O Brasil poderá receber a Fórmula E uma segunda vez em 2024. Neste último fim de semana foi disputada a segunda edição do e-Prix de São Paulo, a prova aconteceu no Sambódromo do Anhembi e contou com vitória de Sam Bird.
Ao longo do evento o rumor de a categoria elétrica realizar uma segunda prova em São Paulo ainda em 2024 foi muito comentado.
A Fórmula E pode retornar à cidade em dezembro, para o início da 11ª temporada, atuando até mesmo como rodada de abertura do campeonato.
O calendário da Fórmula E tenta ser regionalizado, para evitar vários deslocamentos pelo mundo e reduzir a emissão de carbono e impacto no meio ambiente.
Outro fator que pode contribuir para a realização da prova em São Paulo no final deste ano, é que a categoria não esconde o desejo de formar o seu calendário com provas acontecendo entre temporadas. Apesar dos campeonatos de 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24 ser intitulada desta forma, todas as etapas foram disputadas em um único ano.
Para a abertura da 10ª temporada a categoria tentou retomar a realização da primeira etapa em dezembro, no entanto, por conta da necessidade de fechar alguns pontos antes do começo do campeonato, a corrida no México foi disputada apenas no início de janeiro.
A Fórmula E pode retornar em dezembro para São Paulo, por conta de toda a organização que tanto a categoria elétrica demanda, bem como a festa mais popular do Brasil.
O cálculo das festas
O carnaval não acontece em uma data fixa, na realidade o cálculo acontece com base na Páscoa, que por sua vez é determinado pelo calendário lunar.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio – no hemisfério sul é a passagem do verão para o outono – que geralmente cai em 20 de março.
Uma vez que a data do equinócio de primavera pode variar, a Páscoa pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Assim, o Carnaval é celebrado nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias de penitência antes da Páscoa. Tradicionalmente, o Carnaval dura vários dias, com festas e celebrações culminando no período que antecede a Quarta-feira de Cinzas.
Portanto, o Carnaval pode cair em qualquer data entre 3 de fevereiro e 9 de março, dependendo da data da Páscoa em um determinado ano.
Como isso impacta na corrida da Fórmula E?
Tendo em vista que o Carnaval no próximo ano será celebrado no início de março, o Sambódromo precisa ser preparado para a realização dos desfiles. A Prefeitura de São Paulo acaba realizando os ajustes necessários para a passagem dos carros alegóricos pelo Anhembi. Pouco mais de um mês é necessário para a preparação do Sambódromo para o recebimento do Carnaval.
No entanto, o espaço também é utilizado pelas escolas para a realização do ensaio técnico e últimos ajustes antes que o desfile realmente aconteça.
Assim que o Carnaval de 2024 foi encerrado entre os dias 17 e 18 de fevereiro, começaram os processos para o preparo do Anhembi para o recebimento da Fórmula E.
Como o circuito é de rua, todo o processo para a formação do traçado demanda um pouco de tempo. É necessário posicionar as barreiras de contenção que vão determinar os locais para a passagem dos carros, no entorno do Sambódromo.
Para que a categoria realize a sua prova em segurança, a reta principal, composta pelo Sambódromo recebe uma tinta especial para melhorar a aderência dos carros.
A categoria também precisa de cerca de um mês para que tudo esteja ajustado antes da realização das suas provas.
O rumor que circulou durante o evento da Fórmula E, é que a prova pode ser disputada ainda na primeira quinzena de dezembro. Se a abertura do campeonato acontecer em São Paulo, a categoria depois pode seguir para o México e dar continuidade para a realização dos próximos eventos, tentando mais uma vez alocar da melhor forma as outras cidades que estão presentes no calendário.
Quando algum problema surge para a realização de uma prova da Fórmula E, a categoria até tenta encontrar um substituto na cidade. No entanto, o Sambódromo do Anhembi é o mais adequado para a receber a categoria, por contar com estruturas fixas, como banheiros e áreas amplas para a instalação dos locais de alimentação e Fan Village.
A categoria também valoriza muito a realização do e-Prix de São Paulo, sendo uma das praças mais importantes que a Fórmula E conquistou nos últimos anos.
No entanto, é necessário lembrar que para a próxima temporada, será introduzido o Gen3Evo, o carro é um aperfeiçoamento do pacote que é explorado hoje em pista. É esperado que após o encerramento da temporada 2024 (20 e 21 de julho – e-Prix de Londres), as equipes e fabricantes dos powetrains deem continuidade ao trabalho para colocar os equipamentos em pista.