AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Gasly renova contrato, mas revela que analisou opções antes de escolher a Alpine

Gasly admite que a escolha não foi óbvia, mas reforça o comprometimento mútuo e a confiança no trabalho para 2026

Pierre Gasly realizou a renovação do seu contrato com a Alpine, mas o francês admitiu que a decisão de firmar um novo acordo com a equipe francesa não foi uma escolha óbvia. O piloto afirma que explorou o mercado e verificou as suas opções antes de definir o futuro.

O piloto francês de 29 anos tem o mesmo desejo que outros pilotos da sua geração, conseguir disputar vitórias, pódios e títulos na Fórmula 1. No entanto, Gasly está na Alpine, um time que nos últimos anos tem sofrido diversas mudanças internas, mas segue sem conseguir emplacar bons resultados. Embora o time seja ambicioso, esse é um projeto que já foi fragmentado várias vezes.

Gasly acredita que falta confiança por parte da equipe para conseguir um carro. O time tem feito alguns ajustes, como descartar o uso da sua unidade de potência e trabalhar com os motores da Mercedes, o que poderia ser um alívio para que eles foquem apenas no desenvolvimento aerodinâmico.

Gasly está na Alpine desde 2023, após oficializar a sua mudança para a equipe em outubro de 2022. Inicialmente eles formaram um time francês com Esteban Ocon sendo o companheiro de equipe. Com Ocon deixando a equipe ao final de 2024, o outro competidor ficou com o cargo de liderança.

Em entrevista recente, durante uma coletiva de chefes de equipe na Holanda, Briatore admitiu que a Alpine agora estava confiando em Gasly para o projeto, sendo o mais adequado focar no francês.

O competidor falou um pouco mais sobre essa decisão de longo prazo que ele tomou para a sua carreira: “Acho que é bom ter alguma clareza e mostrar o comprometimento mútuo, da equipe comigo, e de mim para com a Alpine, e com o grupo de pessoas com quem estou trabalhando e me sentindo em um lugar muito melhor do que quando cheguei”, disse ao portal Planeta F1.

LEIA MAIS: Gasly acerta extensão de contrato e seguirá na Alpine até 2028

A Alpine está na lanterna do campeonato, somando apenas 20 pontos, todos conquistados pelo francês. Jack Doohan e Franco Colapinto não conseguiram ritmo para chegar ao menos na zona de pontuação.

Sobre ter analisado opções antes de fechar um contrato até 2028, Gasly disse: “Claro que sim [sobre analisar outras opções]. Quer dizer, é o que nós costumamos fazer. Não é algo tão óbvio, considerando o desempenho no início do ano. Então, há um pouco de reflexão por trás disso.”

“Mas, honestamente, acredito que esta seja uma opção muito forte. Só precisamos esperar para mostrar um bom desempenho no próximo ano.”

Precisando pensar em 2026, Gasly confirmou que apoiou a equipe para focar em 2026 e desistir do equipamento do ano passado e por consequência do carro de 2025.

“Eu apoiei a equipe desde o primeiro dia, para se comprometer totalmente até 2026. Tomamos algumas decisões táticas, para não desenvolver aquele carro, para interromper o desenvolvimento muito cedo. Provavelmente fomos afetados também pelas poucas mudanças no regulamento ao longo do ano, o que significou que começamos em um bom lugar e provavelmente perdemos desempenho ao longo do ano, enquanto outros conseguiram se desenvolver um pouco mais.”

“E olhando para as diferenças, você não está falando muito, mas dois, três décimos de um jeito ou de outro apenas te levam ao top-10 ou completamente para o fundo do grid. Infelizmente, estamos mais para o fundo. Mas em termos de decisão, sabemos que estamos nessa situação. Acho que todos os esforços que estamos fazendo para o próximo ano serão recompensados em alguns meses.”

“Sei que a equipe está trabalhando extremamente bem para o novo regulamento. Então, sim, mal posso esperar para começar 2026.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading