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Gabriel Bortoleto fatura primeira vitória na F2 com performance impressionante na Áustria

Gabriel Bortoleto fez ultrapassagens decivas para chegar até a liderança e faturar a sua primeira vitória na Fórmula 2

Neste domingo (30) o brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2. No início da prova foi necessário ultrapassar Joshua Duerksen, da AIX Racing. No entanto, depois que as paradas obrigatórias aconteceram, o piloto da Invica também precisou ultrapassar Pepe Marti, depois a corrida se desenhou em um momento de administrar o ritmo e os pneus para terminar a prova ocupando a primeira posição.

O argentino Franco Colapinto e o francês Isack Hadjar completaram o pódio da corrida principal na Áustria.

O brasileiro recebeu o troféu das mãos do bicampeão mundial de F1, Emerson Fittipaldi.

Saiba como foi a Corrida da Fórmula 2

A primeira fila era formada por Dennis Hauger e Joshua Durksen, seguidos por Gabriel Bortoleto e Franco Colapinto. A corrida já teve sua porção de drama logo no início, Dennis Hauger, Kush Maini e Jak Crawford enfrentaram problemas e o início da prova foi abortado. O trio precisou seguir ao pit-lane, Dennis perdeu o direito de começar a corrida da posição de honra e Bortoleto foi promovido para a para a segunda posição, com o caminho livre à sua frente.

A prova então foi iniciada e Durksen se manteve na ponta, pressionado pelo brasileiro, com Colapinto e Paul Aron buscando bons resultados. O argentino foi o único piloto entre os cinco primeiros a largar com os pneus macios, enquanto Aron e Hadjar apostaram nos pneus supercmacios, que davam um pouco mais de vantagem para os adversários no início da prova.

Durante a volta 4, Bortoleto e Duksen travaram uma luta pela liderança, na sequência o brasileiro concluiu a ultrapassagem, conseguindo se beneficiar com a freada da curva 4. Logo Bortoleto conseguiu abrir distância para o adversário. Colapinto aproveitou o momento para ganhar a posição do piloto da AIX Racing no sexto giro.

Os pneus supermacios performaram bem no começo da prova, mas logo começaram a perder rendimento, como já era esperado. Bortoleto começou a lidar com os compostos, enquanto o argentino fazia a aproximação.

Durante a volta 9 Zane Maloney abandonava a prova com problemas, o virtual Safety Car foi acionado brevemente, neutralizando a prova. Aos poucos os competidores que largaram com os pneus supermacios recorriam aos boxes para instalar os pneus macios e dar continuidade à prova.

Marti fez um bom trabalho de boxes e superou Bortoleto, sendo o líder virtual da prova, enquanto os outros competidores ainda realizavam as suas trocas de pneus.

Hadjar, Durksen e Aron foram punidos em cinco segundos por mudar de direção várias vezes durante a frenagem em suas batalhas anteriores.

A prova seguiu e na volta 20, Bortoleto estava grudado em Marti, no duelo que se desenhava pela vitória. O brasileiro mergulhou por dentro na curva 3 e fez a manobra de ultrapassagem para recuperar a liderança. Porém, os pilotos ainda tinham uma dura corrida pela frente, pois a prova tinha chegado na metade. Bearman que venceu a prova Sprint no sábado, lidou com problemas no carro e deu por encerrada a sua participação na prova.

A batalha de Bortoleto se tornou com Hadjar, mas o francês precisou se livrar da atitude defensiva do companheiro de equipe. Quando a passagem foi liberada na volta 27, cerca de dois segundos o separavam do brasileiro.

Enzo Fittipaldi que não fez uma boa classificação, realizou ultrapassagens importantes para escalar o pelotão para entrar na zona de pontuação. Fittipaldi encerrou a corrida na quinta posição, mas antes precisou se livrar de Durksen.

Restando 10 voltas para o final, alguns pilotos ainda estavam em pista, por conta do uso dos pneus macios. Os competidores aguardavam um momento mais favorável para cumprir a parada obrigatória. Bortoleto se livrou de O’Sullivan e foi atrás de Crawford.

O’Sullivan foi chamado aos boxes apenas na volta 32, Colapinto foi acionado no giro seguinte pela equipe, com a MP Motorsport conseguindo devolver o argentino em oitavo, logo atrás de Fittipaldi com os pneus supermacios para duelar com competidores que estavam com pneus mais velhos.

Bortoleto na liderança precisou controlar os seus pneus e o ritmo para vencer a corrida. A vantagem do brasileiro para Hadjar era de cerca de três segundos, com o francês pressionado por Marti, Aron e Colapinto que estava em um outro momento da prova.

Foi inevitável ver o argentino fazer ultrapassagens no final da prova e retornar para o pódio. Passou por Aron na volta 38 e na seguinte por Martin. No giro final, Colapinto superou Hadjar para obter o segundo lugar, mas não conseguiu alcançar Bortoleto, que então pode vencer a sua primeira corrida na Fórmula 2.

Com o encerramento da rodada, Paul Aron chega até a marca de 115 pontos, mantendo uma vantagem de nove pontos para Isack Hadjar. A vitória de Gabriel Bortoleto faz o brasileiro chegar ao terceiro lugar com os 85 pontos conquistados, enquanto Zane Maloney é empurrado para o quarto lugar e permanece com os 65 pontos ao lado de Franco Colapinto em quinto.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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