FP3 Itália – Com 16 minutos de treino por forte chuva em Monza, Felipe Massa é líder

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

A chuva torrencial no circuito de Monza não permitiu um treino livre comum. A pista estava completamente encharcada e o cronometro acabou correndo sem piedade, afinal não é considerado uma sessão oficial e que precisa acontecer para que a corrida no domingo possa ter andamento. O carro de segurança foi para a pista fazer as verificações, mas era óbvio que havia pouca visibilidade e o próprio SC acabou sofrendo com a aquaplanagem em alguns trechos da pista.

A sessão acabou sendo liberada quando restavam apenas 16 minutos para o termino e apenas sete carros registraram tempo. Felipe Massa acabou como o primeiro colocado ao marcar 1:40:660, seguido pelo companheiro de equipe Lance Stroll.

Os pilotos preferiram não arriscar e a grande maioria ficou só com a volta de instalação. A classificação ainda é incerta, Charlie Whiting espera que as condições da pista melhorem para a execução da sessão, mas se não for possível a classificação pode ser adiada para antes da corrida na manhã de domingo.

lll Saiba como foi o FP3

https://twitter.com/F1/status/903899255915601920

O terceiro treino livre começava com muita chuva e as atividades para a sessão já estavam atrasadas. A temperatura na pista era de apenas 16 °C e estava completamente encharcada. O cronometro estava em contagem regressiva, mas a pista seguia fechada, sem ninguém ter ideia de quando os carros poderiam ir para a pista.

A sessão só começou as 6:44 horário de Brasília e os carros da Red Bull foram os primeiros a deixar o pit-lane para algumas voltas, seguido por Sainz, Hulkenberg, Vettel e Raikkonen. Restavam apenas 16 minutos para a finalização do treino e os carros estavam com os pneus de chuva extrema.

A visibilidade era bem baixa e nas retas a quantidade de spray não permitia ver quase nada. Aos poucos os carros já retornavam para os boxes e informavam que a pista estava muito escorregadia.

Carlos Sainz era o primeiro a registrar tempo e tinha 1:42:973, seguido por Kvyat com 1:45:033.  Apenas Stroll, Massa e Hamilton não haviam deixado os boxes da equipe. Carlos Sainz seguia na ponta e reduzia um pouco mais o tempo para 1:41:515 e Ericsson era o segundo com 1:44:701. Hamilton se encaminhava para a pista, para uma volta de instalação. Hulkenberg assumia a ponta com 1:41:491.

Com apenas 5 minutos para o término da sessão, mais alguns pilotos arriscavam registrar algum tempo. Massa era o terceiro com 1:42:196, seguido por Stroll com 1:42:569. Palmer passava em quinto com 1:44:369.

Massa conseguia assumir a ponta com 1:40:660 e Stroll era o segundo com 1:40:888, ficando com os melhores tempos da sessão.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.