FP3 Abu Dhabi – Mercedes assume a liderança da sessão com Hamilton e Bottas na ponta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

A última sessão de treinos livres foi dominada pela dupla da Mercedes, contando com Lewis Hamilton na ponta após marcar 1:37:627, depois de uma sexta-feira marcada pelo equilíbrio de forças entre Ferrari e Mercedes.

Bottas ocupou o segundo lugar ficando a penas 0s273 atrás do companheiro de equipe, Raikkonen ficou com o terceiro lugar, seguido por Sebastian Vettel. No final do treino os carros da Red Bull retornaram para a pista em busca de mais algumas voltas rápidas e se antes estavam disputando espaço com a dupla da McLaren, finalmente conseguiram se impor e ficaram com o quinto e o sexto lugar.

Sem maiores surpresas, apenas um guarda sol acabou roubando a cena depois de voar para dentro da pista e causar um virtual Safety Car.

A classificação tem início às 11 horas pelo horário de Brasília

lll Saiba como foi o FP3

Assim que os boxes foram liberados, Sebastian Vettel já se encaminhava para a pista com os pneus ultramacios, acompanhado por Wehrlein, Bottas e Ericsson que estavam com os pneus macios, mas os pilotos davam apenas uma volta de instalação e retornavam para os boxes.

Vandoorne era o primeiro a registrar tempo e tinha 1:41:103 com um pneu ultramacio que já tinha sete voltas. Outros tempos demoraram para aparecer, pois a maioria dos pilotos ficaram nos boxes por dez minutos, até que Kimi Raikkonen retornou para a pista com os ultramacios, assim como Sebastian Vettel.

Raikkonen assumia a ponta com 1:38:999 e Hartley conseguia o terceiro tempo por 1:42:330, no entanto o piloto avisava que estava difícil de guiar, pois o carro estava saindo muito com a dianteira, mas os pneus não haviam atingido a temperatura ideia.

Vettel passava em segundo com 1:39:152 e Bottas assumia a terceira posição com 1:39:205 e o finlandês da Mercedes travava a roda dianteira esquerda no mesmo ponto que Kimi Raikkonen.

Quando Hamilton foi para a pista, o inglês passou a assumir a dianteira com 1:38:702 e os pilotos alternavam volta rápida, com voltas mais lentas, para fazer o resfriamento do carro.

Já atingindo os primeiros 20 minutos da sessão, apenas sete pilotos tiveram o tempo aferido. A ponta era bem disputada e Bottas subia para a primeira posição com 1:38:637 mas Hamilton pouco tempo depois superava o companheiro com 1:38:159. Alonso era o quinto colocado com 1:39:898, Vandoorne estava em nono com 1:41:103.

Já ultrapassando a primeira hora apenas os carros da Williams não tinham tempo registrado e seguiam nos boxes. Verstappen ocupava o quinto lugar com 1:39:441, mas pouco tempo depois o holandês era superado pelo companheiro de equipe que saltava do nono lugar para o quinto com 1:39:160.

 

Uma bandeira amarela era acionada no circuito, mas pouco tempo depois o virtual Safety Car era ativo já que um guarda sol acabou voando para dentro do autódromo, mas assim que ele foi retirado a atividade acabou se normalizando.

Assim que Felipe Massa conseguiu deixar os boxes, passou a ocupar o nono com 1:39:949 e Hulkenberg era visto em sétimo com 1:39:782, enquanto Sainz era o décimo primeiro com 1:39:974, mas havia retornado para os boxes.

Sebastian Vettel retornava para a pista, começando um novo stint com pneus ultramacios novos e subia para a segunda posição com 1:38:292, mas pouco tempo depois era a vez de Kimi Raikkonen retornar para ponta após registrar 1:38:157 e Vettel se tornava o terceiro colocado.

Vettel seguia melhorando as suas voltas, mas se mantinha em terceiro com 1:38:174, Alonso se colocava no sexto lugar entre os carros da Red Bull após registrar 1:39:638. Era a vez de Hamilton iniciar o seu novo stint e superava Raikkonen com o tempo de 1:37:627 colocando 0s530 no finlandês da Ferrari. Com seis voltas no pneu, Bottas conseguia atingir o segundo lugar com 1:37:900 e restavam pouco mais de 10 minutos para o final da sessão.

Os carros da Red Bull entraram na pista e conseguiram superar os dois carros da McLaren, conseguindo ocupar o quinto e o sexto lugar.

Hamilton se sustentou na ponta, seguido por Bottas e Raikkonen.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.