A Fórmula E disputará neste fim de semana o e-Prix de Jeddah, duas corridas acontecendo na Arábia Saudita.
Essa será a primeira rodada dupla da temporada 2025/26, após a categoria elétrica visitar o Brasil, México e Estados Unidos (Miami). As corridas noturnas mais uma vez acrescentam um charme ao calendário.
O campeonato começa movimentado, em três etapas, tivemos vitórias de três pilotos diferentes; já subiram ao lugar mais alto do pódio Jake Dennis, Nick Cassidy e Mitch Evans.
O neozelandês da Citröen se mantém na liderança do campeonato, com 40 pontos, apesar de não pontuar na última rodada. Pascal Wherlein da Porsche é o terceiro colocado, com 38 pontos, seguido por Jake Dennis (Andretti) com 37 e Oliver Rowland (Nissan) com 34. A diferença é mínima para Nico Müller, dono de 33 pontos e um pódio em Miami.
No evento deste fim de semana – com duas corridas – o PIT BOOST voltou. A parada obrigatória entra na jogada quando duas corridas forem disputadas no mesmo fim de semana. Em uma delas as equipes precisam orquestrar uma parada obrigatória, com os pilotos recebendo uma recarga rápida que garante um impulso extra.
O PIT BOOST concede aos carros um aumento de energia de 10% (3,85 kWh) por meio de um impulso de 600 kW durante 30 segundos no pit-lane. Todos os pilotos precisam fazer a parada, quando ela é definida para uma etapa, o desafio das equipes se torna escolher o melhor momento para encaminhar o seu piloto aos boxes.
Os pilotos só podem realizar a parada depois que o nível da bateria atingir 60%, mas estiver acima de 40%.
A prova em Jeddah
Duas corridas em um mesmo fim de semana movimentam a categoria. Apesar dos competidores correrem no mesmo circuito e enfrentarem duas classificações, nem sempre suas equipes conseguem replicar o mesmo bom resultado.
As corridas noturnas também trazem com elas um desafio adicional, incluindo o trabalho com os pneus e a eficiência da bateria. Com a sessão ocorrendo à noite, as temperaturas da pista serão naturalmente mais baixas do que uma prova diurna. Muitas vezes os pilotos sofrem para aquecer os pneus e isso também compromete o seu desempenho
A prova na Arábia Saudita já faz parte do calendário, mas o Circuito de Jeddah Corniche é apenas o segundo local que a categoria elétrica em sua passagem. Anteriormente a prova acontecia em Diriyah, nas ruas de Riyadh.
No ano passado, Taylor Barnard, ex-McLaren conquistou a sua primeira pole na categoria com apenas 20 anos, tornando-se o piloto mais jovem a largar na pole na história da Fórmula E. No mesmo fim de semana, o agora companheiro de equipe Maximilian Günther celebrou uma vitória, em resultado definido na última curva.
Conhecido por sediar uma das pistas de rua mais rápidas do mundo na Fórmula 1, o traçado saudita passou por adaptações para atender às características da Fórmula E. O circuito foi encurtado para 3,001 km (1,865 milhas), com um layout projetado especialmente para valorizar as disputas e a eficiência dos carros elétricos.
Após anos competindo em Diriyah, na histórica capital do Reino, a categoria elétrica migrou em 2025 para Jeddah, cidade localizada às margens do Mar Vermelho.

O traçado conta com 19 curvas de alta velocidade. A volta começa na longa reta principal, que conduz a uma sequência técnica formada por chicane e grampo ainda no primeiro setor. Em seguida, os pilotos encaram as curvas 5, 6 e 7 antes de uma nova chicane interromper a reta oposta. A desafiadora curva 12, rápida e de raio amplo, leva a mais um grampo na curva 13. Para fechar o giro, duas chicanes completam o circuito, exigindo precisão até a linha de chegada.

A prova pode ser acompanhada pela BandSports e Canal da Grande Prêmio no Youtube.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







