AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Gabriel Bortoleto troca McLaren pela Sauber e garante vaga na F1 em 2025

Brasileiro deixa o programa de desenvolvimento da McLaren e garante vaga no grid da Fórmula 1 com a Sauber, tornando-se uma das promessas da categoria

Gabriel Bortoleto estará em definitivo no grid da Fórmula 1 em 2025, após ser anunciado pela Sauber nesta quarta-feira (06) pelo time de Hinwil. O brasileiro deixará o programa de desenvolvimento da McLaren, para aproveitar uma oportunidade que surgiu na principal competição de automobilismo.

Com vagas limitadas no grid da Fórmula 1, existem poucas oportunidades para os jovens pilotos que estão na base. No entanto, o nome de Gabriel Bortoleto começou a participar de rumores nos últimos meses, quando ele cresceu muito na Fórmula 2.

Bortoleto passou a ser considerado para uma vaga na Sauber/Audi em julho e as conversas ganharam força depois da grande corrida realizada na Itália, quando o competidor largou da última posição e obteve a vitória. O time confirmou anteriormente a contratação de Nico Hülkenberg e passou a analisar as possibilidades no mercado para ter uma equipe sólida pelas próximas temporada. A vaga começou a ser disputada por Valtteri Bottas (que já é um membro da equipe) e pelo piloto brasileiro, além de Théo Pourchaire que é um piloto que faz parte da academia da Sauber.

No entanto, Bortoleto foi notado pela equipe de Hinwil, mesmo com o brasileiro integrando o programa de desenvolvimento da McLaren, desde outubro passado. Com o interesse da Sauber em Bortoleto, começaram as negociações com a McLaren, para que fosse possível realizar a liberação do brasileiro. Como são raras as oportunidades na F1, a equipe britânica optou por contribuir com o seu futuro, tendo em vista que não terá uma vaga para ofertar ao competidor.

O time e Woking parece bem resolvido com a sua dupla de pilotos, tanto que Oscar Piastri e Lando Norris tiveram os seus contratos renovados, pensando em manter a solidez do time.

Em sua despedida da McLaren, o time disse: “Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira”.

Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 em 2023 e lidera atualmente o campeonato da Fórmula 2 em seu primeiro e único ano na competição. Restando apenas duas etapas para o final do campeonato, o brasileiro conta com 169,5 pontos, 4,5 pontos a mais que Isack Hadjar.

O plano de carreira inicial para Bortoleto, era realizar dois anos de F2, mas o piloto entrou na disputa pelo título em seu ano de estreia. A performance do brasileiro não pode ser ignorada, assim como a conquista de Oscar Piastri que rendeu uma contratação pela McLaren, quando a Alpine ficou perdida com o seu futuro.

A Sauber é uma equipe que já preparou vários jovens pilotos e isso pode deixar quem acompanha a categoria otimista. No entanto, 2025 deve ser um ano muito semelhante com 2024, onde a equipe apenas preparou um carro para estar no grid, mas os seus recursos não são destinados para este campeonato e sim visando 2026, quando a Audi de fato estará no grid. Atualmente a equipe de Hinwil é apenas a lanterna da competição no Mundial de Construtores, sem faturar nenhum ponto.

Apesar da competição ter visado a entrada de mais fabricantes de motores para a Fórmula 1, a Audi precisará percorrer um caminho longo para entregar uma unidade de potência semelhante à dos rivais. Nos últimos meses, visando essa chegada da Audi, já foram realizadas algumas contratações e o time tem passado por algumas transformações por conta dessa demanda exigente.

Perguntado sobre o que mais espera para este tempo na Fórmula 1, Bortoleto disse: “Eu diria que minha progressão dentro da equipe na F1, preciso aprender muitas coisas novas e sim, estou ansioso para aprender muito e trazer um pouco de uma mentalidade jovem, espírito jovem e muita dedicação à equipe”.

Mattia Binotto assumiu o cargo de diretor técnico e de operações da Sauber Motorsport AG, após a saída de Andreas Seidl, CEO da Sauber e Oliver Hoffmann, anteriormente presidente do conselho de administração.

A Sauber já realizou a contratação de Jonathan Wheatley, que se juntará à Audi como chefe de equipe, depois de deixar a Red Bull.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo