Neste fim de semana em Misano a Fórmula E vai mais uma vez disponibilizar um tempo para que pilotos possam conhecer o carro da categoria. Serão duas atividades voltadas para os jovens pilotos neste ano, a primeira acontece no dia 12 de abril, denominado como Treino Livre Zero. No dia 13 de maio uma nova sessão será realizada, durante a rodada dupla do e-Prix de Berlim.
As equipes podem convidar pilotos que até já experimentaram as máquinas da categoria em uma outra oportunidade, mas o piloto em questão não pode estar inscrito como participante da 10ª temporada e não podem ter competido em uma prova da Fórmula E anteriormente.
Vemos a categoria apostar nesta prática para dar oportunidade para que os competidores possam conhecer os carros da categoria e até começar a ver uma oportunidade no grid da categoria elétrica. A Fórmula E está em constante renovação e tem se tornando uma plataforma interessante para o desenvolvimento de jovens pilotos.
Os jovens talentos podem mostrar um pouco do seu trabalho nestas sessões e acabam entrando no radar das equipes, podendo gerar oportunidades futuras.
Para participar da sessão, o piloto precisa contar com uma licença-e, o que seria um passe que valida a sua condução de carros elétricos. A permissão é valida para a participação em um treino livre ou uma sessão de testes completa – como acontecerá em Berlim.
Os pilotos passam por um treinamento específico de segurança, para saber o que eles podem ou não fazer em determinadas situações, já que existe o risco de descarga elétrica. Além disso, os pilotos são apresentados aos regulamentos técnicos e esportivos do campeonato.
Felipe Drugovich foi um destaque nos testes fornecidos pela categoria no ano passado.
A etapa deste fim de semana da Fórmula E marca a estreia de Misano no calendário da categoria. Os novatos vão rodar em um circuito permanente, mas que foi adaptado para as demandas da Fórmula E.
The @circuitomisano first ever Formula E track map is here 🇮🇹
We are READY! 💪 #MisanoEPrix pic.twitter.com/6Tk5NleAw8
— Formula E (@FIAFormulaE) April 9, 2024
Durante o TL0, cada equipe terá um representante em pista, já em Berlim a atividade terá mais tempo e as equipes podem inscrever até três competidores.
Saiba quem participará do TL0 em Misano
1 – Tim Tramnitz (ABT Cupra) – Piloto da Fórmula 3 com a MP Motorsport
2 – Zane Maloney (Andretti) – Piloto da Fórmula 2 da Rodin Motorsport
3 – Robert Shwartzman (DS Penske) – Piloto no WEC pela AF Corse na classe Hypercar
4 – Sheldon van der Linde (Jaguar) – Piloto no IMSA pela Paul Miller Racing, classe GTD Pro e inscrito em outras competições de longa duração como GT World Challenge Europe Cup
5 – Jordan King (Mahindra) – atuou nos últimos anos como piloto de desenvolvimento da equipe indiana e disputará a etapa de Berlim com a equipe no lugar de De Vries
6 – Yann Ehrlacher (Maserati) – Disputou os últimos anos o TCR
7 – Taylor Barnard (NEOM McLaren) – Piloto da Fórmula 2 com a PHM AIX Racing
8 – Mikel Azcona (ERT) – Piloto no TCR World Tour pela BRC Hyundai N Squadra Corse
9 – Caio Collet (Nissan) – Piloto da Indy NXT da HMD Motorsport
10 – Matt Campbell (Porsche) – Piloto do WEC e IMSA da Porsche
11 – Paul Aron (Envision) – Piloto da Fórmula 2 da Hitech
O Treino Livre Zero está programado para acontecer às 9h30 (pelo horário de Brasília), sendo realizado nesta sexta-feira (12) no circuito de Misano.