AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 1 estuda prova sprint com novatos durante sessão de testes em Abu Dhabi

Para melhorar a oportunidade dos jovens pilotos, Fórmula 1 estuda com os chefes de equipe organizar corrida Sprint com novatos. A avaliação pode acontece em Abu Dhabi após o encerramento do campeonato

A Fórmula 1 está avaliando realizar uma prova Sprint com pilotos novatos, aproveitando o dia que é dedicado aos testes de pneus em Abu Dhabi, logo após o encerramento da temporada.

Ao longo das últimas temporadas, a categoria tem aproveitado a etapa de Abu Dhabi para estimular os times a fornecerem os seus carros para jovens pilotos, competidores que participam das suas academias ou que estão se destacando na Fórmula 2. Como a final do campeonato de base é realizado em Yas Marina, fica um pouco mais fácil para viabilizar os convites.

Durante a reunião mais recente da Comissão da F1, entrou em debate sobre como melhorar a visibilidade dos jovens competidores, além das oportunidades que podem ser ofertadas. No atual regulamento as equipes são obrigadas a disponibilizar os seus dois carros ao longo do ano para que algum competidor com menos de duas corridas na F1, possa testar o carro durante o TL1.

Porém, essa oportunidade é bem limitada e em algumas ocasiões o piloto novato quase não tem espaço para guiar o carro, por problemas na sessão ou situações climáticas adversas. Os jovens não são testados e dificulta a sua evolução da F2 para a Fórmula 1. Além disso, é preciso levar em consideração que os testes ao longo do campeonato também são bem restritos.

Os chefes de equipe foram convidados a refletir sobre o assunto. A Fórmula 1 permite a inscrição de apenas dois carros, fica difícil convencer os times a “retirar” um piloto titular para a participação de um jovem em um evento, e o wildcard conforme trabalhado na F1 Academy, não teria como ser usado na categoria principal.

Corrida de Novatos

Com o encerramento da temporada e os dias adicionais que as equipes ainda passam em Abu Dhabi, estuda-se a possibilidade de fazer uma prova Sprint na terça-feira.

  • No regulamento atual, as equipes precisam participar do teste em Abu Dhabi com os dois carros. Um equipamento é destinado a um jovem piloto que não compete na categoria e outro é usado por um piloto experiente (geralmente o titular da equipe) para realizar o teste de pneus da Pirelli;

A prova acontecendo fora do campeonato, poderia estimular as equipes a considerarem a ideia já que o equipamento não será usado novamente no campeonato. Desta forma não atrapalharia um piloto que está em disputa pelo título ou comprometeria o desempenho dos carros ao longo de um fim de semana regular.

O assunto deve ser debatido na próxima reunião da Comissão da F1, que deve ocorrer no próximo mês.

Antes do duelo do GP da Itália, o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali falou sobre o assunto e essa preocupação de desenvolver jovens pilotos. Domeicali tem cada vez mais brigado para ocorrer mais provas Sprint no calendário e estimular eventos mais atrativos para o público.

“Há um projeto na mesa, nomeando a possibilidade de organizar uma corrida sprint para jovens pilotos em Abu Dhabi”, disse.

“Estamos refletindo sobre como dar aos jovens a oportunidade de brilhar e ganhar experiência durante o teste de Yas Marina, não apenas dirigindo no teste, mas também em um contexto competitivo.”

“Certamente ajudaria no treinamento deles, visando prepará-los para o próximo passo. Falaremos sobre isso em detalhes até o final de setembro para entender a viabilidade dessa ideia.”

A ideia implica em um desafio logístico para as equipes e organizadores, precisando também pensar nos sistemas de cronometragem, segurança dos pilotos, equipe médica, profissionais das equipes e também uma possível transmissão do evento para garantir a visibilidade.

Nestes testes em Abu Dhabi, as equipes aproveitam o momento para já contar com os novatos que estarão com eles no ano seguinte. Será a oportunidade perfeita para Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine) e Andrea Kimi Atonelli (Mercedes – se for confirmado) participar da sessão.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo