A temporada 2024 da FIA Fórmula-2 iniciou neste fim de semana em Sahkir, Bahrein, e trouxe à cena o estreante Gabriel Bortoleto, que protagonizou uma estreia memorável na categoria. Apesar da presença de pilotos experientes, o brasileiro surpreendeu ao garantir a pole position e conquistar lugares de destaque em ambas as corridas da rodada, finalizando o evento em quarto lugar na classificação geral do campeonato.
As atividades de pista no Oriente Médio começaram de forma diferente, com treinos livres e a sessão classificatória ocorrendo na quinta-feira. Diante de um novo carro, equipe e campeonato, Gabriel demonstrou preparação para os desafios que viriam pela frente. Enquanto no treino livre a atenção estava voltada para a preparação do equipamento, na classificação, os carros da equipe Invicta Racing se destacaram, conquistando as duas primeiras posições para o grid de largada da corrida principal. Apesar da desclassificação de seu companheiro de equipe, Kush Maini, Gabriel assegurou a pole position para sua estreia na Fórmula 2.
“Foi uma sensação estranha… logicamente eu estava muito feliz por fazer a minha estreia com pole-position na Fórmula-2, porém, assim como todo o time fiquei chateado pelo Kush. Ele fez uma grande volta e extraiu realmente o máximo do carro. Não deu para comemorar muito, mas, realmente, não esperava já chegar com pole na estreia”, comentou o piloto do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren.
As corridas do fim de semana foram emocionantes. Na Sprint Race, onde o grid é formado com a inversão dos dez primeiros colocados na tomada de tempos, Bortoleto largou da quinta fila, em décimo lugar. Com uma estratégia visando melhor performance na fase final da corrida, o piloto brasileiro enfrentou o desafio de utilizar pneus duros, o que demandou habilidade para manter-se no pelotão intermediário. Após uma corrida estratégica, Gabriel cruzou a linha de chegada em sexto lugar.
No domingo, optou-se novamente pelos pneus duros para a largada. Entretanto, um problema na tração do carro causou a queda de Bortoleto para o terceiro lugar logo no início da prova. Uma penalização por um toque em Isaac Hadjar na primeira curva o fez perder posições adicionais. Apesar dos contratempos, uma recuperação impressionante permitiu que o brasileiro terminasse a corrida em quinto lugar, demonstrando sua habilidade e determinação.
Posso dizer que me diverti bastante nas corridas. Mesmo sendo a minha estreia não me senti nervoso e, com as orientações de meus engenheiros, pude extrair o melhor de nosso carro e evoluir bastante nas duas corridas. Infelizmente o toque na corrida de hoje, seguido pela penalização, certamente me tiraram a chance de garantir um pódio na Feature Race. Porém, posso dizer que saio realizado por ter feito um bom trabalho. Só não estou mais feliz porque, realmente, sei que tinha potencial para brigar pela vitória e, com isso, não pude extrair a melhor pontuação no fim de semana. Aproveito para me desculpar com o Hadjar que nada teve a ver com o toque. Agradeço aos meus patrocinadores e aos fãs, por todo o apoio e mensagens que, sempre, me motivam a ir mais longe
Com 15 pontos conquistados, Gabriel Bortoleto ocupa agora a quarta posição no Campeonato. A próxima etapa será realizada no próximo final de semana em Jedah, na Arábia Saudita.