ColunistasFórmula 1

FP2 – Ferrari da o troco com Raikkonen e fecha treino de sexta na frente em Montreal

A Ferrari conseguiu virar o jogo e Kimi Raikkonen assumiu a ponta do segundo treino livre que aconteceu está sexta (09). O finlandês marcou 1:12:935 com pneus ultramacios, Lewis Hamilton ficou com o segundo lugar e Sebastian Vettel veio para fechar o top 3. Felipe Massa em sexto e Fernando Alonso depois da bandeira quadriculada subiu para a sétima posição.

| FP2

Carlos Sainz era o primeiro a sair dos boxes, já que o mesmo ficou fora do primeiro treino depois de enfrentar problemas com o motor da sua Toro Rosso. Os dois pilotos da Ferrari foram para pista e ambos chegaram a ocupar o topo da tabela. Dessa vez a equipe optou por manda-los com os pneus supermacios. A melhora no rendimento dos compostos se dava a cada volta, mas a pista também ficou mais quente com o passar do dia e dava uma ajuda a mais para se obter um melhor rendimento. Raikkonen diminuía o seu tempo a cada volta.

Os carros da Force India aproveitaram que a Mercedes ainda não estava na pista para desfrutar um pouco do terceiro e do quarto lugar e Ocon superava Pérez. Grosjean era o primeiro a rodar na pista e o piloto da Haas acabou reclamando várias vezes do desempenho e ajustes do carro.

Os carros da Mercedes, demoraram em torno de 15 minutos para irem para a pista e dessa vez, Bottas saia com os compostos macios, enquanto Hamilton usava os supermacios. Aos poucos a dupla de flechas de prata se colocava entre os carros da Ferrari, Hamilton era terceiro com 1:14:445 e Bottas vinha para assumir o segundo lugar com 1:14:079. O aumento de temperatura também era bem aproveitado pela dupla e não demorou muito para o inglês começar a andar na casa de 1:13.

Com quase meia hora de treino já realizado, Alonso era o único piloto que ainda não havia registrado tempo. A McLaren ainda tentava resolver os problemas que haviam aparecido no primeiro treino livre. Por outro lado a dupla da Ferrari era liberada com pneus ultramacios e Vettel marcava 1:13:744 e também melhorava o seu tempo gradativamente. Raikkonen era segundo com 1:13:336. A dupla da Mercedes não perdeu tempo dessa vez e também foi para os boxes trocar os pneus, Bottas era visto em terceiro com 1:13:458 e Hamilton bem próximo do seu companheiro com 1:13:955. Hamilton deu o pulo do gato para o segundo lugar com três voltas do pneu e marcava 1:13:150.

Felipe Massa da Williams era quinto com 1:14:063 mostrando uma melhora em relação ao primeiro treino. Grosjean perdia o carro mais uma vez e já era a terceira vez no dia e continuava as reclamações sobre o carro, enquanto isso a equipe dava um balde d’água fria nele ao avisar que Kevin Magnussen vinha em volta rápida e em breve alcançaria ele na pista. Kevin saltou da décima oitava posição para décimo segundo e continuava a melhorar o seu tempo.

Max Vestappen experimentara reduzir um pouco a velocidade e acabava travando os pneus, logo em seguida ele avisava para a equipe que era melhor continuar aquecendo os compostos e se manter em volta rápida do que reduzir a velocidade, pois ficava mais complicado de guiar o carro e os pneus travavam com mais facilidade.

Faltando pouco mais de 30 minutos para o encerramento da sessão, Fernando Alonso era mostrado dentro do carro e a equipe se preparava para liberar o piloto. Vandoorne era mostrado na pista perdendo o controle do carro e quase indo de encontro com o muro dos campeões. Alonso pouco depois era enviado para a pista com pneus supermacios.

Bottas também rodou no contorno da curva 1 e acabou levantando sujeira na curva 2, Vettel que vinha logo atrás teve que desviar do piloto que estava atravessado na pista, pegando um atalho. Duas voltas depois o alemão também seria vitima da curva e também acabaria rodando. Kvyat e Grosjean também eram mostrados pela transmissão perdendo a traseira do carro, a pista se mostrava mais escorregadia do que nos últimos anos.

Com menos de vinte minutos para o termino da sessão, Max Verstappen enfrentou problemas com o câmbio do seu carro, o piloto que vinha em volta rápida viu o mesmo ir para neutro abruptamente e acabou causando uma bandeira vermelha pois parou entre as curvas 6 e 7. O carro de Max rendeu uma ótima cena, vendo uns dos fiscais de pista se atrapalhar com a retirada do carro e acabar caindo na pista. Daniel Ricciardo também teve problemas com o motor do seu carro e só apareceu na décima quinta posição.

A sessão retomou e ainda restavam 12 minutos, os pilotos aproveitaram os últimos instantes para retornar para a pista. Sergio Pérez acabou rodando na curva 1 e Kvyat na 6. Depois da bandeira quadriculada, Fernando Alonso era visto marcando 1:14:245 e assumindo o sétimo lugar.

Sebastian Vettel após o termino da sessão falou sobre como acredita no desempenho dos carros e que eles vão estar fortes para a classificação de sábado e que podem brigar pelos dois primeiros lugares no grid. Raikkonen mesmo sabendo que a equipe precisa acertar algumas coisas amanhã, acredita que um bom trabalho está sendo feito.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading