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Fórmula E – Cassidy erra, Evans lida com punição e vitória em Portland sobra para Antonio Felix da Costa

Após cometer erro na última volta liderando a corrida, Cassidy perde vitória. Felix da Costa aproveita para conqusitar terceira vitória da 10ª temporada

Neste sábado (29) a Fórmula E desembarcou em Portland para dar continuidade ao campeonato. A corrida teve um começo agitado, por conta do formado do circuito, mas a partir da 16ª volta a prova começou a se desenvolver, ficando favorável para uma vitória de Nick Cassidy.

Porém, na abertura da última volta, Cassidy cometeu um erro brutal, comprometendo o seu resultado. O piloto da Jaguar extravasou os limites de pista e rodou, caindo para o final do pelotão. O postulante ao título conquistaria 25 pontos se tivesse obtido a vitória, ampliando ainda mais a sua vantagem para o restante do pelotão.

Mitch Evans comboiou o pelotão até a linha de chega, mas por contar com uma punição de cinco segundos, perdeu a liderança. O neozelandês conseguiu apenas o oitavo lugar, salvando alguns pontos depois de um evento agitado para a sua equipe.

A vitória então caiu no colo de Antonio Felix da Costa, que celebra a sua terceira conquista do ano, dois de um início de temporada complicada.

Saiba como foi a Corrida 1 do e-Prix de Portland

Mitch Evans conquistou a pole para o e-Prix de Portland, após chegar ao duelo da final com Norman Nato. Jake Hughes da McLaren impulsionou a equipe até a terceira posição, em um bom resultado para o time.

Lucas di Grassi que avançou para o duelo das quartas de final, se estabeleceu na sétima posição. Neste evento três brasileiros estão no grid, além de Di Grassi e Sergio Sette Câmara, Caio Collet entrou na prova para substituir Oliver Rowland, que está se recuperando depois de ser afastado da etapa.

Guiando pela Nissan, Collet obteve a décima terceira posição para a largada, após completar todas as atividades do fim de semana à frente de Sacha Fenestraz, que não tem rendido muito nesta temporada.

Norman Nato recebeu uma punição, por ser a sua terceira reprimenda do ano, desta forma o piloto da Andretti perdeu 10 posições no grid de largada. Hughes foi promovido para a segunda posição.

Largada autorizada, Hughes fez uma largada mais segura e assumiu rapidamente a liderança, com Evans recuando para a segunda posição. Robin Frijns e Da Costa duelavam pela terceira posição, com Pascal Wehrlein também participando da disputa.

Sébastien Buemi seguiu para os boxes para a punição do drive-though, enquanto o restante do pelotão seguia suas brigas. O piloto da Envision já tinha lidado com uma punição equivalente à perda de 20 posições no grid de largada pela troca do powertrain neta etapa.

A corrida seguia bem movimentada com a troca de posições. Os pilotos atrás de Hughes o deixavam como líder, para não desgastar tanto o equipamento.

No quarto giro os pilotos começavam a usar o modo ataque, passando pelo lado externo da curva 7 para ativar a potência extra. Foi neste momento que Nato saltou para a ponta.

Na volta seguinte, Nato e Hughes optaram por fazer a segunda ativação, já se livrando do Modo Ataque, como parte da sua estratégia definida para a prova. O piloto da McLaren que tinha começado a corrida muito bem, extravasou os limites após um duelo com Evans e caiu para o final do pelotão, ocupando apenas a vigésima primeira posição. A esperança de recuperação estava na dinâmica da corrida, que gera várias ultrapassagens.

A corrida de Hughes ficou de fato comprometida por conta de um furo de pneus. O piloto da McLaren precisou recorrer ao serviço dos boxes e se distanciou do restante do pelotão.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Evans, Da Costa, Frijns, Fenestraz, Dennis, Müller, Wehrlein, Di Grassi, Nato e Cassidy.

A corrida era tão movimentada e confusa, que Fenestraz avançou no pelotão e assumiu a quarta posição com a Nissan.

A prova seguiu e Evans foi punido com cinco segundos pelo toque com Hughes, complicando o duelo do postulante ao título. A partir da décima sexta volta, as coisas começavam a se resolver em pista, embora quando os pilotos passassem pela reta principal, ainda ocorressem algumas trocas de posição.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Cassidy, Da Costa, Evans, Frijns, Vergne, Mortara, Müller, Bird, Wehrlein e Günther. Neste momento da prova, os pilotos aceleravam ainda mais, para fazer seis grandes voltas no circuito e definir o duelo da vitória.

Restando três voltas para o final, Cassidy retomou a liderança, depois de dar o gosto de Da Costa permanecer um pouco na ponta. Evans também participava da briga, mas o piloto da Jaguar ainda contava com uma punição de cinco segundos para cumprir.

Quando Cassidy começou a abrir a última volta na prova, o piloto da Jaguar extravasou os limites de pista e rodou, perdendo a liderança da prova. Evans venceu a corrida, mas com os cinco segundos de punição, a vitória caiu no colo de Antonio Felix da Costa.

Vitória cai no colo de Da Costa depois de erro de Cassidy e punição de Evans – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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