A Comissão da Fórmula 1 anunciou uma série de medidas nesta sexta-feira (24) em reunião realizada no Circuito de Yas Marina, às vésperas da disputa do GP de Abu Dhabi. Alguns assuntos que estavam pendentes entraram em pauta, como o formato da sprint e outros.
Novamente o formato sprint passará por uma atualização em 2024, a fim de potencializar os finais de semana que vão utilizar este formato. A ideia é separar a sprint do Grande Prêmio, isolando os dois eventos.
Existe um consenso no paddock que o formato atual das corridas sprint não estão fornecendo o entretenimento esperado. Por conta do início do parque fechado ainda na sexta-feira, os competidores ficam atrelados a uma configuração única por todo o fim de semana.
O formato já passou por alterações desde que foi implementado na Fórmula 1 em 2021. A última alteração que aconteceu para a temporada 2023, consistiu em eliminar o segundo treino livre que era realizado no sábado, para substituir a sessão por uma classificação mais curta, por consequência o sábado passou a ser dedicado exclusivamente para as provas sprint.
Nesta reunião, acordaram que o formato passará novamente por uma mudança, mas que ainda não foi confirmada pela categoria. A ideia envolve realizar um treino livre na sexta-feira, acompanhado por uma classificação no mesmo dia para definir o grid da prova sprint. Os competidores retornariam para a pista no sábado disputando a prova de 100 km pela manhã, enquanto no sábado a tarde uma nova classificação será disputada – em um novo início de parque fechado – com esse grid definido, os competidores poderiam disputar o GP no domingo.
Durante o podcast do Boletim do Paddock sobre o GP do Azerbaijão e Áustria – etapa que recebeu a primeira sprint de 2023 – abordamos que esse poderia ser o melhor formato para a categoria, pois o evento não tinha agradado muito neste novo formato que promovia apenas um parque fechado para todo o fim de semana. Com as equipes impossibilitadas de alterar as configurações do carro, os pilotos quase não se arriscavam, pois era necessário poupar o equipamento.
“O Comitê Consultivo Esportivo trabalhará em detalhes específicos, especialmente em relação ao tempo e aos regulamentos de parque fechado, para que uma proposta final seja apresentada à Comissão da F1 para a primeira reunião de 2024”, informou a FIA através do comunicado sobre a reunião em Abu Dhabi.
Alguns chefes de equipe também mencionaram a possibilidade de a sprint contar com o grid invertido, essa também é uma possibilidade que é considerada, pois poderia gerar mais ultrapassagens e emoção para a prova sprint.
O novo formato ainda está sendo pensado e será apresentado aos times no início de 2024. As praças que receberão a sprint no próximo ano serão confirmadas nas próximas semanas.