Nesta quinta-feira (05) a McLaren anunciou Gabriel Bortoleto como novo membro do programa de desenvolvimento da equipe. O piloto brasileiro que se tornou campeão da Fórmula 3 em 2023, trabalhará sob a orientação de Emanuele Pirro.
Bortoleto foi destaque na temporada 2023 da Fórmula 3, não apenas pelo título conquistado, mas pela dominação, pois não perdeu a liderança do campeonato desde o começo do ano. O brasileiro realizou a sua estreia nos monopostos em 2020 participando do Campeonato Italiano de Fórmula 4, onde conquistou vitórias nas etapas de Monza e Mugello. Bortoleto seguiu para a Fórmula Regional by Alpine em 2021, fazendo duas temporadas na categoria antes de guiar pela Trident na Fórmula 3 em 2023.
A McLaren formou o programa de desenvolvimento em abril, no estilo academia que as outras equipes possuem, com o objetivo de apoiar os jovens pilotos em várias fases das carreiras: no kart até se tornar um piloto profissional para facilitar o progresso dos talentos que estão surgindo no esporte.
Gabriel Bortoleto de 18 anos, se junta à Pato O’Ward, piloto da Arrow McLaren na IndyCar, além do piloto reserva de 2024, Ryo Hirakawa e o jovem piloto da McLaren Ugo Ugochukwu. O brasileiro disputará a Fórmula 2 no próximo ano.
Nesta nova função, o piloto brasileiro vai trabalhar com Emanuel Pirro. O italiano competiu na Fórmula 1 entre os anos de 1989 e 1991, mas que se destacou em Le Mans após conquistar cinco vitórias.
Junto ao anúncio do piloto brasileiro, a McLaren aproveitou o momento para confirmar que assinou uma opção de um ano com o piloto italiano de Fórmula 4 Brando Badoer. O piloto será avaliado pela equipe ao longo do próximo ano, com potencial para ingressar no programa em tempo integral depois que a avaliação for concluída.