A ABB FIA Formula E foi uma das 150 empresas convidadas pelas Nações Unidas para assinar a carta “União Europeia 2030”, que convida líderes europeus a apoiar iniciativas que evitem os efeitos das mudanças climáticas e busquem uma economia competitiva e sustentável.
A iniciativa faz parte da campanha global das Nações Unidas “Race to Zero’ (Corrida para Zero, em tradução literal). O objetivo é diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente até 2030 através de:
- Apoio ao “European Green Deal” (Acordo Verde Europeu)
- Planos econômicos resilientes e que permitam os chamados investimentos verdes que trabalhem com a neutralidade climática
- Definição clara de uma meta para reduzir as emissões domésticas de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030
O que é o Acordo Verde Europeu (European Green Deal)?
O Acordo Verde Europeu é o plano da União Europeia para tornar a economia sustentável, a ação faz parte de um objetivo ainda maior que é fazer com que a Europa seja o primeiro continente de clima neutro do planeta.
Para isso, os idealizadores buscam transformar desafios climáticos e ambientais em oportunidade, fazendo com que a transição seja justa e inclusiva para todos.
Entre as prerrogativas do planos estão
- O fim da emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050
- O crescimento econômico é dissociado do uso de recursos
- Ninguém e nenhum lugar é deixado para trás
O plano de ação do Acordo inclui medidas para impulsionar o uso eficiente de recursos, adotando uma economia limpa e circular e a restauração da biodiversidade com a redução da poluição.
Você pode ler mais sobre o Acordo Verde Europeu aqui.
Sobre a participação da categoria de carros elétricos na iniciativa, Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, declarou: “A ABB FIA Formula E apoia totalmente as metas do Race to Zero da ONU para reduzir as emissões de gases estufa até 2030. Continuamos focados em reduzir nossa própria pegada de carbono e alinhar nossas emissões à ciência climática até 2030. Acreditamos no poder de trabalharmos juntos para criar um futuro melhor para as próximas gerações.”
Com informações de FIA Formula E.