ColunistasDestaquesFórmula EPost

Fórmula E: Hughes supera Evans e conquista a pole para a Corrida 2 em Diriyah com a McLaren

Jake Hughes seguiu mais uma vez para o duelo da pole e em uma batalha apertada, superou Mitch Evans e estabeleceu a primeira pole da McLaren na Fórmula E

Neste sábado (28) os pilotos da Fórmula E se reuniram mais uma vez no circuito de rua de Diriyah para o início da terceira etapa. O dia começou com o TL3, sendo mais uma atividade preparatória para os competidores, a sessão terminou liderada por Mitch Evans que anotou 1m09s092, mas o TL3 foi bem movimentado, com vários pilotos surgindo na ponta da tabela de tempos.

Para dar continuidade as atividades do dia, uma nova classificação foi realizada para definir as posições de largada para a terceira prova da temporada. A única figurinha carimbada no final da sessão foi Jake Hughes, o piloto da McLaren participou mais uma vez de um duelo pela pole.

Contra Mitch Evans da Jaguar, Hughes anotou 1m08s693 para conseguir o direito de largar da primeira posição na Corrida 2 da Fórmula E em Diriyah e derrotar o rival. Hughes é uma surpresa positiva na Fórmula E, isso mostra que foi muito bom para o piloto ter focado em sua entrada na categoria elétrica e ter visto a Fórmula E como uma boa alternativa para dar continuidade em sua carreira no automobilismo.

Com Hughes a McLaren conquista a sua primeira pole na Fórmula E. René Rast com o segundo carro da McLaren começará a prova da terceira posição.

Jake Dennis que é o atual líder do campeonato, começará a prova do sexto lugar, atrás de Pascal Wehrlein que é o vice-líder.

A largada para o segundo ePrix de Diriyah está programado para acontecer às 14h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a segunda Classificação em Diriyah

GRUPO A

Divididos mais uma vez em grupo, seguindo a configuração do Campeonato (posições ímpares e pares), os pilotos seguiram para a pista. Quando a classificação teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 20°C e a mesma temperatura era aferida no ambiente.

Rapidamente os tempos começaram a surgir na tabela de tempos, Buemi que cravou a pole na sexta-feira anotou 1m10s405, mas as marcas tinham potencial para melhorar. Assim que todos os competidores aferiram ao menos uma volta rápida, Hughes liderava com 1m10s029, sendo acompanhado por Cassidy, Dennis e Buemi. Sam Bird fritou os pneus, depois de cometer um erro no traçado.

Sérgio Sette Câmara era o sexto colocado, enquanto Dan Ticktum com o segundo carro da NIO estava na sexta posição. Van Der Linde seguia no final da tabela de tempos. Os competidores passaram pelos boxes, antes de retornar ao traçado para os últimos três minutos de atividade disponível para o Grupo A.

Na segunda saída dos boxes, Ticktum anotou 1m09s698, para saltar para a primeira posição. O piloto da NIO aproveitou que o tráfego no traçado ainda não estava tão intenso. Pouco depois foi a vez de Da Costa obter a marca de 1m09s832 para ficar com o segundo lugar.

Com o cronômetro zerado, a emoção seguiu pois as posições se alternaram mais uma vez e não tinha nada definido. Hughes saltou para aponta com 1m09s361, seguido por Buemi, Vandoorne e Dennis que avançaram para as quartas de final.

Bird, Ticktum, Câmara e Cassidy tinham aparecido entre os quatro primeiros, mas perderam o posto depois que outros competidores melhoraram ainda mais as suas marcas.

GRUPO B

O Grupo B entrou no traçado instantes depois da classificação para o Grupo A ser encerrada. Em sua primeira volta pelo traçado Wehrlein que venceu a prova da sexta-feira, anotou 1m13s298. Di Grassi tinha 1m14s920, mas os carros e os pneus ainda estavam sendo trabalhados pelo traçado, desta forma as marcas foram melhorando.

Wehrlein surgiu na ponta com 1m10s106, tentando seguir para a fase de mata-mata para dividir as primeiras posições nesta primeira corrida. Müller que danificou o seu carro no TL3 da sexta-feira, conseguiu retornar para a pista neste sábado, podendo participar da classificação, mas era o último colocado da tabela com a ABT.

Assim que todos os competidores aferiram ao menos uma volta rápida, os quatro primeiros eram: Evans, Wehrlein, Rast e Vergne.

Os pilotos tiveram mais uma vez que passar pelos boxes, antes de uma segunda saída acontecer. Os times tentavam encontrar o melhor momento para enviar os seus carros para a pista, para evitar o tráfego que estava mais intenso.

Com o cronômetro zerado, Rast assumiu a primeira posição com 1m09s435, mas foi superado por Evans que anotou 1m09s401. Seguiram para as quartas de final Wehrlein e Mortara. Guenther era o quinto colocado, colaborando para a Maserati ter uma posição melhor para a largada deste sábado, afinal, os dois pilotos bateram na primeira classificação do fim de semana.

Di Grassi não conseguiu melhorar o seu tempo, pois passou reto na curva 18, cometendo mais erro nesta atividade.

QUARTAS DE FINAL

A primeira batalha foi formada por Vandoorne e Buemi, em duelo que se mostrava extremamente equilibrado entre os competidores. O belga obteve 1m09s282, mas Buemi abriu uma vantagem no último trecho da pista para cravar 1m08s925.

O segundo duelo foi formado por Dennis e Hughes. O piloto da Andretti obteve 1m09s198, mas o piloto da McLaren tinha um ritmo muito mais forte e conseguiu anotar 1m08s748, avançando mais uma vez no fim semana para a semifinal.

A terceira batalha ocorreu entre Wehrlein e Rast, com o piloto da Porsche atuando praticamente como o favorito. Mas com o carro da Porsche, Wehrlein obteve 1m09s028, mas Rast conseguiu um ritmo muito superior e mostrando como a McLaren está bem acertada (ao menos para a classificação) anotou 1m08s855. O segundo carro da McLaren estaria no duelo da semifinal.

Mortara e Evans encerraram os duelos das quartas de final. O piloto da Jaguar estava com uma parcial muito melhor quando comparado com o tempo de Mortara. Com a Maserati o piloto obteve 1m09s279, mas Evans manteve o ritmo até o final e cravou 1m08s909.

SEMIFINAL

Novamente Hughes e Buemi se encontraram neste fim de semana, mas desta vez para definir quem terá a oportunidade de disputar a pole. Buemi completou primeiro a volta e anotou 1m08s926 com o equipamento da Envision, mas na sequência Hughes estabeleceu 1m08s680, derrotando um piloto experiente como Buemi.

A batalha seguinte foi composta por Evans e Rast. O piloto da Jaguar anotou 1m08s690, depois de revelar que a sua performance era melhor. Com o segundo carro da McLaren, Rast anotou 1m08s922, sendo eliminado, sem a chance de enfrentar o companheiro de equipe pela pole.

POLE

Na batalha pela pole, Evans e Hughes estiveram juntos para o último duelo. O começo da volta dos dois pilotos era bem equilibrada, mas no segundo trecho a diferença entre os competidores foi ampliada, com Hughes na ponta. Evans anotou 1m08s797, mas o piloto da McLaren confirmou o seu bom desempenho e cravou 1m08s693 para estabelecer a sua primeira pole na Fórmula E.

Grid formado para a Corrida 2 da Fórmula E em Diriyah – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo