ColunistasFórmula 1Post

FP1 – Hamilton lidera primeira sessão de treinos na Áustria e McLaren com os dois carros no top 10

O final de semana na Áustria, começou com a liderança de Lewis Hamilton, o piloto da Mercedes foi o mais veloz da primeira sessão, marcando 1:05:975 com pneus macios que já tinham mais de 10 voltas. Bottas era segundo, mas nos minutos finais do treino Max Verstappen acabou tomando a posição do finlandês.

| Saiba como foi o FP1

Uma fila de carros de formou no pit-lane, um pouco antes das luzes verdes se acenderem e a sessão ser liberada, mas o primeiro tempo só foi registrado quase 10 minutos depois e algumas voltas de intalação.

Esta sessão contou com a presença de dois pilotos de testes, a Renault investia em Sergey Sirotkin no lugar de Nico Hulkenberg e a Force India em Alfonso Celis Jr no lugar de Sergio Pérez.

Enqunto Kimi Raikkonen rodava na pista, Verstappen era o primeiro a abrir volta com 1:09:481, com os pneus macios (faixa amarelos) e na volta seguinte abaixou o tempo um pouco mais, marcando 1:08:429.

Massa deu três voltas de instalação e demorou um pouco a marcar tempo, a Williams instalou um novo pacote aerodinâmico para o final de semana. O jovem Lance Stroll foi o primeiro piloto da Williams a registrar tempo 1:10:971, com pneus supermacios (faixa vermelha), com um pouco mais de 20 minutos do começo da sessão. Stroll não demorou muito para melhorar e marcou 1:09:658.

Stoffel Vandoorne foi o terceiro piloto a marcar tempo com 1:10:182. A McLaren que está usando o novo motor para esse Grande Prêmio da Áustria. Hamilton foi para a pista e não demorou para assumir o segundo lugar, mas o piloto da Mercedes fazia o uso dos pneus ultramacios (faixa roxa) o mais veloz do final de semana. Bottas também foi para a pista e assumiu a ponta, já abaixava o tempo para 1:07:591, também de pneus ultramacios e logo em seguida Hamilton já tomava a ponta do companheiro ao marcar 1:07:460. Sebastian Vettel aparecia em terceiro com 1:08:129 e logo em seguida investia um pouco mais no uso da zebra e acabava rodando na curva 11.

Bottas era veloz e marcava 1:06:284, para melhorar ainda mais o tempo da Mercedes. Verstappen e Daniel Ricciardo que ainda estavam fazendo uso do pneus macios, mantinham uma proximidade com as flechas de prata, com quarto e sexto lugar.

Sebastian Vettel com os pneus supermacios marcava 1:06:826 e assumia a ponta, mas não demorou muito e Lewis Hamilton tomar a ponta do alemão ao marcar 1:06:526.

Daniil Kvyat colocava um dos carros da Toro Rosso entre os carros da Red Bull e aparecia em quinto lugar após marcar 1:07:437. Stoffel Vandoorne saia de décimo segundo para sétimo com 1:07:837 e Alonso aparecia na décima posição conforme os demais pilotos estavam registrando os seus tempos. Raikkonen vinha escalando o grid e de nono, subia para quarto com 1:07:321 com os pneus supermacios.

O treino ficou um tempo sem carros na pista e a Williams abria o segundo stint com pneus supermacios, Stroll era o primeiro a marcar tempo, porém aparecia apenas em décimo quinto. Valtteri Bottas melhorava registrado 1:06:345 com pneus supermacios e era mais rápido do que quando estava com os ultramacios, assumindo assim a ponta.

Carlos Sainz acabava escapando na pista e rodando com a sua Toro Rosso e logo em seguida Stroll também era mostrado saindo do traçado. Romain Grosjean teve o pneu dianteiro esquerdo furado ao passar por cima de uma zebra e foi se arrastando até os boxes. Kvyat também perdia o controle do carro e rodava na pista, porém isso também acabaria acontecendo com Vatteri Bottas pouco tempo depois.

Hamilton conseguia melhorar ainda mais o seu tempo e voltava para a ponta com 1:06:329, com pneus macios e já usados, os compostos tinham 10 voltas. Mas o inglês não estava satisfeito e melhorava ainda mais 1:05:975.

Bottas retornava para a pista com pouco menos de 15 minutos para o termino da sessão e estava com pneus supermacios, porém não teve sua marca alterada. Os dez minutos finais, contavam com carro mais pesados, trabalhando com simulação de corrida.

Pascal Wehrlein da Sauber era visto dando algumas voltas, mas Ericsson continuava no box da equipe com o carro desmontado enfrentado problemas técnicos.

Max Vestappen nos minutos finais vinha para assumir o segundo lugar com 1:06:276 com pneus supermacios e o holandês a ainda conseguiria melhorar o seu tempo para 1:06:165, colocando o carro da Red Bull Racing em segundo lugar. Os dois carros da McLaren terminaram a primeira sessão no top 10, Stoffel Vandoorne em sétimo e Fernando Alonso em décimo, por mais que não seja os resultados esperados pelo espanhol a equipe conseguiu mostrar uma evolução com o novo motor que foi entregue pela Honda, mas vamos aguardar as próximas sessões.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo