A chuva torrencial no circuito de Monza não permitiu um treino livre comum. A pista estava completamente encharcada e o cronometro acabou correndo sem piedade, afinal não é considerado uma sessão oficial e que precisa acontecer para que a corrida no domingo possa ter andamento. O carro de segurança foi para a pista fazer as verificações, mas era óbvio que havia pouca visibilidade e o próprio SC acabou sofrendo com a aquaplanagem em alguns trechos da pista.
A sessão acabou sendo liberada quando restavam apenas 16 minutos para o termino e apenas sete carros registraram tempo. Felipe Massa acabou como o primeiro colocado ao marcar 1:40:660, seguido pelo companheiro de equipe Lance Stroll.
Os pilotos preferiram não arriscar e a grande maioria ficou só com a volta de instalação. A classificação ainda é incerta, Charlie Whiting espera que as condições da pista melhorem para a execução da sessão, mas se não for possível a classificação pode ser adiada para antes da corrida na manhã de domingo.
lll Saiba como foi o FP3
Saturday morning at Monza = 🌧💦☂️
FP3 coming up in just under 30 mins #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/8dX135gBuv
— Formula 1 (@F1) September 2, 2017
O terceiro treino livre começava com muita chuva e as atividades para a sessão já estavam atrasadas. A temperatura na pista era de apenas 16 °C e estava completamente encharcada. O cronometro estava em contagem regressiva, mas a pista seguia fechada, sem ninguém ter ideia de quando os carros poderiam ir para a pista.
🚥 GREEN LIGHT 🚥
16 mins remaining of FP3#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/SQSKYVfYrX
— Formula 1 (@F1) September 2, 2017
A sessão só começou as 6:44 horário de Brasília e os carros da Red Bull foram os primeiros a deixar o pit-lane para algumas voltas, seguido por Sainz, Hulkenberg, Vettel e Raikkonen. Restavam apenas 16 minutos para a finalização do treino e os carros estavam com os pneus de chuva extrema.
A visibilidade era bem baixa e nas retas a quantidade de spray não permitia ver quase nada. Aos poucos os carros já retornavam para os boxes e informavam que a pista estava muito escorregadia.
Carlos Sainz era o primeiro a registrar tempo e tinha 1:42:973, seguido por Kvyat com 1:45:033. Apenas Stroll, Massa e Hamilton não haviam deixado os boxes da equipe. Carlos Sainz seguia na ponta e reduzia um pouco mais o tempo para 1:41:515 e Ericsson era o segundo com 1:44:701. Hamilton se encaminhava para a pista, para uma volta de instalação. Hulkenberg assumia a ponta com 1:41:491.
Com apenas 5 minutos para o término da sessão, mais alguns pilotos arriscavam registrar algum tempo. Massa era o terceiro com 1:42:196, seguido por Stroll com 1:42:569. Palmer passava em quinto com 1:44:369.
Massa conseguia assumir a ponta com 1:40:660 e Stroll era o segundo com 1:40:888, ficando com os melhores tempos da sessão.
INITIAL CLASSIFICATION (END OF #FP3): Confirmation of the seven drivers who set lap times #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/kjzbhUSXiG
— Formula 1 (@F1) September 2, 2017