A era híbrida da Fórmula Indy estreará entre os dias 5 a 7 de julho no GP de Mid-Ohio. Desenvolvida em colaboração entre a categoria e suas montadoras, Chevrolet e Honda, a nova unidade de potência busca o avanço da Indy como um todo, mantendo a competitividade entre as equipes.
O sistema híbrido é composto pela MGU de baixa voltagem (48V) e pelo Sistema de Armazenamento de Energia (ESS) – constituído por 20 ultracapacitores – ambos localizados dentro do alojamento do volante, entre o motor de combustão interna e a caixa de câmbio. Durante a regeneração, agindo no eixo da embreagem, o MGU gera energia para ser armazenada no ESS. A potência adicional é implantada através do mesmo gerador de motor sob demanda do piloto.
Para as corridas, há as opções de regeneração automática via frenagem ou posição do acelerador e a manual selecionada pelos botões no volante, de modo semelhante ao sistema Push to Pass existente.
Embora disponível para uso além do sistema tradicional Push to Pass da Indy em circuitos de rua e mistos, os dois sistemas terão regras diferentes. O Push to Pass ainda terá restrição de tempo de uso e tempo total utilizado ao longo de uma corrida. As regras para a unidade híbrida limitarão a quantidade de energia implantada por volta – com base no comprimento da pista.
Usado em combinação nos circuitos de rua e mistos, o impulso adicional fornecerá mais 120 cavalos de potência, totalizando mais de 800. Espera-se mais potência nos próximos anos à medida que o desenvolvimento da unidade híbrida evolui, de acordo com os prognósticos dos dirigentes e dos engenheiros da categoria
As equipes e pilotos da categoria realizaram desde agosto do ano passado testes extensivos para garantir a eficácia e a confiabilidade do sistema. Além disso, mais uma sessão está agendada para 11 de junho no circuito oval de Milwaukee antes da estreia da unidade de potência em julho.
Enquanto isso, as equipes seguem focadas no principal evento da Indy no ano. A classificação das 500 Milhas de Indianápolis ocorre neste fim de semana, com a corrida marcada para o dia 26.