ColunistasFórmula EPost

Fórmula E se prepara para trabalhar mais uma vez com os pit-stops

A Fórmula E está estudando uma forma de aumentar a dinâmica das provas na próxima temporada e tornar a categoria ainda mais atrativa. Desde a substituição do Gen1, a Fórmula E busca uma forma de retomar os pit-stops e isso talvez seja possível com a introdução do Gen3.

A categoria elétrica deve testar um novo equipamento para realizar a recarga rápida das baterias neste mês – entre o ePrix de Jacarta e Marrakech, em uma sessão privada. As equipes que são fornecedoras de powertrain na categoria terão a oportunidade de realizar as atividades, mas o local dos testes não foi divulgado pela categoria ou times, a informação foi reportada pelo site The Race.

Nissan, Porsche e DS vão realizar as atividades em algum lugar da Europa por estar fora do Reino Unido, enquanto os fabricantes que têm registro no Reino Unido – Mahinda, NIO 333 e Jaguar – provavelmente vão fazer as suas avaliações na Inglaterra no mesmo período.

O elemento para a recarga rápida será fornecido pela ABB, empresa que é parceira da Fórmula E e fornece estações de carregamento rápido de alta potência.

Com a introdução do Gen3, a categoria terá carros ainda mais rápidos e com baterias que vão fornecer mais performance. A tecnologia foi desenvolvida para possibilitar recargas mais rápidas e pensando nisso, a categoria está vendo uma forma de voltar a contar com a realização das paradas obrigatórias.

A Fórmula E não vai trabalhar com a troca de pneus como acontece em outras categorias, pois é uma categoria que luta pela sustentabilidade. Os pneus usados pelos carros da Fórmula E trabalham em circuitos secos e frios, assim como os pneus que usamos diariamente me nossos carros. Além disso, não trabalhando com esse tipo de pit-stop, não é necessário viajar com muitos jogos de pneus, reduzindo a carga e o deslocamento.

As fornecedoras da Fórmula E vão realizar um teste para avaliar a recarga rápida, possibilitando a introdução do pit-stop na próxima temporada – Foto: reprodução Fórmula E

Atualmente a Fórmula E conta com a utilização do modo ataque, quando o piloto passa por determinada área da pista consegue ganhar um pouco mais de potência e fazer o uso dela por um determinado tempo. Essa é uma das mecânicas usada para dar uma movimentação na pista, onde os times precisam estabelecer estratégias para o ganho de posições. Com a introdução do Gen3, a categoria poderia introduzir novamente os pit-stops obrigatórios, mas agora sem a necessidade de realizar a troca dos carros.

“Temos que discutir, pois há prós e contras para esse tipo de demonstração [técnica], não temos uma filosofia específica. É interessante mostrar a recarga rápida, pois em um carro radical, o carregamento rápido é fundamental para a autonomia e distância, mas temos que ver se é relevante sob o ponto de vista esportivo”, avaliou Jean-Marc Finot, CEO do grupo Stellantis Motorsport ao The Race.

A categoria ainda deve manter a utilização do modo ataque na próxima temporada, mas a FIA e a Fórmula E ainda estão realizando uma avaliação de todo o formato que será utilizado com o início dessa nova era da categoria elétrica.

“Também trabalharemos na maneira de implementar o modo ataque, mas em uma versão 2.0, disse Frederic Bertrand, diretor da Fórmula E.

“Será necessário pensar em formas de como trabalhar com ele, sem interferir na questão do pit-stop. “A maneira como implementaremos [o modo ataque] e a maneira como criaremos o entretenimento em torno desta parte da corrida é algo que precisaremos ser inovadores e é algo que será necessário manter um pouco diferente do que temos atualmente”, seguiu Bertrand.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo