Os calendários provisórios da temporada de 2021 da Fórmula 2 e Fórmula 3 foram divulgados no mesmo dia em que a Fórmula 1 fez o seu anúncio, na próxima temporada as categorias vão realizar poucos eventos, mas contando com três provas em seu fim de semana.
A Fórmula 2 vai trabalhar com 8 eventos e 24 corridas, enquanto a F3 contará com 7 eventos e 21 corrida, o campeonato continua sendo bem competitivo e a realização de mais provas deve realmente preparar os pilotos da base. Além disso, este plano surgiu como uma forma de reduzir os custos das categorias, desta forma o deslocamento será menor no próximo ano, facilitando o trabalho de todos.
Com eventos maiores, a F2 e a F3 não vão mais realizar corridas no mesmo fim de semana, então os times que trabalham nas duas categorias vão poder manejar de forma melhor os seus funcionários, mas as categorias vão permanecer como suporte ao fim de semana da Fórmula 1.
Confira: Para reduzir os custos, F2 e F3 adotam rodadas triplas para 2021
A Fórmula 2 começa no Bahrein entre os dias (26 a 28 de março), encerrando a sua temporada Abu Dhabi, após realizar a penúltima etapa na Arábia Saudita. Já a Fórmula 3 deve começar em Barcelona (07 a 09 de maio) e terminar em Austin nos Estados anos (22 a 24 de outubro), a surpresa deste calendário ficam justamente com a prova americana, mas também com a realização de uma corrida na Holanda, no circuito de Zandvoort.
O CEO da Fórmula 2 e Fórmula 3, Bruno Michel, disse: “Conforme anunciado na semana passada, uma das nossas medidas de controle de custos para 2021 é limitar o número de rodadas que irão diminuir automaticamente o orçamento das equipes. Mas graças à F1 e ao apoio da FIA, agora teremos três corridas por evento.”
“O calendário provisório de 2021 F2 é uma mistura de circuitos europeus e internacionais, os locais que sempre foram muito populares entre os pilotos e fãs. A adição de Jeddah na Arábia Saudita torna tudo ainda mais emocionante.”
“Estou bastante interessado em ver os carros F3 correndo em Zandvoort e Austin. Estes são dois novos locais emocionantes para nós. Também voltaremos a França, onde vimos grandes corridas nos anos anteriores.”