ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 1 – O saldo da primeira semana de testes da Pré-Temporada

O saldo da primeira semana de testes foi muito bom, os pilotos completaram 3.932 voltas no circuito de Barcelona.

1º Dia – 1349

2º Dia – 1369

3º Dia – 1214

O último dia foi o mais fraco para obter quilometragem, pois ocorreram quatro paralisações, Williams, Ferrari, Renault e Haas ficaram paradas pelo circuito. As equipes aproveitaram para realizar algumas voltas rápidas e passaram bastante tempo trabalhando com os carros nos boxes, mas ainda foi possível ver a Alfa Romeo se esforçando um pouco mais, quando completou 152 voltas com Antonio Giovinazzi.

As simulações de corrida foram bem trabalhadas pela Mercedes com Hamilton, Renault com Daniel Ricciardo e Red Bull com Verstappen. O “estilo” da Alfa Romeo foi o mais visto na sexta-feira, várias saídas com poucas voltas. Com a temperatura caindo no decorrer da tarde, a pista deixou de ser tão atrativa para a coleta de dados.

A Mercedes parece estar forte e foi o holofote em todos os dias de atividade, a equipe liderou duas sessões e na quinta-feira o DAS foi revelado, eles seguem demostrando que estão um passo a frente. A Recing Point – Mercedes, também está encorajada com o rendimento obtido, a equipe mudou o conceito do carro de 2019 e foi algo ousado por ser uma temporada de transição, a equipe já programou um pacote de atualização para a corrida em Melbourne, será que eles vão se tornar “flechas rosas” e intimidar o meio do pelotão?

A Ferrari não demostra a confiança que tinha no início da temporada passada, Mattia Binotto disse que os seus rivais estão mais rápidos que os cavalos rampantes. As voltas rápidas feitas pelo time, não foram emocionantes, é natural as equipes esconderem o jogo, mas dessa vez ele parece realmente estar bem escondido.

O burburinho em cima da Red Bull sempre é forte, principalmente por conta do seu crescimento ao longo da temporada, eles parecem estar gostando da velocidade obtida e vão focar ainda mais no desempenho quando retornarem para a pista. A Honda optou por realizar a troca do motor no segundo dia de atividades, apenas por precaução e para realizar algumas análises.

As equipes do meio de pelotão, seguem como as principais em seus programas particulares de teste, verificando as mudanças que trouxeram para os seus carros. Grande parte delas em seus discursos estão mirando na McLaren, pois querem o quarto posto no campeonato de construtores, mas com o pouco que deu para ver, algumas parecem ainda mais distante desse objetivo.

Durante os próximos dias, as equipes vão passar analisando os dados coletados. Williams e Racing Point vão permanecer em Barcelona para realizar o dia de filmagens, enquanto as outras equipes retornam para as suas casas.

* As voltas do inicio da matéria, foram contadas com base nas tabelas fornecidas pela Fórmula 1 ao final de cada dia de testes. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo