AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Gabriel Bortoleto pontua pela primeira vez na F1 e celebra fim de semana especial na Áustria

Com grande trabalho realizado ao longo de todo fim de semana, Bortoleto converte participação no Q3 em primeiros pontos com a Sauber

Gabriel Bortoleto conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1 durante o GP da Áustria, disputado neste domingo (29). O piloto da Sauber viveu um fim de semana muito especial, participando do Q3 e encerrando o evento com um bom resultado.

Pode-se afirmar, que desde o início do evento, Bortoleto mostrou um ritmo forte, terminando as três sessões de treinos livres no top-10.

O brasileiro já tinha demonstrado um bom trabalho em classificação, mas esse foi o primeiro evento que Bortoleto conseguiu participar da última fase da classificação. Com uma ajudinha de Max Verstappen, o competidor iniciou a prova da 8ª posição.

A Sauber, então, resolveu não inovar na estratégia de corrida, para tentar obter alguns pontos. O time deixa a Áustria com os dois equipamentos dentro do top-10, já que Nico Hülkenberg fez uma excelente prova de recuperação e foi o nono colocado.

O Red Bull Ring é especial para o competidor brasileiro, já que em 2024, quando se tornou campeão da Fórmula 2, conquistou a sua primeira vitória na categoria de base, neste circuito.

Bortoleto tentou obter uma posição ainda melhor como resultado na corrida, mas a estratégia de uma parada para Liam Lawson (Racing Bulls) e Fernando Alonso (Aston Martin) foi efetiva. O brasileiro ainda tentou uma ultrapassagem no espanhol, próximo ao final da prova, mas como a proximidade da dupla da McLaren, Bortoleto teve apenas uma chance para fazer a manobra, mas foi superado por Alonso.

SPIELBERG, AUSTRIA – JUNE 29: Gabriel Bortoleto of Brazil driving the (5) Kick Sauber C45 Ferrari on track during the F1 Grand Prix of Austria at Red Bull Ring on June 29, 2025 in Spielberg, Austria. (Photo by Steven Tee/LAT Images)

“Sinto que tivemos uma batalha muito intensa – provavelmente a batalha mais intensa que já tive na F1 até agora”, disse Bortoleto após a corrida sobre o duelo final travado com Alonso. “Por fora, por dentro e depois brincando com as bandeiras azuis, também com [Lando] Norris e depois Oscar [Piastri].”

“Foi uma loucura, sabe? Não tenho nada a dizer, apenas uma ótima batalha, e estou feliz por conseguir lutar com o Fernando até o final da corrida por esses pontos.”

“Fizemos um ótimo trabalho nos pit-stops, fizemos um ótimo trabalho com a estratégia. Sinto que fizemos tudo o que estava em nossas mãos. Só espero que possamos manter isso – um fim de semana como este se repetindo todos os fins de semana… Acho que podemos marcar mais pontos na temporada e ter ótimos resultados.”

A Sauber optou pela inversão das posições de Hülk e Bortoleto, após a primeira rodada de pit-stops ser concluída, para dar mais chances ao brasileiro. Embora a diferença para Alonso fosse de 9 segundos, Bortoleto fez a aproximação e tentou a ultrapassagem.

Questionado ao final da corrida, se foi um alívio pontuar, Gabriel disse: “Eu sempre soube que era capaz. Não estou na Fórmula 1 por acaso. É bom finalmente pontuar – mais pela equipe do que por mim, porque eles merecem realmente os pontos e tudo mais”.

Nas últimas três corridas, a Sauber registrou 20 pontos, se comparado com a Red Bull, chama ainda mais a atenção – pois nesses mesmos três eventos, foram contabilizados apenas 19 pontos.

“Eu, particularmente, estou aqui porque quero vencer um dia. Não vou ficar feliz apenas porque marquei alguns pontos, sabe? Mas, com certeza, já é uma conquista. Devemos ficar feliz com cada pequena conquista e estamos indo na direção certa para realizar o nosso maior sonho, que um dia será ganhar campeonatos”, seguiu o brasileiro.

Desde o início do campeonato, o time suíço – que aguarda a entrada da Audi no próximo ano – tem feito algumas alterações no carro em busca de ritmo. Os últimos pacotes de atualização surtiram efeito e a melhor confirmação está no desempenho de pista.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo