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Franco Colapinto encara temporada difícil e fala sobre relação com Briatore: “Ele é duro com todos”

Apesar das críticas de Briatore, Colapinto destaca aprendizado, resiliência e mantém foco em crescer dentro da Fórmula 1

O futuro de Franco Colapinto na Fórmula 1 e com a Alpine está em discussão. No entanto, o piloto argentino destacou o bom relacionamento com o consultor executivo da equipe francesa, mas reforça que ele é “duro com todos”.

Foi Briatore que levou Colapinto para a Alpine, após a breve passagem do competidor pela Williams – onde ele chamou a atenção. No começo do campeonato Jack Doohan estreou no campeonato como companheiro de Pierre Gasly, mas pela falta de resultados ele foi substituído pelo argentino antes do GP da Emilia-Romagna.

Desde que estreou, o competidor tem enfrentado alguns desafios, bateu durante alguns eventos e segue sem pontos – indo completamente na contramão que foi definido por Briatore, o que levou o italiano a declarar que “não estava feliz” com o desenvolvimento do seu jovem piloto.

Durante uma participação no podcast Beyond The Grid, Colapinto fez uma reflexão sobre como está sendo trabalhar com o dirigente.

“Tenho um relacionamento muito bom [com Briatore]”, explicou Colapinto. “Ele é duro com todos. Sua maneira de fazer a equipe funcionar e motivar as pessoas às vezes é um pouco difícil e às vezes pode parecer um pouco demais para quem não o conhece.”

“Mas ele é alguém que realmente acredito e que creio que vai impulsionar esta equipe e colocar a Alpine de volta ao topo. Aprendi muito com ele este ano. Ele me tornou muito mais forte.”

Em Zandvoort, Briatore falou mais uma vez sobre Colapinto, mas neste momento chamando a atenção para o que foi “provavelmente a [corrida] mais forte desta temporada até agora”, local onde ele conquistou a 11ª posição.

Briatore que tem o papel de avaliar o mercado de pilotos e realizar contratações para e equipe, está pensando se devem manter Colapinto ou se chegou o momento de dar uma oportunidade para Paul Aeron. O italiano já deixou claro que tendo mais de um piloto vinculado ao time, ele pode trabalhar com eles da forma que achar mais vantajosa.

“Ele me fortaleceu mentalmente e eu acredito que anos como esse, quando as coisas começarem a melhorar e quando começarmos a vencer, a ter bons resultados, a lutar no topo, é o que faz a diferença, então sou muito grato pela oportunidade que ele me deu, mas também por todo esse processo que estamos passando.”

No momento que Colapinto realizou a sua estreia no grid da Fórmula 1, foi uma tentativa da Williams de superar os problemas e as dificuldades que eles enfrentavam com Logan Sargeant. A passagem foi curta, já que para 2025 as coisas estavam acertadas e a dupla seria Alex Albon e Sainz.

“Quando entrei, eu estava sob muita pressão”, disse Colapinto. “Eu estava entrando na Fórmula 1 sem nenhum conhecimento e sinto que foi o momento em que senti mais pressão na minha carreira, quando comecei a correr na Fórmula 1. Então, depois disso, senti que nada poderia me vencer.”

“Quando vai bem, é muito fácil e também é difícil aprender muita coisa. Quando vai mal, quando você está no fundo do poço, é muito mais fácil aprender e se fortalecer.”

“Acho que foi isso que aconteceu depois daquele final de ano complicado em 2024. Também me deu muito mais força e aprendi muito mais. E este ano, tendo um começo difícil, também me tornou muito mais forte. Sinto que agora posso aproveitar essas coisas e me tornar muito mais resistente, o que é bom para o futuro, bom para quando realmente pudermos estar no topo, e acho que vai ser muito útil.”

Franco espera ter uma oportunidade para continuar se desenvolvendo na categoria, mas não está direcionando todo o seu foco nessa questão contratual.

“Não sei e não estou muito focado nisso. Acho que quero continuar construindo este ano. Há mais a aprender e tenho muito mais a descobrir, mas estou me sentindo melhor no carro, na equipe e sinto que estamos fazendo um bom trabalho juntos.”

A Alpine segue como lanterna do grid com apenas 20 pontos conquistados pelo trabalho realizado por Pierre Gasly, mas todos sabem o quanto o carro da Alpine não é competitivo e difícil de guiar. O time mudou o seu foco para as regras de 2026 ainda em 2024, tentando obter um ganho maior na mudança de regulamento.

“Claro, não é segredo para ninguém que o carro não está onde queremos e não está bom o suficiente no momento para ganhar pontos, mas chegará a hora e eu quero estar pronto para isso, então esse é, para mim, o foco principal no momento.”

“Vamos corrida por corrida, momento por momento, e vamos ver onde terminamos. Mas estou feliz por estar aqui e vamos ver como isso continua, este capítulo.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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