AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 2Post

Fórmula 2 – Paul Aron sobra e fatura pole no Catar; Gabriel Bortoleto é P2

Repetindo a boa performance do treino livre, primeira fila é conservada para a prova no Circuito de Lusail

A Fórmula 2 retomou as suas atividades nesta sexta-feira (29), o grid para as duas provas no Catar está definido. Paul Aron repetiu a grande performance do treino livre, para emplacar uma excelente pole.

O estoniano mostrou durante toda a sessão muito controle e foi melhorando as suas marcas conforme mais voltas eram completadas no Circuito de Lusail. Aron então cravou 1m35s115, para ser absoluto na sessão.

Gabriel Bortoleto participou do duelo pela pole, mas precisou se contentar com o segundo lugar, anotando 1m35s450. O brasileiro recolheu o carro da Invicta antes do piloto da Hitech, poupando os pneus para as duas corridas que enfrentará neste fim de semana. Essa é uma prova que a conservação dos pneus será extremamente importante.

Victor Martin ficou com o terceiro lugar na classificação, seguido por Dino Beganovic e Richard Verschoor.

Para o domingo, Bortoleto tem vantagem, pois começara a corrida da segunda posição, em uma corrida que ale mais pontos. No entanto, no sábado será um trabalho intenso na Sprint. É nessa corrida que Isack Hadjar terá o direito de começar do segundo lugar, por conta da inversão do grid. Embora não conte com um carro muito forte no Catar, ele pode somar pontos importantes, mantendo vivo o duelo pelo campeonato.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 no Catar

Quando a classificação iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 22 °C, com 18 °C no ambiente.

No treino livre, Paul Aron conseguiu encerrar a atividade ocupando a primeira posição, com Bortoleto em segundo, sendo um início bem forte de fim de semana.

Com o grid um pouco modificado, os pilotos partiram para a classificação. A chave nessa corrida está ligada ao gerenciamento dos pneus. Desta forma, os pilotos fizeram um aquecimento mais cauteloso dos pneus.

Quando a primeira volta rápida com os pneus médios foi realizada, Oliver Bearman surgiu na liderança, anotando a marca de 1m38s065, contra 1m38s317 de Gabriel Bortoleto.

Os pilotos permaneceram na pista, para buscar mais uma volta rápida e as posições na tabela de tempo foram mudando. Bortoleto até conseguiu a primeira posição, com o tempo de 1m36s914, mas rapidamente o brasileiro foi superado por outros adversários, como foi o caso de Paul Aron, que obteve 1m36s614.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Aron, Martins, Bearman, Bortoleto, Verschoor, Cordeel, Esterson, Crawford, Mansell e Hdjar. Alguns pilotos se encaminharam aos boxes, se dando por satisfeitos pelo início da classificação, mas Gabriel Bortoleto seguiu na pista, cravando 1m36s586.

Maloney foi chamado aos boxes por conta de um problema e a equipe passou a verificar o seu carro, tentando se preparar para mais uma saída.

Restando 12 minutos para o final, os primeiros carros eram lançados novamente para a pista.

Bortoleto avançou, melhorando a sua marca em 1m36s432, mas travava um duelo acirrado com Paul Aron, que faturou 1m36s088, enquanto Richard Verschoor era o primeiro colocado com a marca de 1m36s070.

Com o cronômetro se aproximando de zerar, Paul Aron fez um temporal, com 1m35s427, contra 1m35s450 do brasileiro, sendo uma diferença mínima de 0s023.

Alguns pilotos cometeram erros na busca pela volta perfeita, flertando com uma bandeira vermelha.

Quando a sessão foi encerrada, Aron conseguiu mais uma volta espetacular no Catar, anotando 1m35s115, para se estabelecer como o pole neste retorno da Fórmula 2.

No domingo Bortoleto estará na segunda fila, enquanto Hadjar é apenas o nono colocado, mas com a inversão do grid para o sábado, o postulante ao título estará na segunda posição.

Grid da Fórmula 2 no Catar – Foto: reprodução Fórmula 2 – Formula Motorsport Limited
Programação – Horários da Fórmula 2 no Catar – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo