ColunistasFórmula 1Post

Fórmula 1 estipula novo cronograma para os finais de semana

A Fórmula 1 terá uma nova programação para a realização das 23 etapas de 2022, como informa a Sky Sports. Em uma tentativa de reduzir os finais de semana, as coletivas de imprensa vão passar a ser realizadas na sexta-feira.

Tradicionalmente a quinta-feira era reservada para as coletivas de imprensa dos pilotos, enquanto a dos chefes de equipes ou fornecedores de motor ocorriam na sexta-feira. A Fórmula 1 geralmente trabalha com um fim de semana de quatro dias – com atividades sendo realizadas de quinta a domingo. Entretanto, em 2022 as atividades de mídia ocorreriam na sexta-feira antes das sessões em pista, com duração máxima de duas horas. Elas precisam ser encerradas uma hora e meia antes do TL1.

Os treinos livres também sofrem alteração, acontecendo um pouco mais tarde do que estamos acostumados, para que seja possível comportar todas as modificações.

Sem a confirmação das corridas Sprint, ainda não está claro como ficará o final de semana com este formato.

Outro burburinho que ocorreu na semana passada, está relacionada a duração dos treinos livres, alguns sites afirmaram que eles retornariam ao formato original, com as atividades de sexta-feira passando a ter 1h30 de duração, por conta da introdução dos novos regulamentos e da pouca oportunidade de testes que temos ao longo da temporada. A Sky Sports informa algo diferente, nos finais de semana regulares, os treinos livres seguem com a duração de uma hora. O cronograma de sábado e domingo não será alterado.

O tempo de intervalo entre uma sessão de treinos livres e outra também é prevista no regulamento, assim como a quantidade de atividades que será realizada no final de semana. Ainda não foram disponibilizados os horários de cada uma das sessões deste ano.

Mônaco como foi informado, sofreu alteração no seu final de semana, portanto as atividades de pistas vão estar concentradas na sexta-feira, sábado e domingo, assim como os outros circuitos. Antes os treinos livres em Mônaco começavam na quinta-feira.

Tirando um dia, é como se eles reduzissem a jornada de trabalho, mas sabemos que com 23 corridas em um calendário super apertado, é muito otimismo dizer que alguém terá folga com essa redução de um dia de atividade. Em rodadas duplas e triplas, a necessidade de fazer o deslocamento mais rápido torna os cronogramas mais apertados.

Com o lançamento dos carros e os primeiros testes de pré-temporada se aproximando, os horários e toda a programação do final de semana devem ser divulgados nos próximos dias.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo