A primeira sessão de treinos livres em Xangai começava com as temperaturas baixas. O Grande Prêmio da China já é conhecido pelas suas instabilidades climáticas e, assim, no final da sessão a chuva começava a se aproximar do circuito onde, talvez, a segunda sessão pode ser realizada embaixo de aguaceiro.
Lewis Hamilton passou a liderar o TL1 quando registrou 1:33:999 utilizando os pneus macios, mas a ponta foi bem concorrida no início, pois cada equipe investia em uma estratégia de testes com os compostos que tinham disponíveis para o final de semana.
Kimi Raikkonnen terminava o treino na segunda posição e Bottas era o terceiro com 1:34:358.
A pista seguia parecendo um sabão e até mesmo os pilotos mais experientes e com mais tempo de casa não conseguiam guiar o carro sem cometer erros. A curva 16 foi a mais difícil para manter o carro firme, Max Verstappen acabou sendo salvo pela brita em uma escapada de pista neste trecho.
A Haas seguia com um bom desempenho e Magnussen aparecia na sétima posição com Grosjean em nono.
Nos últimos minutos as equipes aproveitaram para investir na simulação de corrida e conhecer um pouco o comportamento dos pneus ultramacios na pista, com o risco de chuva para a segunda sessão, eles não queriam perder tempo dentro dos boxes.
O Segundo Treino Livre começa as 3 h, pelo horário de Brasília.
Cool and cloudy conditions ahead of FP1 in China ☁️#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/KPtXgSjCK6
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
lll Saiba como foi o Primeiro Trino Livre
Assim que a pista foi liberada, Sirotkin com a Williams liderava a fila que se formava no pitlane e os pilotos seguiam para fazer a sua volta de instalação, utilizando os pneus macios e médios e apenas Stoffel Vandoorne estava com os compostos ultramacios.
GREEN LIGHT 🚥
We're underway in Shanghai 🙌
Follow along with live timing and updates for FP1 >> https://t.co/MddmLh2Nm7#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/vVXOfoltSz
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
O russo da Williams também foi o primeiro a ter volta registrada, com 1:42:648, mas era um tempo muito alto ainda para o circuito. Apenas Verstappen e Bottas eram os únicos que ainda não haviam registrado uma volta de instalação nos dez primeiros minutos de sessão.
Lance Stroll puts the first lap time on the board in FP1
His 1:42.648 effort gets things underway ⏱️#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/1oRGpnUhsS
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Fernando Alonso, que retornava para a pista e a encontrava livre, vinha explorando todos os seus pontos até que registrou 1:38:765, passando a assumir a liderança da tabela, pouco depois era a vez de vermos Kimi Raikkonen se encaminhar para o circuito na busca por voltas rápidas.
Alonso joins the party with a 1:38.765 to go quickest#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/4iBeqefheK
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Não demorou muito tempo para o finlandês assumir a liderança da sessão quando registrava 1:37:651 com os compostos médios, ao contrário de Alonso que ocupava o segundo lugar com os pneus macios. Mesmo para o piloto da Ferrari, que já tem muita experiência no circuito, cometeu alguns erros e escapou nas suas voltas rápidas, mas a pista chinesa é conhecida por ser um sabão, já que são poucas as competições disputadas ao longo do ano e por isso ela sofre com a baixa aderência.
Vandoorne passava a ocupar a terceira posição com 1:39:776, mas aos poucos outros pilotos registraram seus tempos, como Verstappen que assumia o primeiro lugar com 1:37:539 utilizando os pneus médios, Raikkonen seguia em segundo com 1:37:646 e Pérez pulava para o terceiro lugar com 1:38:047.
As rodadas de volta rápida começavam a ficar mais disputas e os pilotos se aproximavam da primeira meia hora de sessão já concluída. Grande parte dos pilotos estava na pista e a ponta era bem concorrida, Bottas registrava 1:36:587 colocando a Mercedes em primeiro e era seguido por Raikkonen com 1:36:679 e Vettel com 1:36:963, no entanto Hamilton, que estava trabalhando a sua volta, rápida não demorou para tomar o posto do companheiro de equipe quando registou 1:35:218 e o inglês havia errado ainda nessa sua volta.
Mercedes, Ferrari, and Red Bull all trade quickest times at the top
Hamilton's the new leader on a 1:35.218#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/GLtmNSnGZs
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Vettel era mais um dos pilotos que perdia um pouco da tração e via o seu carro precisando ser domado no circuito chinês, no entanto o alemão conseguia segura-lo e se mantinha na segunda posição com 1:36:386.
Encontrar o acerto perfeito também era complicado, sempre que os carros paravam nos boxes os mecânicos faziam alguns ajustes e o tempo com a permanência dos pilotos na pista seguia reduzindo.
Bottas saltava para a segunda posição ao registrar 1:35:701 e Verstappen era o terceiro colocado com 1:36:123 e apenas as os carros da Ferrari estavam nos boxes, restando pouco mais de 55 minutos para o término da sessão.
All-important pit stop practice for Ferrari 👌#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/ZyJfrn4E6H
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Chegava a hora da primeira troca de pneus para as equipes e a pista passava a ficar momentaneamente sem atividade.
Fernando Alonso foi o primeiro piloto a retornar para a pista, desta vez utilizando os pneus ultramacios, aproveitou para treinar a largada e na volta seguinte passou a ocupar a quinta posição com 1:36:044. Os pilotos mais uma vez retornavam para a pista e Pérez passava a ser o sexto colocado com 1:36:051 utilizando os pneus médios.
Restando pouco mais de meia hora para o término da sessão era a vez de Sainz saltar para a terceira posição com 1:35:616, mas os carros da Mercedes acabavam retornando para mais algumas voltas rápidas e Hamilton abaixava o seu tempo para 1:33:999, seguido por Bottas com 1:34:661, mas pouco tempo depois Daniel Ricciado registrava 1:34:537 assumindo a segunda posição.
Hamilton juuust breaks the 1:34 barrier, with a 1:33.999 on Softs 👀#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/wqlsMXJGrs
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
A chuva começava a se aproximar do circuito e existia chance de chuva forte na segunda sessão.
Verstappen que vinha em busca de uma volta rápida, acabou perdendo o controle do carro na curva 16 e com isso foi parar na brita, o errou custou ao holandês um jogo de pneus ultramacios.
A close call for Verstappen 😬
The Red Bull driver goes off at the final corner, but avoids the barriers#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/f6fQmv5BWK
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Kevin Magnussen surpreendia ao encaixar o carro da Haas em quinto lugar registrando 1:35:178 e Bottas que estava em segundo melhorava para 1:34:457.
Cherles Leclerc era mais uma vítima da escapada de pista com o seu carro da Sauber e sim ela seguia muito escorregadia, principalmente na curva 16.
Vandoorne skitters through the gravel 😬
But does well to keep it out of the barriers#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/OcBG8vkeuU
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
Quando o treino se aproximou dos 15 minutos finais os pilotos começaram a investir na simulação de corrida para testar a durabilidade dos pneus e principalmente aqueles que estavam utilizando os pneus ultramacios nesta fase final.
🏁 TOP TEN (END OF FP1) 🏁
HAM
RAI
BOT
RIC
VER
VET (📸)
MAG
SAI
GRO
HUL#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/yn2PUZTbfy— Formula 1 (@F1) April 13, 2018
INITIAL CLASSIFICATION (END OF FP1)@LewisHamilton tops the first session of the weekend in Shanghai 💪#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/q1RQcrOqHX
— Formula 1 (@F1) April 13, 2018