Fórmula 1 e FIA firmam acordo com cúpula de Ação Climática da ONU, em busca de esporte sustentável

A Fórmula 1 e FIA anunciaram nesta quarta-feira (22) um acordo firmado junto ao Quadro de Esportes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A ação está em se comprometer com o meio-ambiente, e segue o anúncio feito em novembro de 2019, a Fórmula 1 se tornar zero carbono até 2030.

E para ser considerada signatária, uma organização precisa seguir cinco princípios: Empreender esforços sistemáticos para promover responsabilidade ambiental, reduzir impacto climático, educar a respeito de ações climáticas, promover sustentabilidade e consumo responsável e advogar pela ação climática por meio de comunicação.

Os planos estabelecidos pela Fórmula 1 de zero carbono até 2030 atendem a todos esses requisitos. Jean Todt, presidente da FIA disse: “Como uma Federação internacional composta por 244 membros em 140 países e líder em desenvolvimento de esporte e mobilidade a motor, estamos totalmente comprometidos como meio ambiente. A assinatura deste reforça o impulso que vem crescendo em nossa Federação há muitos anos. Desde a introdução dos motores híbridos na F1 até a criação da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, toda a comunidade da FIA tem investido tempo, energia e recursos financeiros em benefício das inovações ambientais. Nosso objetivo é inspirar maior conscientização e melhores práticas nos padrões de sustentabilidade do esporte a motor.”

Chase Carey, CEO da Fórmula 1 disse:

No ano passado, a Fórmula 1 lançou sua primeira estratégia de sustentabilidade, reconhecendo o importante papel que devemos desempenhar no combate às mudanças climáticas. As ações que tomaremos nos próximos anos vão reduzir e garantir que estaremos com zero carbono até 2030. Estamos muito satisfeitos em nos juntar aos esforços da ONU e estaremos trabalhando com a FIA, equipes e parceiros para cumprir com os nossos planos e implementar mudanças significativas.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!