Nesta quarta-feira (22) a Fórmula 2 e Fórmula 3 tiveram os calendários da temporada 2025 divulgados.
A F2 mais uma vez se apoia em um calendário com 14 rodadas, enquanto a F3 se juntará a F1 e F2 em 10 eventos.
Com a alteração do calendário que promoveu a prova da Austrália para a abertura do campeonato – em decorrência do Ramadã – ambos os campeonatos vão correr mais uma vez em Melbourne, com etapas programadas para serem disputadas entre os dias 14 e 16 de março.
Depois as categorias de base passam por uma pausa, até a Fórmula 1 seguir para o Bahrein, com a prova programada para ser disputada entre os dias 11 e 13 de abril.
A segunda e a terceira rodada da F2 e F3, são o primeiro fim de semana consecutivo que as categorias vão disputar provas, pois a terceira etapa é em Jeddah.
No próximo ano ocorrerá uma pausa menor, pois no meio de maio as categorias seguem com a Fórmula 1 para a Europa, desta forma as batalhas vão se intensificar.
A F3 encerra a sua temporada entre os dias 05 e 07 de setembro com o GP da Itália. No entanto, a Fórmula 2 ainda terá mais três rodadas pela frente. A categoria passará pelo Azerbaijão, Catar e a temporada será encerrada em Abu Dhabi, como de costume.
Será neste momento do calendário que a F2 ficará do final de setembro até o final de novembro parada, aguardando a F1 seguir para o Catar para conseguir concluir a temporada.
“Estou muito satisfeito em anunciar o calendário F2 2025, que incluirá a mesma quantidade de etapas da temporada atual”, disse o CEO da Fórmula 2 da FIA, Bruno Michel. “É o equilíbrio certo entre rondas europeias e passagens em três continentes, e tendo em conta os custos para as nossas equipas e pilotos. É também uma boa mistura entre pistas da velha guarda e traçados mais modernos, que viram emocionantes corridas de F2 nos últimos anos. Tenho certeza de que será assim mais uma vez em 2025.”