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FP3 México – Verstappen é o líder da última sessão antes da classificação, mas os times estão bem próximos

Para o treino que antecede a classificação, mas uma vez tivemos uma grande disputa pela ponta e desta vez os pilotos deram mais atenção as voltas rápidas, do que para simulação de corrida, que alguns acabaram executando, apenas nos 10 minutos finais da sessão. Max Verstappen foi o líder com 1:17:113, seguido por Lewis Hamilton que demorou um pouco mais para obter a marca, pois estava com problemas em encontrar o ajuste ideal do motor e sofreu com um pouco de falta de potência do mesmo até obter o mapa certo. Vettel ocupava o terceiro lugar com a sua Ferrari e a diferença entre eles era bem pequena. 

Gasly enfrentou novamente problemas com o carro e acabou nos boxes da equipe até o final da sessão, para a troca da bateria que necessitou ser executada, o piloto da Toro Rosso vai para a sessão de classificação sem ter dado muitas voltas na sexta-feira e com poucas informações sobre o carro e ainda sofrendo com mais punições.

A baixa aderência no Autódromo Hermanos Rodríguez continua e tivemos várias escapadas de pista na sessão, com pilotos como Stroll, Ocon e Carlos Sainz.

A classificação começa as 16h do horário de Brasília.

lll Saiba como foi o FP3

Wehrlein foi o primeiro a deixar a área dos boxes, seguido pelo companheiro de equipe e Kevin Magnussen, ambos utilizando os pneus ultramacios. Aos poucos outros pilotos também se dirigiam para a pista, para suas voltas de instalação.

Alonso tinha o primeiro tempo cronometrado, com 1:21:470, seguido por Vandoorne com 1:22:280. Pierre Gasly tinha problema com o motor da Toro Rosso e já ficava parado na curva que antecede as retas dos boxes e uma bandeira amarela era ativa no setor 3. O motor tinha sobreaquecido e o carro tinha que ser carregado para os boxes da Toro Rosso.

Raikkonen vinha em terceiro com 1:27:265. Com a pista livre os carros podiam voltar a andar normalmente e o finlandês melhorava para 1:18:925. Hulkenberg assumia a segunda posição com 1:19:390, mas logo depois era superado pelo mais novo companheiro de equipe, que marcava 1:19:255. Hartley era o quarto com 1:19:817.

Ocon assumia a liderança com 1:18:845 e também utilizava os pneus ultramacios, apenas a dupla da Ferrari, estava com os pneus supermacios. Pérez conseguia colocar a sua Force India na ponta com 1:18:772 e Vettel vinha em segundo com 1:18:793. Hulkenberg travava as rodas e era mais um piloto, vítima da pista escorregadia, da falta de aderência e também do ar rarefeito que não contribuía para a pressão aerodinâmica dos carros.

Hamilton se tornava líder com 1:18:081 e Verstappen vinha em segundo com 1:18:214. A ponta era bem disputada e era a vez do Bottas assumir a dianteira com 1:17:963 e mais pilotos extravasavam os limites de pista, como Ocon e Carlos Sainz.

Vettel subia para o quarto lugar com 1:18:492, com um pneu que já tinha oito voltas e logo depois recolhia para os boxes. Bottas seguia na ponta melhorando as suas marcas.

Ricciardo só foi para a pista quando o treino já havia atingido a sua primeira meia hora e o australiano aparecia em oitavo com 1:18:878. A atividade na pista diminuía e a maioria dos pilotos havia recolhido para os boxes. Ricciardo que se mantinha, dando voltas subia para a quarta posição com 1:18:240.

Sainz melhorava a cada volta e já ocupava o quinto lugar com 1:18:366, na décima volta do pneu ultramacios. Restando pouco mais de 20 minutos para o termino da sessão a dupla da Ferrari retornava com os pneus ultramacios para o segundo stint. Raikkonen pulava para terceiro com 1:17:767 e na volta seguinte Vettel pulava para a ponta com 1:17:230, para assumir a ponta e superar o finlandês da Mercedes.

Verstappen vinha voando na pista e mesmo dando uma errada no terceiro setor, marcava 1:17:223 e tomava a ponta de Sebastian Vettel. Hamilton que havia colocado um jogo de pneus ultramacios, não conseguia encaixar a melhor volta e reclamava de um problema de perda de potência do motor.

Ricciardo que também havia entrado com compostos ultramacios, acabava subindo para a terceira posição com 1:17:361 e Bottas melhorava um pouco mais em relação ao australiano, ao marcar 1:17:283. Vertappen errava no terceiro setor, mas conseguia melhorar a sua marca para 1:17:113.

Hamilton seguia reclamando do motor e a equipe informava que era uma questão de ajuste, que não havia nada de errado, com isso o inglês saltava para o segundo lugar com 1:17:188.

Apenas Verstappen e Bottas dos ponteiros acabara, retornando para a pista, mas se mantinha com ultramacios já usados na pista, mas os carros estavam mais lentos e trabalhavam a simulação de corrida, com menos de 5 minutos para o final.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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