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FP3 Bélgica – Dobradinha da Ferrari com Raikkonen batendo o recorde da pista

Raikkonen manteve o bom desempenho que vinha apresentando na sexta-feira em Spa-Francorchamps, além disso o finlandês conta com quatro vitórias no circuito. O tempo de Jarno Trulli obtido em 2009, foi finalmente batido nessa sessão de treinos, o piloto que tinha 1:44:503, foi quebrado pelo homem de gelo que marcou 1:43:916. 

Os tempos ficaram bem mais próximos nessa ultima sessão antes da classificação que acontece hoje (26), às 9 horas da manhã, pelo horário de Brasilia. Raikkonen foi 0s197 mais rápido que o companheiro de equipe e Hamilton ficou a apenas 0s001 de Sebastian Vettel. Max Verstappen foi o quarto colocado e para fechar o top-5 Bottas aparecia com a sua Mercedes. 

O treino começou com algumas voltas de instalação e uso dos pneus intermediários de chuva, já que ela havia aparecido na manhã belga. Os pilotos demoraram para começar o treino de forma efetiva, já que a pista ainda tinha muitas áreas úmidas e ficaram aguardando uma melhor condição para arriscar as primeiras voltas no circuito. 

Felipe Massa finalmente voltou para a pista hoje, depois da batida que acabou protagonizando na sexta-feira de manhã. Ficou com um décimo sexto lugar e teve que correr atrás do prejuízo do dia anterior. Stroll obteve a décima quinta posição, mas o desempenho de ambos foi bem discreto. 

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Um pouco antes do terceiro treino livre começar havia chovido em Spa, portanto os pilotos quando foram para a pista no início da sessão estavam os com pneus intermediários de chuva, algumas áreas na pista estavam mais molhadas que outras. Somente a Ferrari optou em usar os compostos supermacios na volta de instalação de Vettel. Magnussen foi o primeiro a deixar os boxes, seguido por Wehrlein e Grosjean.

Passado 10 minutos da sessão e ainda não tínhamos tempos registrados. As equipes seguraram um pouco mais os pilotos para esperar uma situação melhor de pista. Kvyat da Toro Rosso, havia marcado 1:48:498 com os pneus suparmacios.

A Williams que precisava correr contra o relógio para ajustar o carro de Felipe Massa para a classificação, já que o brasileiro tinha ficado de fora dos treinos na sexta-feira, pois havia batido no primeiro treino livre e danificado muito o carro, foi para a pista com os pneus ultramacios.

Sainz registrava 1:47:620 e logo em seguida Bottas assumia a ponta com 1:46:493. Massa era quarto com 1:48:929, mas apenas um carro da Mercedes, os dois da Toro Rosso e os dois da Willimas tinham tempo cronometrado.

Hamilton já superava o companheiro de equipe ao marcar 1:45:480. Raikkonen colocava o carro da Ferrari na segunda posição com 1:45:583 e na mesma volta Bottas travava os pneus na curva 1. Sainz seguia na frente do companheiro de equipe, agora na quarta posição com 1:47:278.

Ricciardo assumia a terceira posição ao marcar 1:45:923 e Grosjean passava a ocupar o sétimo lugar com 1:48:133. Verstappen melhorava e subia para quarto com 1:46:107, mas pouco tempo depois Vettel registrava 1:45:737 e assumia o terceiro lugar. Kimi Raikkonen na quinta volta dos pneus e com a melhora da pista assumia a ponta com 1:45:422.

Alonso pulava para sétimo com 1:46:889 e Hulkenberg era oitavo com 1:47:108. Vettel se tornava o segundo com 1:45:458. As posições do meio do grid estavam bem movimentadas e Jolyon Palmer conseguia colocar o carro da Renault em sétimo com 1:46:648 e superava o companheiro de equipe que havia conseguido melhorar o tempo para 1:47:023, mas se mantinha em nono.

Ricciardo e Verstappen começavam uma nova rodada de tempos e utilizavam os pneus ultramacios. Com um pouco mais de 20 minutos restantes para o termino da sessão, Kvyat acabou tendo problema com o carro na curva 5, o motor perdeu potência e apagou, a equipe pedia para que ele encostasse o carro em um lugar de segurança e uma bandeira amarela foi ativada no setor.

Daniel Ricciado passava a assumir a ponta ao marcar 1:45:286 e os ponteiros da sessão também já haviam calçado os pneus ultramacios. Não demorou muito e Max Verstappen era o novo piloto da Red Bull a assumir a ponta com 1:45:034, mas logo em seguida o piloto reclamava que os compostos já haviam acabado.

Raikkonen vinha para tomar a ponta dos carros da Red Bull, que agora começava a ser concorrida e tinha 1:43:916. Vettel ficava com o segundo lugar com 1:44:133 e Hamilton passava a ser o terceiro com 1:44:114. Bottas era quinto com 1:45:230.

Massa seria investigado depois que a sessão acabasse, por não ter reduzido a velocidade do carro, no trecho em que haviam duas bandeiras amarelas agitadas, quando Kvyat acabou encostando o carro, depois da falta de potência do motor.

Stroll se tornava o sétimo com 1:46:620 e Massa era apenas o décimo sétimo. Grosjen melhorava e acabava empurrando Stroll uma posição para baixo, assumindo o sétimo lugar com 1:46:196, logo depois da equipe ter mexido nos freios do seu carro.

Pérez subia de décimo segundo para oitavo com 1:45:857 e a dança das cadeiras do meio do pelotão seguia, Ocon passava a ser nono com 1:46:179. Palmer voltava a superar o companheiro de equipe e retornava para a sétima posição com 1:45:491, Hulkenberg era décimo terceiro com 1:46:370. Alonso melhorava e colocava a McLaren entre os carros da Force India, passando a ser o nono com 1:46:060.

Ericsson era o único piloto que não tinha registrado tempo. O piloto da Sauber havia dado apenas uma volta de instalação e passado toda a sessão nos boxes. Ericsson só foi para a pista quando faltavam 3 minutos para o termino da sessão e permanecia na última posição com 1:48:300.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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