/70
Albon pulls over and retires from the race!
He parks his Williams safely behind the barrier at the hairpin and we remain under green flag conditions#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/h8VqdAgYlB
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
A bandeira amarela localizada, não mudou em nada a corrida daqueles que esperavam um Safety Car. Hülkenberg se livrou de Tsunoda, para não dar sopa ao azar e continuar a sua corrida.
Bortoleto partiu para o pit-lane na volta 50, para devolver os compostos do início da corrida.
Na volta 54, depois de mais um embate com o engenheiro, Leclerc instalou os pneus médios, para ir até o final da corrida. O monegasco estava separado por mais de 10 segundos de Norris, enquanto Hamilton nem tinha a possibilidade de ameaçar o companheiro de equipe, por conta dos mais de 18 segundos entre eles.
Permaneciam com os pneus da largada, apenas Ocon, Sainz e Tsunoda. Com a volta 56 era a vez de Piastri buscar Antonelli, mirando um pódio no Canadá. O australiano era seguido por Norris, enquanto o britânico fazia o possível para se aproximar do companheiro de equipe, mirando mais pontos para a McLaren.
Liam Lawson foi orientado para abandonar a corrida, em um ato de preservar a unidade de potência.
Na liderança, Russell tentava controlar a aproximação de Verstappen, pois a diferença entre eles reduziu para 1s6.
Por fim, Ocon e Sainz foram aos boxes na volta 59, para instalar o jogo de pneus médios. Hülk passou a ocupar o oitavo lugar, para ficar confortável na zona de pontuação, embora estivesse com pneus duros de 39 voltas.
Entrando na volta 60, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Hülk, Alonso e Ocon.
A corrida se encaminhou para o final, com Piastri tentando pegar Antonelli em um trabalho em equipe feito com o apoio de Norris. Bortoleto voltou para ao 15° lugar, em sua posição de largada.
Na volta 67, Norris tentou uma ultrapassagem para cima de Piastri e quando o companheiro de equipe retomou o 4° lugar, o britânico buscou a posição em um local que não tinha espaço, jogando o resultado no lixo.
Com o abandono de Norris, a corrida foi encaminhada para a neutralização em regime de Safety Car, sem chance de Piastri tentar uma finalização para cima de Antonelli. Os competidores foram forçados para passar pelos boxes, para evitar os detritos na reta principal, por conta da asa dianteira de Norris que ficou espatifada.
Piastri and Norris come together in Canada!
Here's the collision between the two McLarens
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/sKo3GRQ63Q
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Russell recebeu a bandeirada na liderança, seguido por Verstappen e Antonelli. Piastri ficou com a quarta posição, seguido por Leclerc e Hamilton herdando uma posição cada.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.