AutomobilismoColunistasDestaqueDestaquesFórmula EPost

Fórmula E – Jaguar nomeia ex-McLaren Ian James como chefe de equipe

Ex-Mercedes e McLaren, Ian James assume o comando da Jaguar TCS Racing, posto que era ocupado por James Barclay até o último campeonato

A Jaguar confirmou nesta quinta-feira (25) a contratação de Ian James, o ex-chefe de equipe da Mercedes e McLaren, assumirá outra equipe de Fórmula E antes da temporada 2025/26.

Com a saída de James Barcley da Jaguar, para assumir o novo compromisso da McLaren no Mundial de Endurance da FIA, a equipe britânica precisou buscar um novo líder. Ian iniciará os seus trabalhos com a Jaguar em 1° de outubro, quando também assumirá a função de diretor-executivo da JLR Motorsport.

A sua ampla experiência na categoria será valiosa para o time, em sua passagem pela Mercedes, James conquistou dois títulos de equipe e dois de pilotos. Quando a McLaren decidiu entrar na categoria elétrica e absorveu o time da Mercedes, ele permaneceu como chefe de equipe, conduzindo o time nessa migração.

LEIA MAIS: WEC – McLaren oficializa parceria com a United Autosports e contratação de James Barclay

Barcley estava à frente da Jaguar desde a sua formação em 2016, mas com o convite da McLaren para liderar a entrada do time no WEC em 2027, ele optou por assumir este novo desafio na carreira.

James, por sua vez, passou o último campeonato da Fórmula E tentando salvar a equipe McLaren, depois que a marca optou por deixar a categoria elétrica no final da temporada. A ideia foi tentar negociar com a Stellantis, para incluir a Citroën no grid. No entanto, por questões políticas e da própria aquisição da licença da Maserati MSG, o grupo optou por permanecer na categoria, mas realizar uma mudança de marcas e de fato incluir a Citroën na competição.

A McLaren então fechou as portas na Fórmula E, para se concentrar no Mundial de Endurance da FIA, fazendo a dissolução dos ativos e a dispensa dos funcionários ao longo de setembro.

A Jaguar se prepara para a disputa da 10ª temporada da Fórmula E: “Estou extremamente orgulhoso de ingressar na Jaguar, uma marca com uma história única de inovação técnica por meio das corridas e agora com um futuro 100% elétrico pela frente. Liderar a talentosa equipe da Jaguar TCS Racing na luta pelo sucesso nas pistas e, ao mesmo tempo, ser pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos por meio das competições será um privilégio”, comentou Ian James.

Como uma das suas principais tarefas, Ian precisará estabelecer acordos para que a empresa continue como fornecedora de powetrains na era Gen4. A Jaguar também tem a missão de conquistar um título como fabricante – embora a sua primeira conquista tenha acontecido em 2024, ainda não era reconhecida oficialmente pela FIA – o primeiro campeão neste formato foi a Porsche durante a 11ª temporada.

O ponto mais interessante em sua chegada à Jaguar, no entanto, é que ele estaria motivado por um desejo pessoal, voltar a liderar uma fabricante, algo que não fazia desde a saída da Mercedes EQ no meio de 2022.

Agora com o novo chefe de equipe devidamente apresentado, é necessário confirmar quem será o companheiro de equipe de Mitch Evans – a expectativa é que Antonio Félix da Costa ingresse no time – ocupando a vaga deixada por Nick Cassidy.

James terá ainda outra responsabilidade em breve: a estreia da marca Defender no Rally Dakar, em janeiro, dentro de um projeto de três anos no Campeonato Mundial de Rally Raid (W2RC) da FIA.

“Ian se junta à Jaguar TCS Racing em um momento particularmente relevante para a marca Jaguar – já que a tecnologia de hardware e software comprovada nas pistas será transferida para a próxima geração de carros de rua totalmente elétricos da Jaguar, prevista para o Type 00 – e também para a Fórmula E, já que estamos a apenas um ano da era GEN4 de regulamentações. Estou ansioso para trabalhar com Ian para liderar a equipe rumo a mais sucesso.”, comentou Chris Thopp, presidente da JLR Motorsport.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading